Últimas notícias

Imagens fortes chocam pilotos em reunião sobre Halo

Apresentação oficial de dispositivo nesta sexta-feira incluiu imagens "chocantes" em meio às conversas que prosseguirão na próxima semana

Pierre Gasly, Red Bull Racing RB12 Test Driver running the Halo cockpit cover

Foto de: XPB Images

Com equipes já desenvolvendo seus carros de 2017, a FIA está empenhada em introduzir o Halo como dispositivo de segurança para a cabaça dos pilotos. A apresentação em Hungaroring deu a eles uma oportunidade de expor seus pontos de vista, na sequência de um evento similar em Austin no ano passado.

O diretor de prova Charlie Whiting, o diretor de segurança Laurent Mekies e consultor de segurança de longa data Andy Mellor realizaram a apresentação, em que eles mostraram exemplos de acidentes anteriores na F1, GP2 e GP3, e detalharam como Halo teria se comportado.

Eles responderam a perguntas dos pilotos sobre os diferentes tipos de acidentes e problemas de visibilidade, que também foram discutidos, citando o exemplo de uma pista ondulada como Spa.

Fundamentalmente, a apresentação também incluiu vídeo de testes com o Aeroscreen, desenvolvido pela Red Bull, e incluiu uma explicação dos motivos que a FIA escolheu o Halo como melhor opção. 

Opiniões divididas

Fontes sugerem que a apresentação deixou os pilotos bastante impressionados, mas eles permaneceram divididos sobre o futuro do Halo, com alguns ainda considerando que cockpits completamente abertos fazem parte do DNA do esporte.

"Acho que os slides que nos mostraram hoje junto com as imagens, foram bastante chocantes", disse Carlos Sainz, da Toro Rosso.

"Você pôde ver o que ele faz e quantas vidas poderiam ter sido salvas."

"Os pilotos podem odiá-lo, e nós sabemos que não é o DNA do nosso esporte, mas quando você analisa, ele realmente faz sentido."

"Eu não gosto disso, mas é algo que mesmo não gostando, é como quando seu pai lhe diz que você está errado. Você sabe que ele está certo, mas você não quer admitir isso."

Daniil Kvyat, companheiro de equipe de Sainz, acrescentou: "os argumentos que nos deram em relação à segurança foram fortes. Obviamente, se você realmente quiser, podemos fazer a F1 completamente estéril e completamente segura, mas o ponto de interrogação é onde temos de parar.

"Eu não sei se já é um passo muito além ou se estamos nessa fronteira com o Halo. Eu já disse muitas vezes que quando venho para a pista, sei que pode ser o último dia no escritório."

"Não estou tentando ser um herói mas, no final, a F1 é um show. E por isso que é tão popular."

Sainz acrescentou: "acho que está muito claro que salva vidas, estou 100% certo. Esteticamente ninguém gosta dele, por isso temos que equilibrar o quanto vale a pena para salvar uma vida por cinco ou 10 anos."

"Acho que a votação vai começar em breve e todo mundo vai colocar suas mãos a favor ou contra, mas a FIA vai fazer todo o possível para fornecer um item que realmente funcione muito bem e em muitas situações."

Grupo de Estratégia

O próximo passo para o Halo é a reunião da próxima semana do Grupo de Estratégia, em que todas as equipes da F1 vão discutir o assunto, antes de uma provável introdução em 2017.

Se for submetida a votação, a questão será levada à Comissão da F1 - embora seria necessário apoio unânime em ambas as fases.

Um piloto questionou na apresentação da FIA a respeito dos motivos que fizeram o Halo ser decidido pelas equipes, quando era uma questão de segurança para os pilotos.

Se o grupo de estratégia ou da Comissão F1 bloquear a introdução do Halo, a FIA ainda poderia implantá-lo mesmo assim, alegando razões de segurança.

Relembre trajetória do Halo, uma das possíveis grandes novidades da F1 em 2017

A novidade foi exibida pela Ferrari no início do ano e dividiu opiniões
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H running the Halo cockpit cove
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H running the Halo cockpit cover
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H running the Halo cockpit cover
A Red Bull também já mostrou seu modelo
Pierre Gasly, Red Bull Racing RB12 Test Driver running the Halo cockpit cover
O aeroscreen, desenvolvido pela equipe austríaca, está fora dos planos da FIA
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12 with the aeroscreen
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12 with the aeroscreen
9

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Alonso demonstra otimismo: "estaremos na luta pelo Q3"
Próximo artigo Kvyat detona zebras de Hungaroring: "uma grande m..."

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil