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Indy 500 e cia: Alonso dá pistas sobre futuro no automobilismo; confira

Em entrevista, o bicampeão da F1 falou sobre o que ainda pretende fazer como piloto e seu futuro após a aposentadoria

#8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Fernando Alonso

#8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Fernando Alonso

JEP / Motorsport Images

Desde que saiu da Fórmula 1, Fernando Alonso tem se aventurado no mundo do esporte a motor, participando de provas clássicas como as 500 Milhas de Indianápolis pela segunda vez e sua estreia no Rally Dakar. Mas o bicampeão nunca descartou uma volta à F1, e já começa a falar sobre onde correrá no ano que vem e, inclusive, no que fará após sua aposentadoria das pistas.

Por enquanto, para 2020, seu foco é único: competir e (tentar) vencer as 500 Milhas de Indianápolis, para tornar-se apenas a segunda pessoa na história a conquistar a Tríplice Coroa do Automobilismo. No momento, Alonso tem vitórias no GP de Mônaco de F1 e nas 24 Horas de Le Mans, faltando apenas a prova do calendário da Indy para se juntar a Graham Hill.

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Sobre 2021, Alonso continua enigmático. Em uma entrevista com a conta oficial das 24 Horas de Le Mans no Instagram, o piloto falou sobre seu futuro, dando indícios de que deve esperar o novo regulamento técnico para buscar a volta à F1.

"Eu sempre disse que poderia voltar à F1 em 2021 por causa das novas regras, elas podem ser mais interessante e os carros mais nivelados, e talvez eu esteja faminto por viajar novamente ou estar competindo de novo pelo título", disse.

"Agora a F1 adiou as novas regras para 2022. Isso é uma má notícia para o esporte, porque eu acho que eles precisam nivelar os carros e precisam dessas novas regras o mais rápido possível. Mas é uma escolha compreensível com a situação atual. Não tem como desenvolver os carros para o próximo ano".

"No meu caso, eu meio que sei o que vou fazer no próximo ano. E, com sorte, logo vocês saberão também".

Algo que Alonso descartou é correr na Indy em uma temporada completa, afirmando que seria um tipo de compromisso muito grande para ele nesse momento.

"É algo que eu considerei há uns dois anos. Quando saí da F1, pensava no próximo passo, que incluía vencer o WEC e, sendo campeão da F1, por que não da Indy também? Seria algo único. Não seria apenas o segundo na história, seria o único, e isso era atraente. Mas é um compromisso muito grande para mim nesse momento".

Já a longo prazo, Alonso se vê continuando no mundo do automobilismo após sua aposentadoria das pistas, mas em outra função: a de dono de equipe. Mas seu objetivo passa longe da F1. O piloto não quer estar lugar de chefes como Toto Wolff e Mattia Binotto, e nem no papel de investidor, como Lawrence Stroll.

"As pessoas me perguntam porque não participo da F1 com minha própria equipe, mas tenho a clareza de que não farei isso, porque gera mais preocupações do que felicidade", disse.

Aos poucos, Alonso já está entrando nesse mundo. O bicampeão já tem uma equipe participando da Fórmula Renault, e outra dedicada ao mundo do eSport. O espanhol vê no WEC um bom lugar para montar uma equipe e ser bem sucedido.

Alonso acredita que o WEC é um campeonato propício para equipes começando do zero: "Você pode ter seu próprio carro e crescer", concluiu.

GALERIA: Relembre todos os carros da carreira de Fernando Alonso na F1

Minardi M01 (1999)

Minardi M01 (1999)

Foto de: LAT Images

Teste na Fórmula 1.
Benetton B200 (2000)

Benetton B200 (2000)

Foto de: LAT Images

Teste na Fórmula 1.
Minardi PS01 (2001)

Minardi PS01 (2001)

Foto de: Minardi Formula 1

Fórmula 1.
Renault B201 (2002)

Renault B201 (2002)

Foto de: LAT Images

Teste na Fórmula 1.
Renault R22 (2002)

Renault R22 (2002)

Foto de: Mark Gledhill

Teste na Fórmula 1.
Renault R23 (2003)

Renault R23 (2003)

Foto de: Renault F1

Fórmula 1.
Jaguar R3 (2002)

Jaguar R3 (2002)

Foto de: Mark Gledhill

Teste na Fórmula 1.
Renault R24 (2004)

Renault R24 (2004)

Foto de: LAT Images

Fórmula 1.
Renault R25 (2005)

Renault R25 (2005)

Foto de: Alessio Morgese

Fórmula 1.
Renault R26 (2006)

Renault R26 (2006)

Foto de: Alessio Morgese

Fórmula 1.
McLaren MP4-21 (2006)

McLaren MP4-21 (2006)

Foto de: Sutton Motorsport Images

Teste na Fórmula 1.
McLaren MP4-22 (2007)

McLaren MP4-22 (2007)

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Fórmula 1.
Renault R28 (2008)

Renault R28 (2008)

Foto de: Dave Dyer

Fórmula 1.
Renault R29 (2009)

Renault R29 (2009)

Foto de: Renault F1

Fórmula 1.
Ferrari F10 (2010)

Ferrari F10 (2010)

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

Fórmula 1.
Ferrari 150° Italia (2011)

Ferrari 150° Italia (2011)

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

Fórmula 1.
Ferrari F2012 (2012)

Ferrari F2012 (2012)

Foto de: Rainier Ehrhardt

Fórmula 1.
Ferrari F138 (2013)

Ferrari F138 (2013)

Foto de: Rainier Ehrhardt

Fórmula 1.
Ferrari F14-T (2014)

Ferrari F14-T (2014)

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Fórmula 1.
McLaren MP4-30 Honda (2015)

McLaren MP4-30 Honda (2015)

Foto de: McLaren

Fórmula 1.
McLaren MP4-31 (2016)

McLaren MP4-31 (2016)

Foto de: McLaren

Fórmula 1.
McLaren MCL32 (2017)

McLaren MCL32 (2017)

Foto de: Sutton Motorsport Images

Fórmula 1.
McLaren MCL33 (2018)

McLaren MCL33 (2018)

Foto de: Sutton Motorsport Images

Fórmula 1
McLaren MCL34   (2019)

McLaren MCL34 (2019)

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Teste de F1
24

VÍDEO: Editor-chefe do Motorsport.com coloca atuação de Alonso em seu top-5 da F1

PODCAST: Os cinco maiores mitos e verdades da F1

 

 

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