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Fórmula 1 Conteúdo especial Inspiração a Stroll: novatos criticados que viraram o jogo
Campeão da F3 Europeia no ano passado, Lance Stroll não vem tendo um início de carreira na F1 dos mais animadores. Em seus primeiros três GPs na categoria, o canadense acumulou três abandonos, além de ter ritmo bem inferior em relação ao companheiro de equipe, Felipe Massa.

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Mas nem tudo está perdido. Houve alguns casos na F1 de pilotos que tiveram começo complicado, mas souberam dar a volta por cima e se estabeleceram na categoria. Será que Stroll passará a integrar a lista?
Começo para esquecer

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Lance Stroll não teve vida fácil em seus primeiros 3 GPs. O jovem canadense vem sendo amplamente superado por Massa na Williams e é o piloto que menos completou voltas em corridas em 2017.
Foto de: LAT Images
Romain Grosjean

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Grosjean talvez seja o caso mais parecido com Stroll. O francês estreou na F1 "na fogueira", em 2009, mas não foi nada bem. No ano seguinte, precisou reconstruir sua carreira nas categorias de base para ter nova oportunidade.
Foto de: XPB Images
Romain Grosjean

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Quando voltou à F1, em 2012, cometeu alguns erros e inclusive chegou a ser suspenso de uma prova pelo acidente da largada na Bélgica. O desempenho errático lhe rendeu o apelido de "maníaco da primeira volta", dado por Mark Webber.
Foto de: XPB Images
Romain Grosjean

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Aos poucos, Grosjean colocou a cabeça no lugar e se firmou de vez na categoria. Hoje, o francês ocupa posição de destaque na Haas e é respeitado pelos demais pilotos do paddock.
Foto de: LAT Images
Felipe Massa

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Hoje colega de Stroll, Massa também não teve um início fácil. O brasileiro alternava atuações de destaque com vários erros, que inclusive o fizeram ser demitido da Sauber após sua primeira temporada na F1.
Foto de: Sauber Petronas
Felipe Massa

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Massa recebeu outras chances e se tornou um piloto de ponta quando foi convidado pela Ferrari, em 2006. O auge veio em 2008, quando conquistou seis vitórias e perdeu o título de forma apertada para Hamilton.
Foto de: XPB Images
Felipe Massa

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Massa se firmou na categoria e hoje é a principal referência da Williams.
Foto de: LAT Images
Nico Hulkenberg

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Hulkenberg teve momentos de brilho em 2010, sua temporada de estreia, incluindo a pole no GP do Brasil. No entanto, o jovem alemão foi superado por seu companheiro de equipe, Rubens Barrichello, e perdeu o emprego para Pastor Maldonado.
Foto de: XPB Images
Nico Hulkenberg

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Foi só em sua segunda chance na F1, pela Force India, que Hulkenberg conseguiu despontar de vez. O ponto alto veio também em Interlagos, onde fez uma corrida de encher os olhos e ocupou a liderança por determinado momento.
Foto de: XPB Images
Nico Hulkenberg

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Hulkenberg conquistou seu espaço na F1 e hoje é uma das principais peças do projeto da equipe Renault.
Foto de: LAT Images
Jenson Button

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Button recebeu críticas de todos os lados em seu início na F1. Na primeira temporada, em 2000, não foi exatamente mal, mas também não conseguiu ameaçar o colega de equipe, o mais experiente Ralf Schumacher. No ano seguinte, teve ano para esquecer com a Benetton.
Foto de: LAT Images
Jenson Button

12/21
Button só deslanchou de vez quando se mudou para a BAR, em 2003. Um ano depois, fez temporada repleta de pódios e, assim, conseguiu se destacar na categoria.
Foto de: LAT Images
Jenson Button

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O auge veio em 2009, quando se sagrou campeão mundial com a surpreendente Brawn GP.
Foto de: XPB Images
Heikki Kovalainen

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Antes tido como promessa, Kovalainen passou longe de brilhar em seu início na F1, em 2007. Até mesmo seu chefe, Flavio Briatore, o criticou publicamente após sua primeira corrida, na Austrália.
Foto de: XPB Images
Heikki Kovalainen

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Mesmo assim, Kovalainen conseguiu se recuperar e ganhou uma chance na McLaren em 2008. Naquele ano, venceu sua única corrida na categoria, na Hungria. Apesar de não ter sido um piloto brilhante, o finlandês teve carreira sólida na F1.
Foto de: XPB Images
David Coulthard

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Coulthard iniciou sua carreira na F1 em uma posição ingrata: teve de substituir Ayrton Senna na Williams após a morte do brasileiro. Ainda cru, o escocês tinha rendimentos apagados e erráticos em seu começo na F1.
Foto de: Renault
David Coulthard

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Quando foi contratado pela McLaren, Coulthard pôde mostrar rendimento mais consistente, inclusive em anos em que bateu o badalado colega Mika Hakkinen - como em 1997 e em 2001, ano em que foi vice-campeão.
Foto de: DaimlerChrysler
Nigel Mansell

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Mansell não possuía grande prestígio quando começou sua carreira na F1, em 1980, pela Lotus. O inglês era ofuscado por seu companheiro de equipe, Elio de Angelis.
Foto de: Jean-Philippe Legrand
Nigel Mansell

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Mansell conseguiu mostrar a que veio quando se transferiu à Williams, incluindo dois anos em que foi vice-campeão (86 e 87). Em 92, conquistou o título mundial com o "carro de outro planeta" do time inglês.
Foto de: LAT Images
Damon Hill

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Hill demorou para conquistar grande prestígio em suas primeiras temporadas completas, quando foi colega de dois dos grandes pilotos da história (Alain Prost e Ayrton Senna) e precisou liderar a Williams após a morte do brasileiro.
Foto de: LAT Images
Damon Hill

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Hill, aos poucos, mostrou evolução e se mostrou um piloto capaz de liderar a Williams nos anos 90. Em 1996, conquistou o título mundial.
Foto de: LAT Images
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