Análise

Japão-88: Com Galvão, Massa e cia, reprise de título de Senna na Globo resgata era de ouro da F1 e emociona

TV Globo reexibiu na manhã deste domingo a prova em que o brasileiro conquistou seu primeiro título mundial

Ayrton Senna, McLaren MP4/4

Ayrton Senna, McLaren MP4/4

Sutton Motorsport Images

Neste domingo, a TV Globo reprisou o GP do Japão de 1988, em que Ayrton Senna conquistou de forma heroica o seu primeiro título mundial de Fórmula 1. Além da própria corrida, as entrevistas anteriores à reprise da prova também emocionaram os fãs. Não à toa, a reexibição da etapa de Suzuka pela emissora foi o grande destaque do Brasil nas redes sociais durante a manhã, chegando rapidamente aos assuntos mais comentados do País no Twitter.

Segundo o site Teleguiado, a reprise do GP do Japão de 1988 rendeu um pico de 10 pontos no Ibope para a TV Globo, sendo o melhor índice da emissora durante a exibição do Esporte Espetacular, programa em que a prova foi retransmitida.

Leia também:

Para resgatar a atmosfera daquela que é considerada a era de ouro da F1, Galvão Bueno, Viviane Senna (irmã de Ayrton), Bruno Senna (sobrinho do tricampeão) e Felipe Massa participaram virtualmente do 'pré-corrida', apresentado por Lucas Gutierrez e Bárbara Coelho.

De forma emocionante e precisa, Galvão e Viviane relembraram o contexto da categoria na época. Para completar o panorama do esporte no fim dos anos 1980, foi exibida uma entrevista do rival de Senna, Alain Prost, além de menções a Nelson Piquet e Nigel Mansell.

Veja todas as informações do GP do Japão de 1988 na galeria abaixo:

Disposto a ganhar o título, Senna foi com tudo para a classificação e conseguiu a pole position

Disposto a ganhar o título, Senna foi com tudo para a classificação e conseguiu a pole position

Foto de: Sutton Motorsport Images

Aquela pole foi a 12ª de Senna na temporada 1988, um número incrível

Aquela pole foi a 12ª de Senna na temporada 1988, um número incrível

Foto de: Sutton Motorsport Images

Em Suzuka, Senna largaria na ponta, mas seu motor morreu na largada e o brasileiro acabou caindo para 14º

Em Suzuka, Senna largaria na ponta, mas seu motor morreu na largada e o brasileiro acabou caindo para 14º

Foto de: Sutton Motorsport Images

A partir daí, Senna teve que iniciar uma grande prova de recuperação para tirar o título do rival e companheiro, Prost

A partir daí, Senna teve que iniciar uma grande prova de recuperação para tirar o título do rival e companheiro, Prost

Foto de: Sutton Motorsport Images

Daí em diante, Senna começou uma escalada incrível e, na 11ª volta, já aparecia em terceiro após ultrapassar Berger

Daí em diante, Senna começou uma escalada incrível e, na 11ª volta, já aparecia em terceiro após ultrapassar Berger

Foto de: LAT Images

No 19º giro, Senna ultrapassou o segundo colocado Capelli, que estava brigando com Prost e atrapalhou o francês

No 19º giro, Senna ultrapassou o segundo colocado Capelli, que estava brigando com Prost e atrapalhou o francês

Foto de: LAT Images

Foram necessárias apenas 28 voltas para que o piloto brasileiro chegasse no francês, que largou em segundo

Foram necessárias apenas 28 voltas para que o piloto brasileiro chegasse no francês, que largou em segundo

Foto de: Sutton Motorsport Images

Mesmo depois da difícil largada, Senna conseguiu capitalizar sua recuperação e passou Prost para liderar

Mesmo depois da difícil largada, Senna conseguiu capitalizar sua recuperação e passou Prost para liderar

Foto de: Sutton Motorsport Images

Depois de passar Prost, Senna manteve a liderança com maestria ao longo de 51 voltas

Depois de passar Prost, Senna manteve a liderança com maestria ao longo de 51 voltas

Foto de: Sutton Motorsport Images

O brasileiro cruzou a linha de chegada em primeiro, à frente de Prost, que já era bicampeão mundial

O brasileiro cruzou a linha de chegada em primeiro, à frente de Prost, que já era bicampeão mundial

Foto de: LAT Images

Com a vitória, Senna, que fazia sua primeira temporada com a McLaren, desbancou o rival francês e foi campeão

Com a vitória, Senna, que fazia sua primeira temporada com a McLaren, desbancou o rival francês e foi campeão

Foto de: LAT Images

Gerhard Berger (pegando carona nesta foto com Stefan Johansson) fechou o pódio com a Ferrari. O austríaco viria a ser companheiro e amigo de Senna na McLaren

Gerhard Berger (pegando carona nesta foto com Stefan Johansson) fechou o pódio com a Ferrari. O austríaco viria a ser companheiro e amigo de Senna na McLaren

Foto de: Ercole Colombo

O título de Senna fazia com que o Brasil tivesse dois campeões mundiais consecutivos, já que Nelson Piquet ganhou seu tri em 1987

O título de Senna fazia com que o Brasil tivesse dois campeões mundiais consecutivos, já que Nelson Piquet ganhou seu tri em 1987

Foto de: Sutton Motorsport Images

Prost foi vice e o clima na McLaren ficou complicado, tendo em vista a rivalidade dos pilotos

Prost foi vice e o clima na McLaren ficou complicado, tendo em vista a rivalidade dos pilotos

Foto de: Sutton Motorsport Images

Mas Japão-88 será sempre lembrado pelo grande show de Senna. Quando conquistou o título, o brasileiro tinha o maior número de vitórias em uma só temporada, superando Prost em 1984 e Clark em 1963, com sete cada um

Mas Japão-88 será sempre lembrado pelo grande show de Senna. Quando conquistou o título, o brasileiro tinha o maior número de vitórias em uma só temporada, superando Prost em 1984 e Clark em 1963, com sete cada um

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

E a temporada de 1988 foi marcada por uma grande hegemonia da McLaren, com o time conquistando 15 das 16 provas e fazendo 15 das 16 pole positions

E a temporada de 1988 foi marcada por uma grande hegemonia da McLaren, com o time conquistando 15 das 16 provas e fazendo 15 das 16 pole positions

Foto de: Sutton Motorsport Images

O único piloto a furar a hegemonia da McLaren na temporada, conquistando uma vitória (Itália) e fazendo uma pole positon (Grã-Bretanha), foi Berger, que ficou em terceiro no mundial

O único piloto a furar a hegemonia da McLaren na temporada, conquistando uma vitória (Itália) e fazendo uma pole positon (Grã-Bretanha), foi Berger, que ficou em terceiro no mundial

Foto de: Ercole Colombo

Até hoje, mesmo com o grande domínio da Mercedes imposto nos últimos anos e o grande domínio da Ferrari nos anos 2000, nenhuma equipe se aproximou do nível de dominação da McLaren naquele ano. O time conquistou 93,8% das vitórias, enquanto a Mercedes em 2016, 90,5% (venceu 19 de 21 provas), e a Ferrari 88,2% (15 de 17) em 2002

Até hoje, mesmo com o grande domínio da Mercedes imposto nos últimos anos e o grande domínio da Ferrari nos anos 2000, nenhuma equipe se aproximou do nível de dominação da McLaren naquele ano. O time conquistou 93,8% das vitórias, enquanto a Mercedes em 2016, 90,5% (venceu 19 de 21 provas), e a Ferrari 88,2% (15 de 17) em 2002

Foto de: Sutton Motorsport Images

A McLaren de 1988 é o único carro a vencer 11 corridas em sequência na história. Na verdade, nenhum time jamais venceu mais de 10 corridas em sequência, apenas a McLaren nesta temporada

A McLaren de 1988 é o único carro a vencer 11 corridas em sequência na história. Na verdade, nenhum time jamais venceu mais de 10 corridas em sequência, apenas a McLaren nesta temporada

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

O MP4/4 é motivo de disputa nos bastidores da equipe técnica até hoje. Gordon Murray e Steve Nichols sempre tomam para si a autoria do projeto. Murray vinha da Brabham, onde o carro anterior, de 1986 (o time não correu em 1987), tinha o mesmo conceito “low line” apresentado no MP4/4. No entanto, Nichols, que projetou o carro de 1987 da McLaren, utilizou também um conceito de centro de gravidade baixo, que segue a tendência do MP4/4

O MP4/4 é motivo de disputa nos bastidores da equipe técnica até hoje. Gordon Murray e Steve Nichols sempre tomam para si a autoria do projeto. Murray vinha da Brabham, onde o carro anterior, de 1986 (o time não correu em 1987), tinha o mesmo conceito “low line” apresentado no MP4/4. No entanto, Nichols, que projetou o carro de 1987 da McLaren, utilizou também um conceito de centro de gravidade baixo, que segue a tendência do MP4/4

Ayrton Senna terminou o campeonato na frente, no entanto o piloto é – ao lado de John Surtees em 1964 – campeão apenas devido ao sistema de descartes, no qual apenas 11 dos 16 melhores resultados contavam ao final da temporada. Por ter vencido mais que Prost (8 a 7), ele fechou o ano com 90 a 87, embora Alain sem descartes levasse a vantagem, com 105 a 94

Ayrton Senna terminou o campeonato na frente, no entanto o piloto é – ao lado de John Surtees em 1964 – campeão apenas devido ao sistema de descartes, no qual apenas 11 dos 16 melhores resultados contavam ao final da temporada. Por ter vencido mais que Prost (8 a 7), ele fechou o ano com 90 a 87, embora Alain sem descartes levasse a vantagem, com 105 a 94

Foto de: LAT Images

Senna começou o ano com um grande revés: sua McLaren quebrou chegando ao grid de Jacarepaguá na volta de apresentação, e ele foi obrigado a trocar de carro para largar. Ele largou dos boxes em uma segunda largada, mas foi desclassificado após algumas voltas pela troca com o processo da corrida já em andamento

Senna começou o ano com um grande revés: sua McLaren quebrou chegando ao grid de Jacarepaguá na volta de apresentação, e ele foi obrigado a trocar de carro para largar. Ele largou dos boxes em uma segunda largada, mas foi desclassificado após algumas voltas pela troca com o processo da corrida já em andamento

Foto de: Sutton Motorsport Images

A vitória mais dominante da McLaren em 1988 foi no GP de San Marino. Senna venceu, com Prost em segundo. Todos os outros carros que chegaram ao fim da prova, incluindo o terceiro colocado, Nelson Piquet, com o mesmo motor Honda das McLarens, levaram volta

A vitória mais dominante da McLaren em 1988 foi no GP de San Marino. Senna venceu, com Prost em segundo. Todos os outros carros que chegaram ao fim da prova, incluindo o terceiro colocado, Nelson Piquet, com o mesmo motor Honda das McLarens, levaram volta

Foto de: LAT Images

A única derrota do MP4/4 no ano foi provocada por um toque de Senna com Jean-Louis Schelesser a duas voltas do fim do GP da Itália. O francês substituía Nigel Mansell na Williams após o britânico contrair catapora durante o verão europeu e correr na Hungria contra a indicação dos médicos. Devido ao esforço em Hungaroring, sua situação se agravou e o piloto não competiu nem na Bélgica (substituído por Martin Brundle) e nem na Itália, quando Schlesser assumiu seu carro

A única derrota do MP4/4 no ano foi provocada por um toque de Senna com Jean-Louis Schelesser a duas voltas do fim do GP da Itália. O francês substituía Nigel Mansell na Williams após o britânico contrair catapora durante o verão europeu e correr na Hungria contra a indicação dos médicos. Devido ao esforço em Hungaroring, sua situação se agravou e o piloto não competiu nem na Bélgica (substituído por Martin Brundle) e nem na Itália, quando Schlesser assumiu seu carro

Foto de: Sutton Motorsport Images

O GP do Japão marcou a única volta liderava por um carro aspirado em toda a temporada de 1988, e a primeira desde 1983. Ivan Capelli se aproveitou de um erro de Prost na garoa em Suzuka e conseguiu passar à frente do francês na linha de chegada na volta 16, mas recebeu o troco antes do fim da reta dos boxes. A March de motor Judd do italiano quebraria voltas depois

O GP do Japão marcou a única volta liderava por um carro aspirado em toda a temporada de 1988, e a primeira desde 1983. Ivan Capelli se aproveitou de um erro de Prost na garoa em Suzuka e conseguiu passar à frente do francês na linha de chegada na volta 16, mas recebeu o troco antes do fim da reta dos boxes. A March de motor Judd do italiano quebraria voltas depois

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pouco se fala disso, mas Prost tinha um problema de câmbio durante o GP em Suzuka, o que o impediu de escapar na frente naquela prova após o erro de Senna na largada. Isso foi preponderante para que o francês perdesse a ponta para Ayrton

Pouco se fala disso, mas Prost tinha um problema de câmbio durante o GP em Suzuka, o que o impediu de escapar na frente naquela prova após o erro de Senna na largada. Isso foi preponderante para que o francês perdesse a ponta para Ayrton

Foto de: LAT Images

Apenas Senna e Niki Lauda (1975 e 1977) foram campeões na história da F1 utilizando o carro 12

Apenas Senna e Niki Lauda (1975 e 1977) foram campeões na história da F1 utilizando o carro 12

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

27

Prost foi um dos grandes destaques na conversa anterior à reprise. Neste sentido, foi interessante observar o relato de Viviane. A irmã de Ayrton e mãe de Bruno relatou como o tetracampeão foi responsável por extrair o melhor de Senna. E vice-versa.

Já Bruno e Massa foram responsáveis por exaltar o legado do tricampeão de F1. Os pilotos falaram sobre o impacto gerado por Senna no automobilismo brasileiro e o sobrinho de Ayrton relatou a relação familiar com o tio, que foi ressaltada de forma comovente por Viviane.

Além disso, foi relembrada a homenagem feita a Senna durante o GP do Brasil de 2019, quando os troféus da corrida foram desenhados em tributo ao lendário piloto brasileiro. Na galeria abaixo, o Motorsport.com traz imagens das peças:

Troféu do GP do Brasil - homenagem a Ayrton Senna

Troféu do GP do Brasil - homenagem a Ayrton Senna

Foto de: Divulgacao

Troféu do GP do Brasil - homenagem a Ayrton Senna

Troféu do GP do Brasil - homenagem a Ayrton Senna

Foto de: Divulgacao

Troféu do GP do Brasil - homenagem a Ayrton Senna

Troféu do GP do Brasil - homenagem a Ayrton Senna

Foto de: Divulgacao

Troféu do GP do Brasil - homenagem a Ayrton Senna

Troféu do GP do Brasil - homenagem a Ayrton Senna

Foto de: Divulgacao

4

Emoção dos fãs e de Galvão

Durante a reprise da corrida, os fãs de F1 pelo Brasil se manifestaram em peso nas redes sociais. Em tom nostálgico, os entusiastas da elite do esporte a motor mundial relembraram a competitividade na era de ouro da F1 e exaltaram Senna.

Como já mencionado, o Teleguiado relatou pico de 10 pontos para a Globo na medição do Ibope, que representou o melhor índice da emissora durante o Esporte Espetacular. Não à toa, a TV também reexibirá o GP do Brasil de 1991, vencido por Senna, no próximo domingo.

 

Galvão Bueno, que narrou a prova de Suzuka na época e participou do 'pré-corrida' do Esporte Espetacular neste domingo, foi às lágrimas ao rever a vitória de Senna. A comoção do jornalista foi publicada pelo próprio, em vídeo comovente. Veja abaixo:

 

VÍDEO: Barrichello relembra em detalhes o dia em que Senna socou Irvine na F1

PODCAST Motorsport.com: Senna foi o melhor esportista do Brasil?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

GALERIA: Relembre como era o mundo antes da disputa do GP do Japão de 1988

O Brasil já era campeão mundial de F1, já que Nelson Piquet venceu a temporada 1987. Em 1988, Nelsão trocou a Williams pela Lotus

O Brasil já era campeão mundial de F1, já que Nelson Piquet venceu a temporada 1987. Em 1988, Nelsão trocou a Williams pela Lotus

Foto de: LAT Images

No Brasil, a moeda era o Cruzado

No Brasil, a moeda era o Cruzado

Foto de: Divulgacao

Ayrton Senna fazia sua primeira temporada na McLaren. Antes, o piloto guiara por Toleman e Lotus

Ayrton Senna fazia sua primeira temporada na McLaren. Antes, o piloto guiara por Toleman e Lotus

Foto de: LAT Images

No futebol, a Holanda era campeã da Eurocopa

No futebol, a Holanda era campeã da Eurocopa

Foto de: Gareth Harford / Motorsport Images

Lewis Hamilton tinha apenas 3 anos

Lewis Hamilton tinha apenas 3 anos

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Sebastian Vettel tinha 1 ano

Sebastian Vettel tinha 1 ano

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

'O Último Imperador', que conta a história arrebatadora da vida de Pu Yi, o último imperador da China, era o vencedor do Oscar daquele ano

'O Último Imperador', que conta a história arrebatadora da vida de Pu Yi, o último imperador da China, era o vencedor do Oscar daquele ano

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Jean-Marie Balestre era o presidente da FIA

Jean-Marie Balestre era o presidente da FIA

Foto de: Sutton Motorsport Images

Forças de manutenção da paz das Nações Unidas ganharam o Nobel da Paz de 1988

Forças de manutenção da paz das Nações Unidas ganharam o Nobel da Paz de 1988

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Valentino Rossi tinha 10 anos

Valentino Rossi tinha 10 anos

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Eddie Lawson foi o campeão do mundial de motovelocidade

Eddie Lawson foi o campeão do mundial de motovelocidade

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Nos games, o Mega Drive era lançado naquele ano

Nos games, o Mega Drive era lançado naquele ano

Foto de: Paul Foster

Piquet era tricampeão e Prost bi

Piquet era tricampeão e Prost bi

Foto de: LAT Images

Em 1988, a Constituição era promulgada

Em 1988, a Constituição era promulgada

Foto de: Sutton Motorsport Images

O Papa era João Paulo II. Nesta foto, o atual pontífice, Francisco, confere um carro de Fórmula E

O Papa era João Paulo II. Nesta foto, o atual pontífice, Francisco, confere um carro de Fórmula E

Foto de: FIA Formula E

O Bahia foi o campeão brasileiro de futebol de 1988

O Bahia foi o campeão brasileiro de futebol de 1988

Foto de: Gareth Harford / Motorsport Images

Campeão da F-E e ex-F1, Sébastien Buemi nascia em 1988

Campeão da F-E e ex-F1, Sébastien Buemi nascia em 1988

Foto de: Dan Bathie / Motorsport Images

Bill Elliott foi o campeão da NASCAR naquele ano

Bill Elliott foi o campeão da NASCAR naquele ano

Foto de: Alexander Trienitz

A internet chegava ao Brasil em 1988. As conexões inicialmente foram feitas em setor acadêmico e somente anos depois foi destinada a usuários domésticos e empresas

A internet chegava ao Brasil em 1988. As conexões inicialmente foram feitas em setor acadêmico e somente anos depois foi destinada a usuários domésticos e empresas

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

O Gol era o carro mais vendido; o carro ficou na liderança de 1987 até 2010

O Gol era o carro mais vendido; o carro ficou na liderança de 1987 até 2010

Foto de: Divulgacao

20

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Yamaha teve que 'segurar' Hamilton em troca de máquinas com Rossi
Próximo artigo VÍDEO: Galvão chora ao ver reprise do 1º título de Senna na F1

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil