Últimas notícias

Jornal diz que Honda estaria investindo R$ 600 milhões para vencer mundial em 2020

De acordo com publicação italiana, este seria o valor que a fabricante japonesa estaria gastando para ser campeã na F1 com Verstappen e Red Bull

Masashi Yamamoto, General Manager, Honda Motorsport, and Toyoharu Tanabe, F1 Technical Director, Honda, celebrate victory

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal italiano Gazzeta dello Sport, a Honda estaria investindo pesado para produzir um motor mais potente e confiável do que das rivais Ferrari, Mercedes e Renault. 

Leia também:

As declarações chegam pouco após as críticas de Jos Verstappen, pai do piloto da Red Bull, Max Verstappen, que afirmou que não vê a Red Bull sendo capaz de competir pelo título em 2020, segundo ele "a equipe realmente precisa mudar as coisas e fazer tudo funcionar, do contrário o próximo ano também estará perdido". 

Cobrança e respostas

Logo após a cobrança do pai de Verstappen, a Honda atendeu a um pedido do chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner e apresentou ao piloto um panorama de como está o desenvolvimento do motor para os próximos anos.

Masashi Yamamoto, diretor de operações da Honda, revelou ao site Race Fans que "Max queria que explicássemos quais são nossos planos para o futuro. Explicamos tudo para ele, e sua resposta foi que a Honda cumpriu a promessa até agora. Verstappen reafirmou sua confiança. Ele quer vencer as 21 corridas".

A fala parece ir de encontro com a afirmação do jornal italiano de que a Honda estaria investindo 140 milhões de euros (cerca de R$ 600 milhões) para conquistar o título de 2020. Ainda de acordo com a publicação, a Honda contratou centenas de pessoas nos últimos dois anos, passando de 250 para 450 trabalhando no projeto da F1.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Investimento para alcançar títulos

Parceria Red Bull Honda começou com o pé direito
Parceria Red Bull Honda começou com o pé direito
Parceria Red Bull Honda começou com o pé direito
Parceria Red Bull Honda começou com o pé direito
Parceria Red Bull Honda começou com o pé direito
Parceria Red Bull Honda começou com o pé direito
Parceria Red Bull Honda começou com o pé direito
Parceria Red Bull Honda começou com o pé direito
Parceria Red Bull Honda começou com o pé direito
Parceria Red Bull Honda começou com o pé direito
Parceria Red Bull Honda começou com o pé direito
Parceria Red Bull Honda começou com o pé direito
Parceria Red Bull Honda começou com o pé direito
Parceria Red Bull Honda começou com o pé direito
Parceria Red Bull Honda começou com o pé direito
Parceria Red Bull Honda começou com o pé direito
Parceria Red Bull Honda começou com o pé direito
Parceria Red Bull Honda começou com o pé direito
Parceria Red Bull Honda começou com o pé direito
Parceria Red Bull Honda começou com o pé direito
20

Ao jornal espanhol AS, o diretor da Honda na F1, Toyoharu Tanabe, detalhou um pouco mais como é a cooperação da fabricante com a Red Bull e de quais são os objetivos da marca.

Respondendo a uma pergunta sobre o desempenho dos motores japoneses, Tanabe disse: As outras fabricantes ainda têm uma vantagem sobre nós. Especialmente vendo os resultados recentes, a Ferrari tem sido muito mais forte que nós".

"Mas, em nossa opinião, do nosso plano de desenvolvimento, podemos dizer que nossa especificação mais recente funciona conforme o esperado. Ao mesmo tempo, devemos continuar trabalhando duro para alcançar aqueles que estão à frente".

O japonês também destacou a boa relação da marca com a equipe austríaca, para a qual passaram a fornecer motores em 2019 depois de já ter fornecido para a Toro Rosso no ano anterior.

"Sabemos perfeitamente o que devemos fazer e nos entendemos bem, tanto no aspecto do chassi quanto na unidade de potência. Podemos discutir adequadamente, juntos, e é por isso que estamos tão à vontade trabalhando com eles. Nossas equipes de projeto trabalham próximas. A divisão Red Bull Technologies é o elo entre Honda, Red Bull Racing e Toro Rosso.

O pesado investimento pode significar que a fabricante precise aumentar as receitas, algo que seria possível se a marca passar a fornecer motores a outra equipe. Sobre isso, o japonês disse que: "Não tenho resposta ainda, mas estamos discutindo isso".

Comparação com tempos de McLaren

Fernando Alonso abandona corrida após falha no motor

Fernando Alonso abandona corrida após falha no motor

Photo by: XPB Images

Questionado pelo jornal espanhol sobre o motivo de tudo estar funcionando bem com a Red Bull após anos de uma parceria infrutífera e cheia de complicações com a McLaren, que chegou ao ponto de Fernando Alonso dizer que o propulsor Honda era igual a um "motor de GP2", o dirigente destacou o tempo necessário para ajustar o projeto.

"Demora um certo tempo. Não sei dizer os motivos porque não trabalhei com a McLaren e não posso afirmar nada. De qualquer forma, e essa é minha opinião pessoal sobre o assunto, enfatizo que com a Red Bull nosso objetivo é o mesmo".

"Compartilhamos o desejo de vencer e discutimos muito para tornar isso possível, e ambos estamos trabalhando duro para alcançar esse objetivo. Conversamos como podemos melhorar, e essa combinação é o que gera um bom ambiente de trabalho".

Além disso, Tanabe valorizou o quanto o aprendizado acumulado nos três anos da parceria com a equipe britânica ajudou no desenvolvimento da unidade de potência atual.

"Como vocês sabem, tivemos muitos problemas no passado. Tentamos melhorar a confiabilidade a partir do aprendizado e do conhecimento do programa passado, acumulando experiência".

"Precisamos encontrar um equilíbrio entre desempenho e confiabilidade. Demorou algum tempo - levou alguns anos - mas agora atingimos um nível em que podemos operar nossa unidade de energia em condições de confiabilidade".

Evento especial com Verstappen

A Honda levou o piloto holandês ao seu circuito privado em Tochigi para dar algumas voltas com o carro RA272, com o qual Richie Ginther conquistou a primeira vitória da marca na Fórmula 1, no GP do México de 1965. Veja as imagens do teste:

Max Verstappen driving the Honda RA272
Honda RA272
Max Verstappen, Honda RA272 with Takuma Sato
Max Verstappen, Honda RA272 with Takuma Sato
Max Verstappen, Honda RA272 with Takuma Sato
Max Verstappen, Honda RA272 with Takuma Sato
Max Verstappen, Honda RA272
Max Verstappen, Honda RA272
Max Verstappen Red Bull Racing RB8, Takuma Sato, Honda RA272
Max Verstappen Red Bull Racing RB8, Takuma Sato, Honda RA272
Takuma Sato, Honda RA272
Takuma Sato, Honda RA272
Takuma Sato, Honda RA272
Takuma Sato, Honda RA272
Max Verstappen, Red Bull Racing, Alex Albon, Red Bull Racing pose with their Red Bull Soapbox racers
Max Verstappen, Red Bull Racing RB8, Takuma Sato, Honda RA272
Max Verstappen, Red Bull Racing RB8
Max Verstappen, Honda RA272
Max Verstappen, Honda RA272
Takuma Sato, Honda RA272
Honda RA272
Honda RA272
Honda RA272
Honda RA272
Honda RA272
25

Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Mercedes, Red Bull e Renault lideram atualizações das equipes no Japão
Próximo artigo F1 cancela atividades de sábado no Japão devido à chegada de supertufão; quali será horas antes da corrida

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil