Kubica completa 35 anos; relembre carreira de polonês

Piloto que correu temporada de 2019 da F1 pela Williams faz 35 anos neste sábado, com novas perspectivas na carreira

Kubica completa 35 anos; relembre carreira de polonês
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Reconhecidamente um dos pilotos mais talentosos da F1, Robert Kubica completa 35 anos de idade neste sábado. O primeiro polonês a competir e vencer na F1 teve passagem pela Sauber BMW entre 2006 e 2009, e Renault em 2010, mas teve a carreira marcada por um grave acidente de rali, em fevereiro de 2011, deixando seu braço direito com sequelas até os dias de hoje.

Após novas experiências no rali, Kubica voltou à F1 pela Williams em 2018, primeiro como piloto de testes e em 2019 como integrante oficial da equipe britânica, ao lado do novato George Russell.

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O péssimo ano da escuderia não manchou a carreira do polonês, que para 2020 pretende se manter na F1, mas em uma função de simulador, e deve competir no DTM, principal campeonato de turismo da Europa.

Confira mais detalhes e imagens da carreira de Robert Kubica, o aniversariante do dia

Chegada à F1
Chegada à F1
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Robert Kubica foi promovido com a BMW Sauber, com quem deteve o papel de piloto de reserva durante as primeiras corridas da temporada de 2006. Ele chegou aos 21 anos de idade.

Foto de: XPB Images

GP da Hungria 2006
GP da Hungria 2006
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Robert Kubica estreou na F1 substituindo Jacques Villeneuve na equipe da BMW Sauber. Ele terminou em sétimo, mas foi desclassificado porque seu carro estava 2 quilos abaixo do peso mínimo de acordo com os regulamentos. Na imagem, um momento de seu primeiro fim de semana em que ele perdeu a asa da frente.

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Itália 2006
GP da Itália 2006
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Em apenas seu terceiro GP na F1, Robert Kubica conquistou o primeiro pódio de sua carreira, acompanhando Michael Schumacher (Ferrari) e Kimi Raikkonen (McLaren).

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP do Canadá 2007
GP do Canadá 2007
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Robert Kubica, com o BMW Sauber F1.07, sofreu um terrível acidente depois de tocar a roda traseira direita da Toyota de Jarno Trulli. Ele foi de um lado para o outro do circuito, atingindo as duas paredes e dando vários giros. Ele perderia a próxima corrida, em Indianápolis, onde Sebastian Vettel estreou como seu substituto.

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

GP da Malásia 2008
GP da Malásia 2008
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Kubica ficou em segundo no GP da Malásia em 2008, no segundo pódio de sua carreira, o primeiro dos oito que ele alcançaria durante aquela temporada.

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

GP de Mônaco 2008
GP de Mônaco 2008
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Naquela que foi sua segunda participação no GP de Mônaco, Kubica subiu ao pódio com Hamilton e Massa.

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP do Canadá 2008
GP do Canadá 2008
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O melhor dia para Kubica e Sauber na F1. Juntos, eles venceram o GP do Canadá, com uma dobradinha para o time. O polonês tornou-se líder do Mundial por quatro pontos sobre Lewis Hamilton, um dos pilotos envolvidos no acidente na saída do pitlane, que colocou a corrida a favor de Kubica.

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP do Brasil 2009
GP do Brasil 2009
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Kubica encerraria 2009 alcançando seu único pódio naquele ano em uma temporada em que a equipe da BMW Sauber deu um grande passo para trás antes de a montadora alemã deixar a F1.

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

GP da Austrália 2010
GP da Austrália 2010
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Kubica ficou em segundo no teste inicial da temporada 2010, o GP da Austrália, em sua estreia com a equipe Renault, a mesma com a qual anos atrás ele havia testado pela primeira vez uma F1.

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP de Mônaco 2010
GP de Mônaco 2010
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Em 2010, pela segunda vez em sua carreira, Kubica subiu ao pódio no GP de Mônaco. Ele ficou em terceiro depois de ter conseguido começar na primeira fila do grid.

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Bélgica 2010
GP da Bélgica 2010
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O último pódio de Robert Kubica até agora foi no GP da Bélgica em 2010, no qual terminou em terceiro.

Foto de: XPB Images

GP de Abu Dhabi 2010, um adeus inesperado
GP de Abu Dhabi 2010, um adeus inesperado
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A corrida que encerrou a temporada de 2010 foi a última disputada por Robert Kubica na Fórmula 1 antes de seu retorno em 2019.

Foto de: XPB Images

Teste para começar 2011 antes da tragédia
Teste para começar 2011 antes da tragédia
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Robert Kubica ia disputar a temporada de 2011 com a equipe Lotus Renault e ele esteve na primeira sessão de testes de pré-temporada em Valência. Esta foto é de 3 de fevereiro daquele ano, apenas três dias antes de seu infeliz e grave acidente no rali que quase o levou a ter sua mão direita amputada.

Foto de: XPB Images

Fim da primeira passagem
Fim da primeira passagem
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Ele foi substituído na equipe e tentou se preparar para retornar em 2012, algo que não seria possível devido a suas limitações físicas.

Foto de: XPB Images

O que teria acontecido com sua carreira?
O que teria acontecido com sua carreira?
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Anos depois, Kubica revelou que havia assinado um contrato com a Ferrari para 2012 . Ele teria sido companheiro de seu amigo Fernando Alonso e estaria em um time capaz de conquistar vitórias e lutar pelo título.

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Retornar a um carro de F1 seis anos depois
Retornar a um carro de F1 seis anos depois
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Sem opções na Fórmula 1, Kubica voltou aos ralis e testou em diversas categorias (GT, Fórmula E, WEC...). A Renault permitiu que ele fizesse um teste em Valência, em junho de 2017, com o carro de 2012. Ele deu 115 voltas e começou a avaliar suas opções.

Foto de: Renault F1

Segundo teste
Segundo teste
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Um mês depois, em Paul Ricard, Kubica deu 90 voltas.

Foto de: Renault F1

Seu teste mais real
Seu teste mais real
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Kubica foi confirmado pela Renault para disputar o teste pós-GP da Hungria 2017, seu primeiro teste de fogo.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ao volante de um carro contemporâneo
Ao volante de um carro contemporâneo
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Com o # 46 no RS17 da Renault, Kubica foi o quarto no seu retorno. Deu mais de 140 voltas com o volante modificado para se adaptar às suas condições. Ele deixou uma impressão muito boa e abriu novamente a possibilidade de um retorno em 2018.

Foto de: Sutton Motorsport Images

O estado do seu braço
O estado do seu braço
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"Há pessoas dizendo que o piloto está em uma mão, não estou dirigindo com uma mão", ele precisou esclarecer. "Eu acho que é impossível competir em uma F1 com apenas uma mão, mas eu tenho algumas limitações e, de certa forma, meu corpo geralmente compensa, o que não é ruim."

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Descartado pela Renault, aos olhos da Williams
Descartado pela Renault, aos olhos da Williams
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A Renault escolheu Carlos Sainz e fechou a porta para Kubica. No entanto, a Williams notou-o e acrescentou-o à lista de pilotos candidatos para ser companheiros de equipe de Stroll em 2018.

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Teste com a Williams
Teste com a Williams
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Kubica fez com o carro de 2014 o que a Williams descreveu como um "teste bem-sucedido". A equipe britânica queria avaliar o status do piloto e analisar suas opções.

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Teste oficial com a Williams
Teste oficial com a Williams
23/27
Após dois dias privativos ao volante do Williams FW40 de 2017, Kubica disputou os testes de final de temporada em Abu Dhabi. A Williams o declarou "apto" para competir na Fórmula 1.

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Completa o sonho ... no meio do caminho
Completa o sonho ... no meio do caminho
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Kubica conseguiu retornar à Fórmula 1 em 2018, mas não como titular. A Williams optou por Sirotkin e o polonês teve que se contentar em ser um piloto reserva. "Eu fui honesto demais ao falar sobre minhas limitações", lamentou Robert.

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Seu papel como testador
Seu papel como testador
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Durante 2018 ele jogou os testes de pré-temporada e apareceu em sessões de treinos livres, mantendo sua candidatura para ser titular em 2019.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Volta para a Fórmula 1 em tempo integral
Volta para a Fórmula 1 em tempo integral
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Com a saída de Stroll e depois de deixar de lado Sirotkin, a Williams queria um parceiro experiente para o jovem Russell, que assinou para 2019. Robert foi finalmente escolhido e nove anos depois se tornou parte do grid.

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Seu segundo debute
Seu segundo debute
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Seu retorno não foi o desejado. Depois de uma série de fracassos e problemas, ele foi o último em classificação e corrida na Austrália. A tônica se manteve ao longo do ano, exceto no GP da Alemanha, em que Kubica pontuou.

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

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