Últimas notícias

Kubica não se arrepende de voltar à F1: “precisava tentar”

Polonês diz que seria mais fácil voltar a guiar em eventos de GT3 e no DTM, mas que queria realmente a F1

Robert Kubica, Williams Racing

Robert Kubica, Williams Racing

Erik Junius

Robert Kubica falou que não se arrepende de voltar à Fórmula 1, apesar dos problemas competitivos que sua equipe Williams enfrenta.

Mas, apesar de Kubica querer mais do que apenas ser um retardatário na F1, ele pontuou que a satisfação pessoal de ter voltado às corridas após sua contusão e a diversão de guiar um F1 superam os pontos negativos de sua situação atual.

Leia também:

Perguntado pelo Motorsport.com se tinha algum arrependimento, Kubica disse: "não, porque no final eu tomei a decisão depois de pensar por mais de seis semanas no ano passado”.

"Eu sabia que seria um desafio extremamente difícil para mim estar de volta a um esporte tão competitivo e estar no grid, e sabia que poderia ser difícil para a Williams. Mas não esperava vir para a Austrália tão despreparado."

"Isso não é do ponto de vista físico, mas por falta de tempo no carro. Para mim, antes dos testes em Barcelona, seria o dia mais importante dos últimos oito anos como piloto, embora não como pessoa, porque quando estive no hospital eu não conseguia andar.”

"Como piloto, não houve na minha vida dias de testes mais importantes do ponto de vista do piloto como Barcelona. Infelizmente em Barcelona não deu certo. Então, isso me colocou em uma posição difícil, mas de alguma forma eu tenho que passar por isso. Tive na Austrália, terei no Bahrein e provavelmente em mais algumas corridas.”

"Mas eu acho que não posso me arrepender. Mesmo que tenha tido dificuldade na Austrália, ainda gostei, o que é uma grande diferença em comparação a outros tempos. Uma grande diferença.”

"Provavelmente é porque eu sei de onde estou vindo. Não sou um cara emocional, mas no final, depois da corrida para mim pareceu uma grande conquista."

Mesmo correndo pela primeira vez na F1 neste último final de semana, Kubica diz que provavelmente nunca será capaz de silenciar totalmente as questões que o cercaram após a lesão no braço que sofreu em um acidente de rali em 2011.

No entanto, ele acredita que voltou para a F1 porque nunca teria se perdoado se ele tivesse recusado a chance.

"No final, por causa da minha limitação, tenho que mostrar sempre mais do que os outros, porque as pessoas estão colocando sempre dúvidas sobre mim", disse ele.

"A única coisa que posso fazer é tentar fazer o meu trabalho da melhor maneira possível, e tentar deixar todos os GPs com pontos positivos e negativos. Não acredito que possa haver 100% de coisas positivas. Você sempre pode fazer melhor. Mesmo se você estiver vencendo corridas, você sempre pode melhorar.”

"Sabendo como a F1 mudou, acho que sou honesto comigo mesmo para julgar corretamente o que preciso aprender, onde tenho que aprender e onde preciso melhorar.”

"Eu acho que essa abordagem me trouxe de volta para a F1 e, na verdade, para continuar lutando.”

"Caso contrário, para mim teria sido muito mais fácil seis anos atrás aceitar oportunidades que tive no GT3 ou DTM, aproveitar, ter menos estresse, e provavelmente me divertir mais em dirigir, porque provavelmente iria lutar por melhores posições.”

"Mas de alguma forma há uma razão pela qual estou aqui. E pode ser que no final do ano eu me arrependa de algo, mas uma coisa que não vou me arrepender é tentar. Precisava. Muito simples."

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Leclerc já cobra engenheiros da Ferrari, relata chefe
Próximo artigo Hamilton e Vettel são contra planos de recapear Albert Park

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil