Últimas notícias

Kvyat: “Fórmula 1 é uma categoria, mas não é como outro planeta”

Futuro piloto da Toro Rosso reconhece desafio de pilotar na F-1, mas vê possibilidade de começar fazendo bom trabalho

O russo Daniil Kvyat de apenas 19 anos de idade estreará na Fórmula 1 na temporada de 2014 pela Toro Rosso. O piloto participou dos primeiros treinos de sexta-feira pela equipe em Austin e Interlagos. Após as primeiras experiências, o atual campeão da GP3 explicou ao TotalRace as principais diferenças técnicas e psicológicas de se guiar na Fórmula 1.

“O carro de F-1 é muito mais rápido do que qualquer carro de qualquer categoria. Mas, sinceramente, o mais difícil é se acostumar a andar bem e ganhar experiência muito rápido”, resumiu.

“Quando você se acostuma com tudo, lida com todas as dificuldades, você precisa manter sua concentração em um nível altíssimo.”

O piloto foi anunciado pela Toro Rosso em outubro deste ano, desbancando o favorito à vaga, o português Antônio Félix da Costa, terceiro colocado na Fórmula Renault 3.5 em 2013. Centrado e direto nas respostas, Kvyat é fluente em inglês, espanhol e italiano, além do russo. Atualmente o piloto reside em Roma.

“Quando você entende o que fazer, é mais fácil colocar a técnica em prática. Não é algo muito  diferente de outras categorias. Fórmula 1 é uma categoria, mas não é como outro planeta.”

Perguntado pelo TotalRace como a F-1 é vista na Rússia, o piloto afirmou que a estreia de Vitaly Petrov ajudou a categoria a ter mais fãs, mas não acredita que o GP do ano que vem seja comparável aos tradicionais.

“Não temos uma grande cultura com a Fórmula 1. Isso está crescendo agora. Tivemos um primeiro piloto na F-1, Vitaly Petrov, o que ajudou. Definitivamente o interesse cresceu muito com a participação e o pódio dele. Vamos ter um GP no ano que vem, mas, logicamente, comparando com Inglaterra e Itália não vamos ter tanta gente. Vamos ver se com algumas corridas isso muda.”

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Massa destaca lado humano da Ferrari em despedida
Próximo artigo Newey: "Você tem de ler o que o regulamento diz, não o que ele quer dizer"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil