Últimas notícias

Leclerc: vou "calar a boca em vez de falar no rádio" na próxima vez

Piloto monegasco da Ferrari voltou a falar sobre a reclamação à equipe no GP de Singapura de Fórmula 1

Charles Leclerc, Ferrari SF90

Charles Leclerc, Ferrari SF90

Glenn Dunbar / Motorsport Images

Depois da polêmica da Ferrari no GP de Singapura, onde Charles Leclerc reclamou de suposto favorecimento da equipe ao alemão Sebastian Vettel, o piloto monegasco disse que vai “calar a boca” ao invés de falar no rádio da próxima vez que uma situação parecida ocorrer na Fórmula 1.

Leia também:

Na corrida do último fim de semana, a escuderia italiana chamou o tetracampeão para os boxes antes do jovem de 21 anos, o que enfureceu Leclerc. O vencedor dos GPs de Bélgica e Itália, então, reclamou pelo rádio.

Depois de ouvir as explicações do time de Maranello, que insistiu na estratégia que deu a vitória a Vettel, apesar de Leclerc ter largado na pole, o monegasco disse que não faria nada “estúpido”, mas reiterou que não achava a decisão “justa”.

Quer assistir F2, F3 e Indy de graça? Se inscreva no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Após a prova em Marina Bay, o novo piloto da Ferrari minimizou a questão e preferiu destacar a dobradinha em Singapura. Agora, porém,  Leclerc voltou a soltar uma declaração polêmica, antes do GP da Rússia, que acontece neste domingo.

De todo modo, o substituto do finlandês Kimi Raikkonen voltou a ser político. "Acredito que minha reação foi bem além do que deveria e isso mostra que ainda tenho muito a aprender”, analisou o #16.

"Naquela situação, não havia necessidade de agir daquela forma. A equipe fez a coisa certa, terminamos em primeiro e segundo. Não teríamos terminado em primeiro e segundo com outra estratégia, e é isso que mais importa”, disse o piloto, que mal sorriu no pódio em Marina Bay (veja abaixo).

Reações dos pilotos após o GP de Singapura

Reações dos pilotos após o GP de Singapura

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Ferrari comemora

Ferrari comemora

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Leclerc no pódio

Leclerc no pódio

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Top-3 na coletiva

Top-3 na coletiva

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Leclerc sério

Leclerc sério

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Vettel venceu de forma polêmica

Vettel venceu de forma polêmica

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Ferrari

Sebastian Vettel, Ferrari

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Sebastian Vettel e Max Verstappen

Sebastian Vettel e Max Verstappen

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Festa para Vettel

Festa para Vettel

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Festa da escuderia Ferrari

Festa da escuderia Ferrari

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Vettel aclamado

Vettel aclamado

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Alemão comemora

Alemão comemora

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Tetracampeão quebrou jejum de 22 corridas sem vencer

Tetracampeão quebrou jejum de 22 corridas sem vencer

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Imagem da celebração

Imagem da celebração

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Verstappen joga champanhe no colega

Verstappen joga champanhe no colega

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Vettel e Leclerc bebem

Vettel e Leclerc bebem

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Detalhe dos pneus usados

Detalhe dos pneus usados

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Verstappen ergue troféu

Verstappen ergue troféu

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Holandês ficou feliz pelo pódio

Holandês ficou feliz pelo pódio

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Fogos no pódio

Fogos no pódio

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Iñaki Rueda, estrategista da Ferrari

Iñaki Rueda, estrategista da Ferrari

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Rueda e Vettel

Rueda e Vettel

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Troféu do vencedor

Troféu do vencedor

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Fogos em Marina Bay

Fogos em Marina Bay

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Ferrari SF90

Sebastian Vettel, Ferrari SF90

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Troféus

Troféus

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Perfil de Vettel

Perfil de Vettel

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

"Número 1"

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Comemoração com o volante

Comemoração com o volante

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Vettel exibe volante da Ferrari

Vettel exibe volante da Ferrari

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Vettel abraça equipe

Vettel abraça equipe

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Vibração de Vettel

Vibração de Vettel

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Detalhe do capacete

Detalhe do capacete

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Imagem da festa em Singapura

Imagem da festa em Singapura

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Punhos em riste

Punhos em riste

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Vettel saindo do carro

Vettel saindo do carro

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Alívio do tetracampeão

Alívio do tetracampeão

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Refresco

Refresco

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Top-3 em Marina Bay

Top-3 em Marina Bay

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Festa da dobradinha ferrarista

Festa da dobradinha ferrarista

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Equipe celebra

Equipe celebra

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Euforia italiana

Euforia italiana

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Leclerc e Vettel sorrindo para a foto

Leclerc e Vettel sorrindo para a foto

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

O grande vencedor do GP de Singapura

O grande vencedor do GP de Singapura

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Alegria da equipe com o piloto

Alegria da equipe com o piloto

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Capacete reluzente

Capacete reluzente

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Será que Vettel engrena na temporada?

Será que Vettel engrena na temporada?

Foto de: motosport.com

É o que esperam os fãs alemães

É o que esperam os fãs alemães

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Scuderia Ferrari

Sebastian Vettel, Scuderia Ferrari

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

49

"Então eu definitivamente tenho muito a aprender e é isso que mais importa. Tenho muito a melhorar, mas isso não acontecerá novamente no futuro. No carro é sempre muito difícil. Há muita adrenalina. Acordo de manhã pensando em vitória, vou dormir pensando em vitória, então às vezes pode ser difícil”.

“Mas eu só preciso me controlar mais nessas situações e calar a boca em vez de falar no rádio. Vou aprender com isso e tentar fazer com que isso não aconteça novamente. Algumas pessoas podem entender o quanto eu quero ganhar. Algumas outras talvez tenham entendido errado”.

“De qualquer forma, como eu disse, acho que preciso aprender, não havia necessidade, e não há, de estar assim no rádio a qualquer momento durante a corrida, mesmo que haja adrenalina. Acho que isso coloca mais bagunça do que qualquer outra coisa, e é isso. Como eu disse, acho que o mais importante é que a equipe tenha terminado com o primeiro e o segundo lugares, e por isso estou muito feliz”, completou Leclerc.

Visão de Vettel

Questionado sobre o episódio em Singapura, Vettel defendeu seu jovem companheiro de equipe: "Não acho que você deva interpretar muito essas mensagens. Estamos pilotando quando falamos no rádio”.

"Acho que se você fizesse o mesmo com jogadores de futebol ou até mesmo com um jogador de golfe, ficaria surpreso, e não faz sentido tentar entender a razão por trás do que as pessoas dizem quando estão no calor do momento. Isso é bastante normal”.

"Obviamente ele queria vencer, ficou chateado quando percebeu que estava atrás. Se fosse o contrário, eu provavelmente teria ficado igualmente chateado. Faz parte da emoção”, analisou o tetracampeão.

GALERIA: Curiosidades do GP da Rússia de Fórmula 1

O GP da Rússia, dentro da F1 ‘moderna’, é disputado desde 2014, em Sochi, no parque olímpico construído para as Olimpíadas de Inverno de 2014.

O GP da Rússia, dentro da F1 ‘moderna’, é disputado desde 2014, em Sochi, no parque olímpico construído para as Olimpíadas de Inverno de 2014.

Foto de: XPB Images

O circuito é mais um daqueles construídos com a supervisão de Hermann Tilke, responsável pelo traçado de boa parte dos circuitos atuais da F1.

O circuito é mais um daqueles construídos com a supervisão de Hermann Tilke, responsável pelo traçado de boa parte dos circuitos atuais da F1.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

A pista tem 18 curvas, sendo 12 para a direita e seis para a esquerda.

A pista tem 18 curvas, sendo 12 para a direita e seis para a esquerda.

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Lewis Hamilton é o maior vencedor do GP da Rússia, com três triunfos (2014, 2015 e 2018).

Lewis Hamilton é o maior vencedor do GP da Rússia, com três triunfos (2014, 2015 e 2018).

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

A última edição foi bastante polêmica, com a vitória de Hamilton após a Mercedes dar a ordem para que Valtteri Bottas, que liderava, cedesse a posição.

A última edição foi bastante polêmica, com a vitória de Hamilton após a Mercedes dar a ordem para que Valtteri Bottas, que liderava, cedesse a posição.

Foto de: Manuel Goria / Motorsport Images

A Mercedes está 100% na Rússia, com todas as vitórias desde 2014, além de duas edições pré-F1, em 1913 e 1914.

A Mercedes está 100% na Rússia, com todas as vitórias desde 2014, além de duas edições pré-F1, em 1913 e 1914.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Nenhum brasileiro venceu o GP da Rússia. A melhor colocação foi de Felipe Massa, em 2015, no quarto lugar. Naquela mesma corrida, Felipe Nasr foi o sexto.

Nenhum brasileiro venceu o GP da Rússia. A melhor colocação foi de Felipe Massa, em 2015, no quarto lugar. Naquela mesma corrida, Felipe Nasr foi o sexto.

Foto de: XPB Images

O GP da Rússia de 2016 foi a primeira corrida da F1 disputada em um 1º de maio desde o GP de San Marino de 1994. Na ocasião, Felipe Nasr homenageou Senna em seu capacete.

O GP da Rússia de 2016 foi a primeira corrida da F1 disputada em um 1º de maio desde o GP de San Marino de 1994. Na ocasião, Felipe Nasr homenageou Senna em seu capacete.

Foto de: XPB Images

O piloto da casa, Daniil Kvyat, dá o nome à curva 3 do circuito.

O piloto da casa, Daniil Kvyat, dá o nome à curva 3 do circuito.

Foto de: XPB Images

Mas foi lá que em 2016 ele viveu seu pior pesadelo na equipe principal da Red Bull. Após se envolver em um acidente com Sebastian Vettel, Kvyat foi ‘rebaixado’, voltando a fazer parte da Toro Rosso, cedendo seu assento a Max Verstappen, que venceu logo na corrida seguinte, na Espanha.

Mas foi lá que em 2016 ele viveu seu pior pesadelo na equipe principal da Red Bull. Após se envolver em um acidente com Sebastian Vettel, Kvyat foi ‘rebaixado’, voltando a fazer parte da Toro Rosso, cedendo seu assento a Max Verstappen, que venceu logo na corrida seguinte, na Espanha.

Foto de: XPB Images

10

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Honda atualiza motor e pilotos de Red Bull e Toro Rosso são punidos
Próximo artigo Hamilton: grid invertido é uma desculpa para erros nas regras de 2021

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil