Leclerc: vou "calar a boca em vez de falar no rádio" na próxima vez
Piloto monegasco da Ferrari voltou a falar sobre a reclamação à equipe no GP de Singapura de Fórmula 1
Charles Leclerc, Ferrari SF90
Glenn Dunbar / Motorsport Images
Depois da polêmica da Ferrari no GP de Singapura, onde Charles Leclerc reclamou de suposto favorecimento da equipe ao alemão Sebastian Vettel, o piloto monegasco disse que vai “calar a boca” ao invés de falar no rádio da próxima vez que uma situação parecida ocorrer na Fórmula 1.
Leia também:
Na corrida do último fim de semana, a escuderia italiana chamou o tetracampeão para os boxes antes do jovem de 21 anos, o que enfureceu Leclerc. O vencedor dos GPs de Bélgica e Itália, então, reclamou pelo rádio.
Depois de ouvir as explicações do time de Maranello, que insistiu na estratégia que deu a vitória a Vettel, apesar de Leclerc ter largado na pole, o monegasco disse que não faria nada “estúpido”, mas reiterou que não achava a decisão “justa”.
Após a prova em Marina Bay, o novo piloto da Ferrari minimizou a questão e preferiu destacar a dobradinha em Singapura. Agora, porém, Leclerc voltou a soltar uma declaração polêmica, antes do GP da Rússia, que acontece neste domingo.
De todo modo, o substituto do finlandês Kimi Raikkonen voltou a ser político. "Acredito que minha reação foi bem além do que deveria e isso mostra que ainda tenho muito a aprender”, analisou o #16.
"Naquela situação, não havia necessidade de agir daquela forma. A equipe fez a coisa certa, terminamos em primeiro e segundo. Não teríamos terminado em primeiro e segundo com outra estratégia, e é isso que mais importa”, disse o piloto, que mal sorriu no pódio em Marina Bay (veja abaixo).
Reações dos pilotos após o GP de Singapura
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Ferrari comemora
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Leclerc no pódio
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Top-3 na coletiva
Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
Leclerc sério
Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
Vettel venceu de forma polêmica
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Sebastian Vettel, Ferrari
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Sebastian Vettel e Max Verstappen
Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
Festa para Vettel
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Festa da escuderia Ferrari
Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
Vettel aclamado
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Alemão comemora
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Tetracampeão quebrou jejum de 22 corridas sem vencer
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Imagem da celebração
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Verstappen joga champanhe no colega
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Vettel e Leclerc bebem
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Detalhe dos pneus usados
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Verstappen ergue troféu
Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
Holandês ficou feliz pelo pódio
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Fogos no pódio
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Iñaki Rueda, estrategista da Ferrari
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Rueda e Vettel
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Troféu do vencedor
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Fogos em Marina Bay
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Sebastian Vettel, Ferrari SF90
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Troféus
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Perfil de Vettel
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
"Número 1"
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Comemoração com o volante
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Vettel exibe volante da Ferrari
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Vettel abraça equipe
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Vibração de Vettel
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Detalhe do capacete
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Imagem da festa em Singapura
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Punhos em riste
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Vettel saindo do carro
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Alívio do tetracampeão
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Refresco
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Top-3 em Marina Bay
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Festa da dobradinha ferrarista
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Equipe celebra
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Euforia italiana
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Leclerc e Vettel sorrindo para a foto
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
O grande vencedor do GP de Singapura
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Alegria da equipe com o piloto
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Capacete reluzente
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Será que Vettel engrena na temporada?
Foto de: motosport.com
É o que esperam os fãs alemães
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Sebastian Vettel, Scuderia Ferrari
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
"Então eu definitivamente tenho muito a aprender e é isso que mais importa. Tenho muito a melhorar, mas isso não acontecerá novamente no futuro. No carro é sempre muito difícil. Há muita adrenalina. Acordo de manhã pensando em vitória, vou dormir pensando em vitória, então às vezes pode ser difícil”.
“Mas eu só preciso me controlar mais nessas situações e calar a boca em vez de falar no rádio. Vou aprender com isso e tentar fazer com que isso não aconteça novamente. Algumas pessoas podem entender o quanto eu quero ganhar. Algumas outras talvez tenham entendido errado”.
“De qualquer forma, como eu disse, acho que preciso aprender, não havia necessidade, e não há, de estar assim no rádio a qualquer momento durante a corrida, mesmo que haja adrenalina. Acho que isso coloca mais bagunça do que qualquer outra coisa, e é isso. Como eu disse, acho que o mais importante é que a equipe tenha terminado com o primeiro e o segundo lugares, e por isso estou muito feliz”, completou Leclerc.
Visão de Vettel
Questionado sobre o episódio em Singapura, Vettel defendeu seu jovem companheiro de equipe: "Não acho que você deva interpretar muito essas mensagens. Estamos pilotando quando falamos no rádio”.
"Acho que se você fizesse o mesmo com jogadores de futebol ou até mesmo com um jogador de golfe, ficaria surpreso, e não faz sentido tentar entender a razão por trás do que as pessoas dizem quando estão no calor do momento. Isso é bastante normal”.
"Obviamente ele queria vencer, ficou chateado quando percebeu que estava atrás. Se fosse o contrário, eu provavelmente teria ficado igualmente chateado. Faz parte da emoção”, analisou o tetracampeão.
GALERIA: Curiosidades do GP da Rússia de Fórmula 1
O GP da Rússia, dentro da F1 ‘moderna’, é disputado desde 2014, em Sochi, no parque olímpico construído para as Olimpíadas de Inverno de 2014.
Foto de: XPB Images
O circuito é mais um daqueles construídos com a supervisão de Hermann Tilke, responsável pelo traçado de boa parte dos circuitos atuais da F1.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
A pista tem 18 curvas, sendo 12 para a direita e seis para a esquerda.
Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
Lewis Hamilton é o maior vencedor do GP da Rússia, com três triunfos (2014, 2015 e 2018).
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
A última edição foi bastante polêmica, com a vitória de Hamilton após a Mercedes dar a ordem para que Valtteri Bottas, que liderava, cedesse a posição.
Foto de: Manuel Goria / Motorsport Images
A Mercedes está 100% na Rússia, com todas as vitórias desde 2014, além de duas edições pré-F1, em 1913 e 1914.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Nenhum brasileiro venceu o GP da Rússia. A melhor colocação foi de Felipe Massa, em 2015, no quarto lugar. Naquela mesma corrida, Felipe Nasr foi o sexto.
Foto de: XPB Images
O GP da Rússia de 2016 foi a primeira corrida da F1 disputada em um 1º de maio desde o GP de San Marino de 1994. Na ocasião, Felipe Nasr homenageou Senna em seu capacete.
Foto de: XPB Images
O piloto da casa, Daniil Kvyat, dá o nome à curva 3 do circuito.
Foto de: XPB Images
Mas foi lá que em 2016 ele viveu seu pior pesadelo na equipe principal da Red Bull. Após se envolver em um acidente com Sebastian Vettel, Kvyat foi ‘rebaixado’, voltando a fazer parte da Toro Rosso, cedendo seu assento a Max Verstappen, que venceu logo na corrida seguinte, na Espanha.
Foto de: XPB Images
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
F1: Vasseur revela mudança que deixou SF-24 mais consistente
F1: Diante de críticas, Ricciardo afirma que não irá se distrair com "coisas negativas" no paddock
F1: Red Bull identifica problema que comprometeu corrida de Pérez
ANÁLISE: Ferrari mais ‘corajosa’ em Melbourne abre caminho para briga mais acirrada no Japão
F1: Leclerc fica frustrado após mudança "muito agressiva" na asa da Ferrari não dar resultado
F1 - Leclerc: Ferrari tem "a melhor chance" de vencer a Red Bull em 2024
Análise técnica: a solução da Ferrari que ajudou a 'derrubar: a Red Bull na Austrália
F1: Sainz revela que temia não conseguir correr no GP da Austrália
F1 - Sainz celebra vitória após cirurgia e 'tira onda' com Verstappen: "Já ganhou muito"
Últimas notícias
Brasileiro Isaac Canto abre temporada como "estrela em ascensão" na Fórmula Ford da Irlanda do Norte
F1: Williams atualiza situação do reparo do chassi de Albon para o GP do Japão
F1: Horner já conversa com Alonso por vaga de 2025 na Red Bull, diz jornal
Briatore revela cirurgia para retirada de tumor cardíaco
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments