Últimas notícias

Liberty promete mostrar planos para futuro da F1 no Bahrein

Dona da categoria quer usar ocasião para detalhar novidades às equipes e às fabricantes de motor de olho em 2021

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W08, Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W08, Max Verstappen, Red Bull Racing RB13, Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13, Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H at the start

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W08, Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W08, Max Verstappen, Red Bull Racing RB13, Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13, Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H at the start

LAT Images

Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08, leads Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, and Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08, at the start of the race
Sergio Perez, Force India VJM11
Sergio Perez, Force India VJM11 with mechanics on the grid
Max Verstappen, Red Bull Racing RB14 spins
Lance Stroll, Williams FW41

Os chefes da F1 irão revelar detalhes completos de seu projeto para o futuro da categoria em uma apresentação a equipes e fabricantes de motor no fim de semana do GP do Bahrein.

O novo regulamento de motores ara 2021 é visto como um fator fundamental para os planos do Liberty, além de mudanças para lidar com o aumento irrestrito de custos.

Um conceito básico foi revelado no ano passado, que inclui a retirada do MGU-H, o uso de algumas peças padronizadas e áreas limitadas de desenvolvimento.

A ideia não foi bem aceita por Ferrari e Mercedes, o que iniciou tensão entre as duas equipes e a nova administração da categoria, inclusive com a ameaça de saída de ambas.

As propostas de motor foram, então, refinadas, tidas como um passo crucial para fazer com que todos estejam de acordo.

Não se sabe se o Liberty também usará a oportunidade para definir seus planos comerciais para a categoria. As atuais normas comerciais e financeiras vão até 2020, sendo que nenhuma equipe ainda está comprometida com a categoria depois disso.

“Acho que é importante ter uma visão geral do que o esporte fará no futuro”, disse o chefe da Red Bull, Christian Horner, ao Motorsport.com. “Acho que todos estão ansiosos para entender os planos do Liberty, e tomara que vejamos isso nas próximas semanas.”

“Me disseram que teremos os detalhes no Bahrein”, disse o consultor da Red Bull, Helmut Marko. “Vamos esperar e ver o que está por vir. Veremos, mas não consigo ver a permanência do MGU-H. Concordamos e estamos certos de que é preciso ter uma mudança no regulamento técnico e também na parte de custos.”

“Ele precisa ser reduzido. Seja da forma que for, não importa, mas precisa ser reduzido. Olhe nossos vizinhos [Force India]: nenhuma equipe está ganhando dinheiro, não é um modelo de negócios sólido e saudável.”

Chefe da equipe Williams, Claire Williams se disse otimista com o fato de o Liberty ter tido paciência para fazer pesquisas de fato enquanto formulava seus planos.

“Eles herdaram um esporte bem complicado, como todos sabemos”, disse ao Motorsport.com. “E provavelmente há muita coisa a desvendar.”

“Ao ter paciência, eles provavelmente tomarão as decisões corretas para transformar a categoria naquilo que precisamos que ela seja, uma categoria à qual os fãs irão querer assistir em um domingo à tarde.”

“Acho que será a direção correta. Teremos uma importante reunião em abril, onde eles irão falar muito mais sobre os planos para o futuro da categoria, então vamos esperar até lá.”

Já o chefe da Force India, Bob Fernley, afirmou que era importante acertar todos os outros detalhes antes de entrar em um acordo comercial.

“O principal é que eles vão precisar entregar mais. Tivemos um bom começo, mas agora temos que passar desse obstáculo”, disse o dirigente ao Motorsport.com.

“Será um ano importante para eles. É importante ter o regulamento de motor claramente estabelecido em 2018, porque as fabricantes vão precisar desse tempo para analisar.”

“Acho que daria para esperar até 2019 para confirmar o regulamento de chassis e todo o resto, porque, novamente, você teria mais ou menos um ano para implementar isso.”

“E isso daria pelo menos um ano ou mais para discutir o lado comercial disso.”

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Wolff nega “oportunismo” na batalha de regras da F1
Próximo artigo Prova de 2018 recria debate sobre mudanças em Albert Park

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil