Anterior / Novo volante pode dar dica de vantagem da Ferrari com pneus Próximo / Adiando o Futuro: O destino dos carros híbridos da F1
Fórmula 1 Conteúdo especial Líderes x retardatários: relembre confusões famosas da F1
Sebastian Vettel reclamou de Felipe Massa nos lances finais do GP da Rússia, quando tentava dar uma volta no brasileiro e superar Valtteri Bottas pela vitória.

Carregar reprodutor de áudio
Leia também:
Foi apenas mais uma das várias vezes que os líderes se envolveram em polêmicas com retardatários. Relembre!
Sebastian Vettel x Felipe Massa - GP da Rússia de 2017

1/12
Vettel perseguia Bottas ferozmente na luta pela vitória, mas, na última volta, se deparou com Massa. O alemão reclamou que o brasileiro o segurou e até fez um gesto obsceno na manobra, mas o piloto da Williams minimizou: "Ele adora reclamar."
Foto de: LAT Images
Sebastian Vettel x todos

2/12
Vettel, aliás, chama a atenção por se queixar com frequência dos retardatários nos últimos anos. A frase "blue flag, honestly!" ("honestamente, bandeira azul", referindo-se à sinalização dada aos retardatários) virou bordão nas redes sociais.
Foto de: Ferrari
Esteban Gutiérrez, o maior alvo

3/12
Um dos pilotos que mais recebeu críticas no ano passado foi Gutiérrez, então piloto da Haas. O mexicano desagradou tanto aos rivais da Mercedes quanto à própria Ferrari, que é parceira técnica de sua antiga equipe.
Foto de: XPB Images
Nelson Piquet x Eliseo Salazar - GP da Alemanha de 1982

4/12
Essa é bastante famosa. Piquet liderava com folga o GP da Alemanha de 1982 quando foi tirado da corrida por Salazar, que tomava uma volta. Enraivecido, o brasileiro partiu para cima do chileno e aplicou diversos sopapos no então piloto da ATS.
Ayrton Senna x Jean-Louis Schlesser - GP da Itália de 1988

5/12
Senna caminhava para vencer o GP da Itália de 1988 quando se enroscou com Schlesser, um retardatário que substituía o doente Nigel Mansell na Williams. O abandono do brasileiro fez com que a McLaren sofresse sua única derrota em toda aquela temporada.
Foto de: LAT Images
Ayrton Senna x Satoru Nakajima - GP do Brasil de 1990

6/12
O episódio de Monza não foi o único em que Senna perdeu uma vitória ao se atrapalhar com um retardatário. No GP do Brasil de 90, o brasileiro bateu em Satoru Nakajima quando aplicava uma volta no japonês, danificou seu bico e perdeu posições. O primeiro lugar ficou com Prost.
Foto de: LAT Images
Michael Schumacher x JJ Lehto - GP de Portugal de 1993

7/12
Schumacher teve um obstáculo antes de vencer sua segunda prova na F1. O alemão passou cerca de cinco voltas preso atrás do retardatário JJ Lehto, o que fez com que Prost, o segundo colocado, colasse na traseira da Benetton. O motivo foi um mal-entendido: Lehto achava que Schumacher era, na verdade, Riccardo Patrese, com quem disputava posição naquele momento.
Foto de: LAT Images
Jacques Villeneuve x Norberto Fontana - GP da Europa de 1997

8/12
Polêmica na decisão do título de 97. O retardatário Norberto Fontana, da Sauber, segurou Villeneuve, que disputava liderança, por um tempo considerável. Anos mais tarde, o argentino explicou: a Sauber, parceira da Ferrari, havia pedido para que ele segurasse Villeneuve de olho em beneficiar Schumacher.
Foto de: LAT Images
Mika Hakkinen x Michael Schumacher x Ricardo Zonta - GP da Bélgica de 2000

9/12
Schumacher e Hakkinen travavam duelo pela vitória em Spa, mas a presença de um retardatário teve grande interferência: o finlandês aproveitou a presença de Ricardo Zonta para mergulhar por dentro de Schumacher e obter a ultrapassagem. Na ocasião, Zonta fez o correto ao não mudar sua trajetória, mas sua presença foi decisiva para que uma das manobras mais belas da F1 acontecesse.
Foto de: XPB Images
Michael Schumacher x David Coulthard x Tarso Marques - GP do Brasil de 2001

10/12
Mais uma vez Schumacher teve pesadelos com um retardatário brasileiro. O alemão hesitou para passar Tarso Marques sob chuva em Interlagos, o que deu brecha para que Coulthard mergulhasse por dentro e tomasse a ponta.
Foto de: Ferrari Media Center
Juan Pablo Montoya x Jos Verstappen - GP do Brasil de 2001

11/12
Montoya liderava em Interlagos após uma ultrapassagem antológica em cima de Schumacher. Quando parecia caminhar tranquilo rumo à vitória, o colombiano foi atingido em cheio na traseira pelo retardatário Verstappen, da Arrows. Fim de prova para ambos.
Foto de: BMW AG
Nick Heidfeld x Takuma Sato (ou Sakon Yamamoto...) - GP da China de 2006

12/12
O último item da lista tem um tom de lambança. Heidfeld ficou preso atrás de uma Super Aguri nos metros finais do GP da China, o que o fez perder posições. Depois da prova, o alemão partiu para cima de Sakon Yamamoto, revoltado com o ocorrido. Mas, na verdade, ele se confundiu: quem o bloqueou foi o companheiro de Yamamoto, Takuma Sato.
Foto de: XPB Images
compartilhar
comentários

Artigo anterior
Novo volante pode dar dica de vantagem da Ferrari com pneus
Próximo artigo
Adiando o Futuro: O destino dos carros híbridos da F1

Carregar comentários
compartilhar
comentários