Mais atualizações: Williams e outras equipes revelam novidades no Japão
Williams testa nova asa dianteira mirando temporada 2020 da F1, enquanto Renault, Mercedes, Red Bull e outros times focam nas últimas corridas do ano
Williams Racing FW42 front wing detail
Giorgio Piola
A Williams testou uma nova asa dianteira durante os treinos livres para o GP do Japão. De acordo com a equipe, a peça faz parte do desenvolvimento do carro para 2020. Design da asa segue o conceito da maioria das equipes.
Leia também:
- Leclerc admite que falta de ritmo da Ferrari em Suzuka é uma surpresa
- Bottas lidera ‘possível quali’ e depende de mau tempo para ser pole no Japão
- F1 cancela atividades de sábado no Japão devido à chegada de supertufão; quali será horas antes da corrida
- Baixe o novo aplicativo do Motorsport.com! As notícias do mundo da velocidade direto no seu dispositivo
No primeiro treino desta sexta-feira, a equipe colocou George Russell na pista com o modelo velho e Robert Kubica com a peça nova, depois inverteram a ordem para analisar o desempenho geral do elemento. No TL2 o time manteve um carro com cada versão.
O novo modelo segue a tendência das equipes rivais de usar a parte interna da asa para direcionar o ar para dentro do conjunto e gerar maior pressão aerodinâmica, enquanto as extremidades possuem elementos que expulsam o ar para fora, limpando o fluxo sobre as rodas.
A Williams trouxe a aleta ajustável mais para o centro da asa, reduzindo a área que pode ser configurada pelos mecânicos ao longo dos fins de semana. A placa de acabamento das extremidades recebeu uma pequena crista para direcionar o ar para fora da área do carro.
Questionado pelo Motorsport.com se a nova asa representava um avanço, Kubica foi positivo, embora tenha destacado que os testes servem para avaliar o projeto do próximo ano.
“Até onde eu sei, o plano é avaliar a asa para o carro do ano que vem, e não necessariamente deveria melhorar a performance do modelo atual. A peça deve ajudar a liberar o potencial do carro de 2020. Embora eu não vá estar aqui, estou feliz por poder ajudar a tentar dar um retorno preciso ao time e ajudá-los no desenvolvimento do chassi”.
Russel disse que o objetivo não era que houvesse grande diferença, mas apenas recolher dados para os engenheiros entenderem o rumo a ser tomado no projeto.
“A diferença não seria algo gritante. O pessoal precisa acumular informações. Teremos bastante tempo para olhar para os resultados amanhã. Recolhemos muitos dados e acho que foi benéfico para o time. Fizemos tudo que gostaríamos de fazer”.
Renault também levou novidades
Nova asa dianteira da Renault (Acima) e a velha (abaixo).
Photo by: Mark Sutton / Sutton Images
A equipe francesa inaugurou uma nova asa dianteira que deve permanecer nos carros por todo o fim de semana. Os elementos foram totalmente alterados, encurtando as aletas horizontais superiores para permitir que as inferiores ganhassem novos componentes.
Esses componentes ajudam a aumentar a rotação do fluxo de ar e uma curvatura na seção interna da asa orienta o caminho do fluxo de ar. Os elementos superiores receberam extremidades reforçadas e o ponto em que os componentes se fixam à placa de acabamento foi remodelado para gerar mais downforce.
Demais equipes também levaram atualizações.
Mercedes e Red Bull foram as que mais levaram novidades à Suzuka. Os alemães estrearam uma série de novos elementos na lateral de seu carro, buscando direcionar o ar de forma diferente em diversos pontos, ao invés de priorizar uma orientação homogênea.
Enquanto isso, o time de Max Verstappen fez pequenas modificações na porção dianteira do carro e na asa traseira, não ficando claro quais são os benefícios reais das alterações. No entanto, as mudanças parecem ter surtido efeito, pois nessa sexta a equipe foi a que mais se aproximou das flechas de prata, superando a Ferrari.
Veja todas atualizações das equipes para o GP do Japão de F1
Aero details on the Red Bull Racing RB15
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Car of Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Mercedes F1 AMG W10 technical detail
Foto de: LAT Images
Mercedes F1 AMG W10 sidepods detail
Foto de: Giorgio Piola
Mercedes AMG F1 W10, detail front wing
Foto de: Giorgio Piola
Mercedes F1 AMG W10 front wing detail
Foto de: Giorgio Piola
Mercedes F1 AMG W10 sidepods detail
Foto de: Giorgio Piola
Mercedes F1 AMG W10, cover
Foto de: Giorgio Piola
Mercedes F1 AMG W10, cover
Foto de: Giorgio Piola
Mercedes F1 AMG W10, rear
Foto de: Giorgio Piola
Mercedes F1 AMG W10, rear
Foto de: Giorgio Piola
Red Bull RB15
Foto de: Motorsport.com / Japan
Front suspension of Red Bull Racing RB15
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Front Suspension of Red Bull Racing RB15
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Front Suspension of Red Bull Racing RB15
Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
Front wing of Red Bull Racing
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Front wing of Red Bull Racing RB15
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Front wing of Red Bull Racing RB15
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Front wing of Red Bull Racing RB15
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Red Bull Racing pit stop practice
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Red Bull Racing pit stop practice
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Red Bull Racing RB15 front detail
Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB15 front detail
Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB15 front detail
Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB15 front detail
Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB15 front detail
Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB15 rear wing detail
Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB15 rear wing detail
Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB15 rear wing detail
Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB15 rear wing detail
Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB15 front detail
Foto de: Giorgio Piola
Front Wing of Renault R.S.19
Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
Front Wing of Renault R.S.19
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Front Wing of Renault R.S.19
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Front Wing of Renault R.S.19
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Front wing of Renault R.S.19
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Front wing of Renault R.S.19
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Front wing of Renault R.S.19
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Front wing of Renault R.S.19
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Front wing of Renault R.S.19
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Front wing of Renault R.S.19
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
山本尚貴/Naoki Yamamoto, Scuderia Toro Rosso
Foto de: Motorsport.com / Japan
Naoki Yamamoto,Toro Rosso
Foto de: Tomohiro Yoshita
Naoki Yamamoto, Toro Rosso STR14
Foto de: Motorsport.com / Japan
McLaren MCL34, rear detail
Foto de: Giorgio Piola
McLaren MCL34 rear detail
Foto de: Giorgio Piola
Front wing of McLaren MCL34
Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
Front wing of Alfa Romeo Racing C38
Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
Front wing of Alfa Romeo Racing C38
Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
Front suspension of Alfa Romeo Racing C38
Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
Mercedes F1 AMG W10
Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB15
Foto de: Giorgio Piola
McLaren MCL34
Foto de: Giorgio Piola
Haas F1 Team VF-19
Foto de: Giorgio Piola
Engine Cover of Red Bull Racing RB15
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Car of Sergio Perez, Racing Point RP19
Foto de: Giorgio Piola
Car of Sebastian Vettel, Ferrari SF90
Foto de: Giorgio Piola
Rear wing of the Red Bull Racing RB15
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Diffuser details on the Red Bull Racing RB15
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Aero details on the Red Bull Racing RB15
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Williams Racing FW42 front wing detail
Foto de: Giorgio Piola
Williams Racing FW42 front wing detail
Foto de: Giorgio Piola
Toro Rosso STR14 with sensors
Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB15 rear floor detail
Foto de: Giorgio Piola
Racing Point RP19 front wings
Foto de: Giorgio Piola
Mercedes AMG F1 W10 front detail
Foto de: Giorgio Piola
Mercedes AMG F1 W10 front detail
Foto de: Giorgio Piola
Ferrari SF90 diffuser detail
Foto de: Giorgio Piola
Ferrari SF90 rear detail
Foto de: Giorgio Piola
Steering wheel of Red Bull Racing RB15
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Front wing of Renault R.S.19
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Aero on Renault R.S.19
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
F1: Norris e chefe da McLaren 'trocam farpas' por estratégia do GP da Austrália
F1: Preocupado com a Ferrari, Verstappen revela ajustes cruciais que o levaram até a pole na Austrália
F1: Sem liderar nenhum TL do GP do Bahrein, Verstappen diz que melhorias após as sessões ajudaram na pole
"Não poderia ter sido pior", diz Kubica sobre seu retorno à F1 com a Williams
F1: Há 12 anos acontecia o acidente que mudou a vida de Kubica
F1: Massa revela que tinha certeza de que Kubica o substituiria na Ferrari
F1: Vowles defende o fato de Albon ter assumido o carro de Sargeant
F1: Albon assume o carro de Sargeant para o restante do GP da Austrália
F1: Sem chassi substituto para Albon, Williams pode sacrificar Sargeant; entenda
Últimas notícias
F1: Russell diz se será favorecido ou não 'contra' novo companheiro após saída de Hamilton da Mercedes em 2025
Bandsports é a casa das corridas da plataforma TCR na televisão brasileira
F1: Liberty Media se aproxima de acordo para compra da Dorna Sports, dona da MotoGP
F1: Norris revela fraqueza do carro da McLaren em 2024
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments