Últimas notícias

Marko detona Sainz: “deve só se concentrar em guiar”

Após declarações de que deixaria a Toro Rosso ao fim do ano, chefe e consultor falam em lealdade: “a Red Bull que decide”

Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso

Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso

Sutton Motorsport Images

Dr Helmut Marko, Red Bull Motorsport Consultant and Christian Horner, Red Bull Racing Team Principal celebrates in parc ferme
Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso STR12 spins
Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso
Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso STR12
Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso STR12
Carlos Sainz
Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso
Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso
Christian Horner, Red Bull Racing Team Principal and Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso STR12

A declaração de Carlos Sainz na última quinta-feira, dizendo que não ficaria na Toro Rosso na temporada de 2018 não pegou bem internamente. Após Christian Horner, chegou a vez de Helmut Marko, consultor da Red Bull, criticar o jovem piloto.

O espanhol está em seu terceiro ano com a Toro Rosso, e o chefe da Red Bull, Christian Horner, disse nesta sexta-feira que não havia dúvida de que ele ficaria na escuderia de Faenza no ano que vem.

"Nós também exercemos nossa opção, então ele está sob contrato", disse Horner à TV inglesa Sky Sports F1. "Nós temos uma opção com ele para o próximo ano e no ano seguinte, então ele estará na Toro Rosso novamente no próximo ano."

Nenhum piloto ficou na Toro Rosso por quatro anos seguidos, mas Max Verstappen e Daniel Ricciardo têm acordos com a Red Bull Racing para o próximo ano.

Marko disse que o "confuso" Sainz deveria se concentrar em sua pilotagem, dizendo que o espanhol havia cometido "alguns erros tolos" neste ano.

"Eu acho que ele está um pouco confuso", disse ele à Sky Sports News. "Eu posso ver isso em sua direção. Ele já cometeu alguns erros tolos nesta temporada.”

"O contrato está claro. Você sabe, na Áustria dizemos: ‘não morda as mãos que o alimentam’."

"E foi o senhor (Dietrich) Mateschitz e eu que colocamos Sainz na Toro Rosso. Ninguém mais lhe deu uma chance.”

"Nós enviamos a ele uma carta dizendo que nós exerceríamos a opção, e até onde eu sei – no tempo que estive na Red Bull - o piloto não decide o que faz com o contrato. O chefe que toma as decisões.”

"Eu acho que ele deveria se concentrar em guiar. Nas últimas duas corridas, Kvyat sempre andou à frente. Ainda não falei com ele, então talvez seja um grande equívoco nas línguas espanhola, inglesa e alemã."

Marko sugeriu que a Red Bull liberaria Sainz se uma equipe como a Ferrari estivesse interessada em tê-lo.

"Eu disse a ele no ano passado que se a Ferrari chegasse, poderíamos conversar. Mas eles não mencionaram nada que indicasse que estavam interessados em Sainz. Talvez seja o pai que está sonhando mais. O pai está aqui, fala com quem quer ouvir. É sempre uma situação engraçada".

Perguntado se Sainz estava frustrado, Marko acrescentou: "Primeiro ele deve andar bem. Ele deve usar o que ele tem ao máximo".

"Lealdade" é importante

Chefe da equipe Toro Rosso, Franz Tost concordou com Marko e Horner insistindo que Sainz fica na equipe.

Ele também enfatizou que Sainz deve mostrar "lealdade" a seus atuais empregadores, após o financiamento de sua carreira pela Red Bull.

"Não é uma decisão de Carlos Sainz", disse Tost na conferência de imprensa da FIA. "Ele tem um contrato da Red Bull e a Red Bull decide o que ele fará no futuro.”

"Estou um pouco confuso com essa discussão nesta fase do ano, porque a Red Bull pagou e financiou a carreira completa de Carlos. Ela pagou por sua temporada de BMW, Fórmula Renault,e depois Fórmula 3, GP3, 3,5 e três anos na F1.”

"Por que a Red Bull deveria deixá-lo agora? Às vezes, a lealdade é importante."

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Massa se preocupa com atualização da Williams: “não foi bem”
Próximo artigo “Não vejo por que Massa não ficaria em 2018”, diz Williams

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil