Últimas notícias

Massa é contra mudança de GP do Brasil para o Rio: "Não estou convencido"

GP do Brasil foi vencido por vários brasileiros ao longo da história. Com a Ferrari, Massa saiu vitorioso em 2006 e 2008

Race winner Felipe Massa, Ferrari

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Felipe Massa, que estará em São Paulo neste fim de semana para participar do Senna Day Festival, afirmou que o GP do Brasil de Fórmula 1 em Interlagos, é "a corrida mais bonita" do ano e defendeu a permanência da categoria no circuito paulistano: "Quero manter a tradição". 

Leia também:

Para Massa, que venceu o GP do Brasil em 2006 e 2008, e que só não venceu em 2007 porque precisou dar a vitória ao companheiro Kimi Raikkonen, que disputava o título naquele ano, os pilotos brasileiros se dedicam um pouco mais quando correm em casa.

"É a corrida mais bonita. Para um brasileiro, correr em Interlagos é sempre especial. Obviamente, para ir bem você precisa de um carro competitivo, mas acho que os pilotos brasileiros realmente fazem um esforço extra”.

O vice-campeão mundial de 2008, destacou suas conquistas no Brasil, lembrando que está entre os que mais venceram no país. Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna e Massa venceram duas vezes cada um em Interlagos e Nelson Piquet triunfou duas vezes também, mas em Jacarepaguá.

“Estou entre os pilotos brasileiros que alcançaram mais sucesso em casa, na companhia de Ayrton, Emerson e Nelson. Também me sinto honrado por ser o piloto brasileiro que alcançou mais pódios em Interlagos”.

Sobre a possibilidade de ver a categoria voltando a ser disputada no Rio de Janeiro, Massa deixou claro ser contra, afirmando que não é o momento certo e que prefere que a tradição seja mantida.

“Espero também que o Grande Prêmio do Brasil continue nessa pista. Recentemente conversamos sobre um projeto de levar a F1 de volta ao Rio, mas não estou convencido de que é o momento certo para fazê-lo. Estou entre aqueles que querem manter a tradição de Interlagos".

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui. 

Veja 20 fatos sobre a carreira de Felipe Massa na Fórmula 1:

Massa conquistou seu primeiro ponto na F1 logo em sua segunda corrida no mundial, na Malásia em 2002. Um sexto posto.
Em 2002, Massa foi ordenado a ceder posição para o parceiro Nick Heidfeld por duas vezes, no GP da Europa (onde não obedeceu) e no GP da Alemanha (quando acatou. Com clima ruim, ele saiu do time no fim do ano.
Massa liderou uma corrida pela primeira vez no GP do Brasil de 2004, por duas voltas.
Conquistando um sexto lugar em sua despedida da Sauber na China em 2005 – naquela que foi a última corrida da Sauber após a entrada da BMW -, Felipe Massa ganhou de presente seu carro do chefe, Peter Sauber.
Ele conquistou 41 pódios na carreira. O primeiro foi no GP da Europa de 2006.
A 1ª vitória de Massa na F1 (Turquia/2006) foi possibilitada apenas devido a uma rodada de Vitantonio Liuzzi. Com um Safety Car, ele e Schumacher foram para o box ao mesmo tempo, com o alemão saindo em 3º, atrás de Alonso. A Ferrari não pôde inverter as posições.
De todas as 11 vitórias na F1, em nenhuma Felipe Massa saiu de uma posição pior que o segundo lugar no grid.
Em 2007, Massa dividiu o recorde de pole positions com Lewis Hamilton: seis para cada um.
Massa ficou a um ponto do título de 2008, mas foi quem mais venceu provas na temporada: seis contra cinco do campeão, Lewis Hamilton.
Massa liderou o mundial por duas vezes na carreira, se tornando o único brasileiro a conseguir a façanha após Ayrton Senna. Foi após os GPs da França de 2008 e da Malásia de 2010.
O acidente mais sério de sua carreira foi no GP da Hungria de 2009, quando uma mola se desprendeu do carro de Rubens Barrichello e acertou sua cabeça. Massa só voltou a correr em 2010.
O polêmico GP da Alemanha de 2010 foi exatamente um ano depois do incidente na classificação para o GP da Hungria de 2009 (25 de julho).
Massa não conseguiu chegar à frente do companheiro de Ferrari Fernando Alonso em uma corrida que ambos tivessem concluído entre os GPs da China de 2011 e da Índia de 2013 (52 provas).
O brasileiro também ficou sem se classificar à frente do espanhol entre os GPs do Canadá de 2011 e Malásia 2013 (34 provas).
Massa é o brasileiro que mais subiu ao pódio no GP do Brasil. Foram cinco vezes, duas como vencedor.
Sua última de 16 pole positions foi conquistada no GP da Áustria de 2014. Foi a única vez que um carro que não fosse Mercedes, Ferrari ou Red Bull largou em primeiro na era turbo-híbrida da F1.
O último pódio de Massa (e também ultimo do Brasil na F1) foi no GP da Itália de 2015.
Massa foi desclassificado em dois GPs: GP do Canadá 2007 (por sair do box com a luz vermelha acesa) e GP do Brasil 2015 (por seu pneu traseiro ultrapassar a temperatura limite durante a prova).
A última vez que Massa liderou uma corrida foi na Inglaterra, em 2015. Foi por 19 voltas. Ao todo ele liderou 936 voltas na carreira.
Mesmo com grande carreira na F1, Massa superou o companheiro de equipe ao final do ano apenas em 2005 (na Sauber, com Jacques Villeneuve), em 2008 (na Ferrari, com Kimi Raikkonen) e em 2017 (na Williams, com Lance Stroll).
20

Siga o Motorsport.com no TwitterFacebookInstagram Youtube.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Confira os horários do tributo a Ayrton Senna em São Paulo
Próximo artigo Ex-presidente da Ferrari cita Massa e Barrichello e diz que equipe precisa de piloto que ganhe e outro que some pontos

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil