Entrevista

Massa: Leclerc demonstrou ser o futuro e Vettel "será analisado"

Felipe Massa opinou que Charles Leclerc "já demonstrou ser o futuro para a Ferrari" e que Sebastian Vettel será "analisado" pela equipe italiana durante a temporada de 2020

Sebastian Vettel, Ferrari, congratulates Charles Leclerc, Ferrari, on securing pole

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

A Ferrari surpreendeu o mundo do automobilismo ao anunciar, pouco antes do Natal, a renovação de Charles Leclerc, com um contrato extenso, mantendo o piloto com a equipe italiana até o final da temporada de 2024. Do outro lado, o tetracampeão Sebastian Vettel tem um contrato que se encerra ao final da temporada de 2020.

Leclerc teve uma temporada de estreia sólida com a Ferrari em 2019, conquistando sua primeira pole e ficando perto da vitória já em sua segunda prova, no GP do Bahrein. Ao longo do ano ainda conseguiu duas vitórias (Spa e Monza, ambas com Lewis Hamilton em segundo) e um total de ste pole positions, mais que qualquer piloto no ano, terminando a frente de Vettel no mundial de construtores.

O editor recomenda:

Massa, que conhece muito bem os corredores de Maranello, tendo sido piloto de testes da Ferrari e logo em seguida piloto titular da equipe entre 2006 e 2013, foi entrevistado pelo Motorsport.com sobre sua opinião quanto à renovação antecipada de Leclerc enquanto Vettel começa a temporada sem um contrato para o ano seguinte.

"Penso que essa temporada mostrará a direção que a Ferrari tomará para o futuro. Charles já demonstrou ser o futuro para a Ferrari, demonstrou ser um piloto que tem cinco anos de contrato adiante", afirmou o brasileiro.

"Isso justifica ele ter ao final um contrato longo. Já Sebastian penso que neste ano a Ferrari vai analisá-lo e verá se o mantém para 2021 ou não. Temos que esperar que a temporada comece e entender como que se moverão as coisas para os próximos anos", analisou o atual piloto da Venturi na Fórmula E.

Perguntado se estabilidade no regulamento que a Fórmula 1 terá em 2020 levará a uma aproximação entre as equipes, Massa respondeu: "Não, não é fácil. Talvez seja um pouco mais complicado para algumas equipes, não a Ferrari, talvez para a Red Bull, mas as outras equipes teriam que dar um grande passo a frente, e sabemos o quão difícil isso é na Fórmula 1.

Assim, o que vamos ver no final é Mercedes, Ferrari e Red Bull lutando, enquanto os outros vão estar sempre em uma grande briga entre eles. Realmente não acho que as coisas vão mudar e realmente espero que a diferença entre as três equipes da frente seja menor, assim podemos ver mais pilotos ganhando. É isso que os fãs querem ver", finalizou.

GALERIA: Relembre a carreira meteórica de Leclerc

Primórdios da carreira: kart
Leclerc foi campeão no Mundial CIK-FIA KF3 em 2011, divisão júnior da categoria. Mais tarde, ele foi vice-campeão no CIK-FIA World KZ, perdendo o título para ninguém menos que Max Verstappen.
Forte amizade com Bianchi
Jules Bianchi e Charles Leclerc eram amigos desde a infância. O monegasco viu o amigo sofrer um acidente no GP do Japão de 2014 que resultou na morte do francês. Um duro golpe para o jovem piloto.
2014 - Fórmula Renault 2.0
Naquela temporada o monegasco disputou a 2.0 Alpes, onde foi vice campeão, e ainda fez algumas provas na Eurocup 2.0. Correu pela Fortec em ambas.
2015 - Fórmula 3 Europa e GP de Macau
Charles Leclerc foi quarto colocado no campeonado e vice-campeão na importante corrida realizada anualmente na Ásia. Neste ano ele pilotou pela Van Amersfoort.
2015 - Fórmula 3 Europa e GP de Macau
Leclerc foi o melhor entre os pilotos que ficaram atrás das 'gigantes da base', Prema e Carlin. O campeonato foi vencido por Felix Rosenqvist e Antonio Giovinazzi foi o vice.
2016 - Campeão da GP3
O monegasco disputou seu primeiro campeonato por uma das equipes dominantes das categorias inferiores, faturando o título depois de bater o rival Alexander Albon no campeonato.
2017 - Título na Fórmula 2
Pilotando pela Prema, já de olho na F1, Leclerc venceu o campeonato da F2 com sete vitórias e oito poles em 22 corridas. Naquele ano, Leclerc sofreu outro duro golpe da vida, a perda do pai, que faleceu pouco antes da conquista do título.
2017 - Título na Fórmula 2
Ao fim da temporada, Leclerc foi procurado pela Sauber, que já estava sob influência da Ferrari/ Alfa Romeo, que apoiavam a carreira do piloto.
2018 - Destaques na Sauber
Leclerc sofreu para se encontrar logo no início da temporada de estreia na F1, mas no GP de Baku, no Azerbaijão, o piloto se encontrou e alcançou um sexto lugar, dando início a uma temporada de destaque.
2018 - Destaques na Sauber
Depois de pontuar dez vezes no ano, Leclerc terminou o ano com 39 pontos, contra 9 de Marcus Ericsson, o que lhe garantiu uma oferta para dar um salto na carreira ao assinar com a Ferrari.
2019 - Início de uma era na Ferrari
Logo em sua segunda corrida pela equipe italiana, no Bahrein, o jovem Leclerc mostrou a que veio, conquistando a pole e liderando boa parte da corrida. Nas últimas voltas, uma falha no motor da Ferrari fez o monegasco cair para a terceira posição, seu primeiro pódio.
2019 - Primeira vitória em um fim de semana infeliz
Leclerc dominou o companheiro, Sebastian Vettel, e os demais rivais para faturar a primeira vitória de sua carreira. No entanto, o acidente fatal de Anthoine Hubert na F2 no dia anteior à corrida, acabou trazendo um clima pesado ao fim de semana.
2019 - Primeira vitória em um fim de semana infeliz
Leclerc, que era próximo de Hubert, dedicou a vitória ao amigo.
2019 - Consagração em frente aos Tifosi
Em Monza, Leclerc conquistou o maior feito de sua carreira até aqui. Fez a pole, segurou os ataques do pentacampeão Lewis Hamilton ao longo da corrida e venceu em frente a legião de fãs da Ferrari.
2019 - Consagração em frente aos Tifosi
A vitória na Itália, casa da Ferrari, elevou Leclerc ao patamar de ídolo para os fãs da marca e entusiastas da Fórmula 1.
15

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 muda o formato do fim de semana de corrida a partir de 2021; entenda como ficou
Próximo artigo F1 e MotoGP terão recorde de datas conflitantes em 2020

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil