Últimas notícias

Massa revela como 'desistiu' da aposentadoria na F1 pela 2ª vez e critica Paddy Lowe: 'Esperava mais'

Ex-piloto da Ferrari e Williams revelou detalhes no podcast oficial da Fórmula 1, "Beyond The Grid"

Paddy Lowe, Chief Technical Officer, Williams Formula 1, Felipe Massa, Williams

Paddy Lowe, Chief Technical Officer, Williams Formula 1, Felipe Massa, Williams

Glenn Dunbar / Motorsport Images

Em entrevista ao podcast oficial da Fórmula 1, o "Beyond The Grid", o brasileiro Felipe Massa detalhou sua carreira e até falou sobre como gostaria de ter permanecido com a Williams para a temporada de 2018.

Leia também:

"No último ano, eu estava pilotando tão bem, em 2017, infelizmente nas corridas que era para eu estar no pódio, tive azar. Em Baku, em outras corridas que poderia ter chegado em quarto, quinto. Mas eu estava indo bem, achava que estava competitivo e até estava pensando em ficar mais um ano. E falei para equipe: “Olha, por mim tudo bem ficar mais um ano, mas preciso que vocês decidam se me querem no time”. E eles não estavam me falando", disse Massa, que ficou 15 temporadas na F1, foi vice-campeão em 2008 e venceu 11 corridas (veja galeria abaixo com 20 episódios marcantes da carreira do piloto).

Em 2016, o brasileiro havia anunciado sua saída da Fórmula 1, mas após a inesperada aposentadoria do campeão Nico Rosberg, que foi substituído na Mercedes por Valtteri Bottas, até então na Williams, a equipe inglesa pediu para Massa voltar para 2017.

"E eu cheguei na corrida em Austin e falei que precisava saber até a corrida no Brasil se queriam que eu ficasse ou não, porque no Brasil eu iria anunciar que estava parando. Eu queria correr numa equipe que me queria correndo. Eles esperaram até o México depois da corrida e falei: ‘Vocês têm uma semana para me falar’. Aí depois da corrida tivemos uma reunião por telefone, porque eu fui para Miami, com Claire (Williams), Mike O’Driscoll (director executive da equipe) e Paddy (Lowe, ex-diretor técnico)", relembrou Massa.

"E eles me disseram: 'Estamos numa situação difícil do lado financeiro, te amamos, mas não podemos gastar dinheiro no seu salário e precisamos de alguém que traga dinheiro para a equipe'. Eu respondi: 'Muito obrigado, fui um prazer pilotar para vocês'. Aí eu decidi no Brasil que iria parar. E estava feliz porque tinha feito o certo. E fiquei mais feliz ainda no começo do outro ano quando vi como eles estavam. Acho que foi a melhor decisão que fiz na minha carreira. No fim, quem dirige é o piloto. Quando você vai pra direção de apostar só no piloto que traz dinheiro, não pode dar certo. No ano passado, se provou a decisão errada. Não pode dar certo. E eles sofreram no fim. Agora o carro está pior do que o ano passado. E acho que eles têm bons pilotos agora", completou.

A Williams acabou optando por ter Sergey Sirotkin ao lado de Lance Stroll e teve o pior ano de sua história em 2018, sendo que 2019 já demonstra que o recorde negativo será superado, já que a Williams não consegue sair da última fila do grid e é a única equipe da F1 que não marcou nenhum ponto ainda neste ano.

Paddy Lowe criticado

Felipe Massa, Williams

Felipe Massa, Williams

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Felipe Massa, Williams FW38 with the Halo cockpit cover

Felipe Massa, Williams FW38 with the Halo cockpit cover

Foto de: XPB Images

Felipe Massa, Williams FW38 with the Halo cockpit cover

Felipe Massa, Williams FW38 with the Halo cockpit cover

Foto de: XPB Images

Felipe Massa, Williams

Felipe Massa, Williams

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Felipe Massa, Williams

Felipe Massa, Williams

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Felipe Massa, Williams FW40

Felipe Massa, Williams FW40

Foto de: Sutton Motorsport Images

Felipe Massa, Williams, Mansour Ojjeh, CEO, TAG

Felipe Massa, Williams, Mansour Ojjeh, CEO, TAG

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Felipe Massa, Williams celebrates in parc ferme

Felipe Massa, Williams celebrates in parc ferme

Foto de: Sutton Motorsport Images

Felipe Massa, Williams, waves from the podium whilst celebrating after his final home Grand Prix

Felipe Massa, Williams, waves from the podium whilst celebrating after his final home Grand Prix

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Felipe Massa, Williams celebrates his last Brazilian race in parc ferme

Felipe Massa, Williams celebrates his last Brazilian race in parc ferme

Foto de: Sutton Motorsport Images

Felipe Massa, Williams FW40

Felipe Massa, Williams FW40

Foto de: Sutton Motorsport Images

Felipe Massa, Williams celebrates in parc ferme

Felipe Massa, Williams celebrates in parc ferme

Foto de: Sutton Motorsport Images

Felipe Massa, Williams celebrates in parc ferme

Felipe Massa, Williams celebrates in parc ferme

Foto de: Sutton Motorsport Images

Felipe Massa, Williams celebrates his last Brazilian race on the podium

Felipe Massa, Williams celebrates his last Brazilian race on the podium

Foto de: Sutton Motorsport Images

Felipe Massa, Williams celebrates his last Brazilian race on the podium

Felipe Massa, Williams celebrates his last Brazilian race on the podium

Foto de: Sutton Motorsport Images

Felipe Massa, Williams, with his son Felipinho waves to his home fans from the podium after his fina

Felipe Massa, Williams, with his son Felipinho waves to his home fans from the podium after his fina

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Felipe Massa, Williams FW40 celebrates his last Brazilian Grand Prix in parc ferme  with his wife Ra

Felipe Massa, Williams FW40 celebrates his last Brazilian Grand Prix in parc ferme with his wife Ra

Foto de: Sutton Motorsport Images

Felipe Massa, Williams FW40 celebrates his last Brazilian Grand Prix in parc ferme  with his wife Ra

Felipe Massa, Williams FW40 celebrates his last Brazilian Grand Prix in parc ferme with his wife Ra

Foto de: Sutton Motorsport Images

18

Massa criticou Paddy Lowe, que chegou com fama de ter feito o carro campeão da Mercedes e acabou deixando o cargo de diretor técnico da Williams no começo desta temporada.

"Para ser honesto, quando a Williams contratou Paddy eu fique feliz. O que ele fez com a McLaren foi ótimo. Depois ele foi para a Mercedes, vencendo os títulos. Achei que ele era o que precisávamos. Ele chegou na Williams, e eu honestamente esperava bem mais. Era um ótimo cara, mas eu esperava mais".

20 COISAS DA CARREIRA DE FELIPE MASSA QUE VOCÊ PRECISA SABER

Massa conquistou seu primeiro ponto na F1 logo em sua segunda corrida no mundial, na Malásia em 2002. Um sexto posto.

Massa conquistou seu primeiro ponto na F1 logo em sua segunda corrida no mundial, na Malásia em 2002. Um sexto posto.

Foto de: Sauber Petronas

Em 2002, Massa foi ordenado a ceder posição para o parceiro Nick Heidfeld por duas vezes, no GP da Europa (onde não obedeceu) e no GP da Alemanha (quando acatou. Com clima ruim, ele saiu do time no fim do ano.

Em 2002, Massa foi ordenado a ceder posição para o parceiro Nick Heidfeld por duas vezes, no GP da Europa (onde não obedeceu) e no GP da Alemanha (quando acatou. Com clima ruim, ele saiu do time no fim do ano.

Foto de: Sauber Petronas

Massa liderou uma corrida pela primeira vez no GP do Brasil de 2004, por duas voltas.

Massa liderou uma corrida pela primeira vez no GP do Brasil de 2004, por duas voltas.

Foto de: Bridgestone Corporation

Conquistando um sexto lugar em sua despedida da Sauber na China em 2005 – naquela que foi a última corrida da Sauber após a entrada da BMW -, Felipe Massa ganhou de presente seu carro do chefe, Peter Sauber.

Conquistando um sexto lugar em sua despedida da Sauber na China em 2005 – naquela que foi a última corrida da Sauber após a entrada da BMW -, Felipe Massa ganhou de presente seu carro do chefe, Peter Sauber.

Foto de: XPB Images

Ele conquistou 41 pódios na carreira. O primeiro foi no GP da Europa de 2006.

Ele conquistou 41 pódios na carreira. O primeiro foi no GP da Europa de 2006.

Foto de: XPB Images

A 1ª vitória de Massa na F1 (Turquia/2006) foi possibilitada apenas devido a uma rodada de Vitantonio Liuzzi. Com um Safety Car, ele e Schumacher foram para o box ao mesmo tempo, com o alemão saindo em 3º, atrás de Alonso. A Ferrari não pôde inverter as posições.

A 1ª vitória de Massa na F1 (Turquia/2006) foi possibilitada apenas devido a uma rodada de Vitantonio Liuzzi. Com um Safety Car, ele e Schumacher foram para o box ao mesmo tempo, com o alemão saindo em 3º, atrás de Alonso. A Ferrari não pôde inverter as posições.

Foto de: XPB Images

De todas as 11 vitórias na F1, em nenhuma Felipe Massa saiu de uma posição pior que o segundo lugar no grid.

De todas as 11 vitórias na F1, em nenhuma Felipe Massa saiu de uma posição pior que o segundo lugar no grid.

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Em 2007, Massa dividiu o recorde de pole positions com Lewis Hamilton: seis para cada um.

Em 2007, Massa dividiu o recorde de pole positions com Lewis Hamilton: seis para cada um.

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Massa ficou a um ponto do título de 2008, mas foi quem mais venceu provas na temporada: seis contra cinco do campeão, Lewis Hamilton.

Massa ficou a um ponto do título de 2008, mas foi quem mais venceu provas na temporada: seis contra cinco do campeão, Lewis Hamilton.

Foto de: LAT Images

Massa liderou o mundial por duas vezes na carreira, se tornando o único brasileiro a conseguir a façanha após Ayrton Senna. Foi após os GPs da França de 2008 e da Malásia de 2010.

Massa liderou o mundial por duas vezes na carreira, se tornando o único brasileiro a conseguir a façanha após Ayrton Senna. Foi após os GPs da França de 2008 e da Malásia de 2010.

Foto de: Eric Gilbert

O acidente mais sério de sua carreira foi no GP da Hungria de 2009, quando uma mola se desprendeu do carro de Rubens Barrichello e acertou sua cabeça. Massa só voltou a correr em 2010.

O acidente mais sério de sua carreira foi no GP da Hungria de 2009, quando uma mola se desprendeu do carro de Rubens Barrichello e acertou sua cabeça. Massa só voltou a correr em 2010.

Foto de: Sutton Motorsport Images

O polêmico GP da Alemanha de 2010 foi exatamente um ano depois do incidente na classificação para o GP da Hungria de 2009 (25 de julho).

O polêmico GP da Alemanha de 2010 foi exatamente um ano depois do incidente na classificação para o GP da Hungria de 2009 (25 de julho).

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Massa não conseguiu chegar à frente do companheiro de Ferrari Fernando Alonso em uma corrida que ambos tivessem concluído entre os GPs da China de 2011 e da Índia de 2013 (52 provas).

Massa não conseguiu chegar à frente do companheiro de Ferrari Fernando Alonso em uma corrida que ambos tivessem concluído entre os GPs da China de 2011 e da Índia de 2013 (52 provas).

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

O brasileiro também ficou sem se classificar à frente do espanhol entre os GPs do Canadá de 2011 e Malásia 2013 (34 provas).

O brasileiro também ficou sem se classificar à frente do espanhol entre os GPs do Canadá de 2011 e Malásia 2013 (34 provas).

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Massa é o brasileiro que mais subiu ao pódio no GP do Brasil. Foram cinco vezes, duas como vencedor.

Massa é o brasileiro que mais subiu ao pódio no GP do Brasil. Foram cinco vezes, duas como vencedor.

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Sua última de 16 pole positions foi conquistada no GP da Áustria de 2014. Foi a única vez que um carro que não fosse Mercedes, Ferrari ou Red Bull largou em primeiro na era turbo-híbrida da F1.

Sua última de 16 pole positions foi conquistada no GP da Áustria de 2014. Foi a única vez que um carro que não fosse Mercedes, Ferrari ou Red Bull largou em primeiro na era turbo-híbrida da F1.

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

O último pódio de Massa (e também ultimo do Brasil na F1) foi no GP da Itália de 2015.

O último pódio de Massa (e também ultimo do Brasil na F1) foi no GP da Itália de 2015.

Foto de: Mercedes AMG

Massa foi desclassificado em dois GPs: GP do Canadá 2007 (por sair do box com a luz vermelha acesa) e GP do Brasil 2015 (por seu pneu traseiro ultrapassar a temperatura limite durante a prova).

Massa foi desclassificado em dois GPs: GP do Canadá 2007 (por sair do box com a luz vermelha acesa) e GP do Brasil 2015 (por seu pneu traseiro ultrapassar a temperatura limite durante a prova).

Foto de: XPB Images

A última vez que Massa liderou uma corrida foi na Inglaterra, em 2015. Foi por 19 voltas. Ao todo ele liderou 936 voltas na carreira.

A última vez que Massa liderou uma corrida foi na Inglaterra, em 2015. Foi por 19 voltas. Ao todo ele liderou 936 voltas na carreira.

Foto de: XPB Images

Mesmo com grande carreira na F1, Massa superou o companheiro de equipe ao final do ano apenas em 2005 (na Sauber, com Jacques Villeneuve), em 2008 (na Ferrari, com Kimi Raikkonen) e em 2017 (na Williams, com Lance Stroll).

Mesmo com grande carreira na F1, Massa superou o companheiro de equipe ao final do ano apenas em 2005 (na Sauber, com Jacques Villeneuve), em 2008 (na Ferrari, com Kimi Raikkonen) e em 2017 (na Williams, com Lance Stroll).

Foto de: Sutton Motorsport Images

20

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Porsche construiu motor para competir na Fórmula 1 em 2021
Próximo artigo Mercedes revela como Bottas foi passado por Verstappen em Mônaco

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil