Últimas notícias

McLaren: F1 não deveria depender do dinheiro para sucesso

CEO da equipe britânica diz que Liberty precisa fazer valer seus interesses frente a times que não querem teto de gastos

Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H, Sebastian Vettel, Ferrari SF71H, Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09, Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W09, Max Verstappen, Red Bull Racing RB14 Tag Heuer, and the rest of the field at the start of the race

Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H, Sebastian Vettel, Ferrari SF71H, Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09, Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W09, Max Verstappen, Red Bull Racing RB14 Tag Heuer, and the rest of the field at the start of the race

Sam Bloxham / Motorsport Images

Os problemas atuais da Fórmula 1 devem agir como um incentivo - e não como um impedimento - para que a Liberty Media, sua proprietária, continue propondo uma grande reformulação das regras para 2021, disse o CEO da McLaren, Zak Brown.

Com um crescente abismo de desempenho entre as três principais equipes e o restante do grid, a quase falência da Force India e uma situação em que pilotos de alto nível como Esteban Ocon podem perder lugares, Brown acha que chegou a hora de agir.

Ele acredita que, em vez de a Liberty responder às dificuldades adotando uma atitude cautelosa, os eventos devem torná-la ainda mais convencida da necessidade de uma revisão radical no regulamento.

"Eu acho que todos nós vimos isso acontecer, e eu não invejo o que a Liberty herdou porque isso começou há algum tempo", disse Brown ao Motorsport.com.

"Bernie Ecclestone tinha o controle e estava comandando tudo, mas era uma bomba-relógio, e agora algumas coisas explodiram.”

"E eu disse isso para eles (Liberty), e não é legal, mas às vezes você precisa que as coisas realmente quebrem para consertá-las. A crise das hipotecas e a crise financeira são bons exemplos. O setor bancário hoje está muito melhor por causa da crise financeira. E qualquer um no setor financeiro sabia que eles acabariam quebrando.”

"Infelizmente algumas destas coisas que foram quebradas foram infelizmente necessárias para podermos apertar o botão de reset."

"Eu nunca pensei que a F1 fosse grande demais para fracassar. Mas eu acho que a indústria como um todo tem uma arrogância que vai cuidar de si mesma. Eu não posso te dizer quantas vezes eu ouvi ‘isso sempre se consertará’. O Lehman Brothers afundou e esse foi o começo para consertar as coisas.”

"Seja uma equipe de corrida ou um piloto que deveria estar pilotando e acaba na rua. Essas serão coisas que precisaremos tomar conhecimento."

Embora uma mudança importante das regras de motor para 2021 esteja parecendo improvável, porque nenhum novo fabricante está interessado em aderir, Brown espera que os planos de um teto orçamentário e as regras para os novos carros não sejam enfraquecidas.

"Eles (Liberty) precisam fazer isso este ano e temos conversado sobre isso por tempo suficiente", disse ele.

"Eles têm todas as ideias certas, eles tiveram toda a contribuição das equipes, eles sabem onde está a resistência. Eles só precisam fazer isso. Eles são donos do esporte."

"Embora existam coisas que eles não podem fazer em 2019 e 2020, o ano de 2021 é uma folha de papel limpa, e eles só precisam fazer o que eles dizem que vão fazer e serem duros sobre isso. E se as pessoas não gostarem, elas podem deixar o esporte.”

"Eu acredito que a Liberty quer fazer o que é melhor para o esporte, mas as equipes que têm a capacidade de gastar acima do limite de orçamento vão ver isso como uma desvantagem para eles.”

"Mas eles devem ter confiança suficiente em sua equipe. Eles não deveriam ter que depender do dinheiro para comprar seu sucesso."

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Haas: Grosjean precisa manter boa forma para ficar em 2019
Próximo artigo Sondado pela Toro Rosso, Mick Schumacher quer ir para a F2

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil