Últimas notícias

Mercedes: Mudar conceito da asa dianteira pode levar meses

Chefe do time diz que acredita em convergência entre as equipes durante a temporada, mas que grandes alterações serão lentas

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1 W10

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1 W10

Steve Etherington / Motorsport Images

Os novos regulamentos aerodinâmicos da Fórmula 1 de 2019 trouxeram uma fascinante divergência de abordagens sobre a melhor forma de gerenciar o fluxo de ar na frente do carro.

Leia também:

Embora times como Mercedes e Red Bull tenham optado por designs de asa dianteira mais tradicionais, a Ferrari e a Alfa Romeo fizeram algo totalmente diferente – com as bordas externas da asa dianteira inclinadas para baixo em direção à placa final para ajudar a produzir o fluxo externo.

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, disse que sua equipe está fazendo o que lhe bem serviu nos últimos anos, mas que não deve ignorar a possibilidade de que possa haver ideias melhores no grid.

"Você precisa ter a mente aberta", disse ele em um evento da patrocinadora da Mercedes, a Petronas. "Sempre tivemos uma filosofia de design diferente de muitas das outras equipes”.

"Nós fomos diferentes das outras equipes. Nós nunca tivemos rake no carro em comparação com algumas das outras equipes. Não é porque acreditamos que nosso conceito é superior em todos os ângulos, mas acreditamos que todo o pacote de unidade de potência do carro é melhor para nós desse jeito.”

"Dito isso, e com a nova mudança regulatória, você precisa ter a mente aberta sobre o que os outros fizeram. E se algo funcionar melhor, todas as equipes no momento olharão o que os outros colocaram no carro e tentarão fazer o mesmo."

"Essas são coisas que você não faz de um dia para o outro. Se você pensasse em mudar o conceito aerodinâmico do carro, não é questão de dias ou semanas. É uma questão de meses.”

O cronograma de Wolff de levar vários meses para mudar os conceitos da asa dianteira está alinhado com o que o diretor técnico da Renault, Nick Chester, prevê.

"Se você decidir que está no caminho errado e precisar ir para um conceito de asa dianteira muito diferente, não será fácil", disse Chester, quando perguntado pelo Motorsport.com sobre como seria desafiador mudar totalmente os conceitos.

"Há um longo caminho. Então, você teria que desenvolver por alguns meses para fazer tudo funcionar, então não seria fácil mudar."

Chester disse que sua equipe ainda está avaliando os diferentes conceitos de asas, e sugeriu que ao longo da temporada poderia haver alguma convergência entre os times no melhor design.

"Obviamente estamos sempre interessados ​​no que outras pessoas estão fazendo, por isso estamos olhando para as outras opções", disse ele.

"Há uma grande variedade entre tentar obter o máximo de carga externa possível e tentar usar o outwash para empurrar o ar para fora da roda para tentar descarregar isso e não forçar demais a asa e as estruturas da placa final.”

"Então há um pouco de equilíbrio a ser atingido e ao longo da temporada veremos como todos se desenvolvem, e eu espero que haja uma tendência de ir para um lado. Mas, por outro lado, existem carros se saindo muito bem com soluções diferentes."

O diretor técnico da Force India, Andy Green, disse que não é impossível que as diferentes abordagens permaneçam, já que as equipes pensaram em como equilibrar a falto dos benefícios do outwash.

"Equipes como a Mercedes estão com sua filosofia há um bom tempo", disse ele. "Eles se destacaram como diferentes e conquistaram cinco campeonatos. Portanto, há sempre espaço para outra filosofia, e eles provaram isso ao longo dos anos”.

"Podemos acabar com várias, ou uma ou duas filosofias diferentes na asa dianteira e ambas podem ser igualmente competitivas. Teremos que esperar para ver."

Reportagem adicional por Marco Congiu

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Kimi diz que transição da Ferrari para Alfa Romeo tem sido “fácil”
Próximo artigo Bottas: “Sinto que ainda não consegui nada na Fórmula 1”

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil