Últimas notícias

Mercedes terá reunião que pode definir saída da F1 em 2020, diz site

Reunião que poderá definir futuro de equipe deve ser realizada no dia 12 de fevereiro. Fabricante alemã deve permanecer como fornecedora de unidades

Mercedes AMG F1 W10

Mercedes AMG F1 W10

Erik Junius

Uma bomba pode estar prestes a cair no mundo da F1. Segundo o site Autocar, a equipe Mercedes pode deixar a categoria já ao final de 2020. Segundo a publicação, uma reunião do conselho da Daimler, empresa que controladora, está marcada para o dia 12 de fevereiro para definir o futuro do time que venceu todos os campeonatos desde o início da era híbrida da F1.

Embora nenhuma definição ainda tenha sido tomada, o site sugere que a decisão de deixar o esporte está sob séria consideração. Isso ocorre quando a Mercedes luta para conter resultados financeiros ruins, redirecionar o investimento em pesquisa e desenvolvimento para tecnologias de carros de rua e aliviar a pressão para reduzir suas emissões de carbono.

Leia também:

Os alemães podem tomar a decisão quanto antes, a fim de conter os gastos para a temporada 2021.  

A Mercedes deve continuar na F1 como fornecedora de motores, já que possui contratos com a McLaren, Racing Point e Williams.

Isso permitiria que a empresa continuasse a ter uma presença de alto nível no esporte por meio do que se acredita ser um canal de lucro. A divisão de motores F1 da Mercedes está sediada em Brixworth, no Reino Unido, e também contribuiu com conhecimentos para os projetos de carros de rua da empresa.

A Mercedes estabeleceu publicamente a meta de economizar 1,4 bilhão de euros (aproximadamente R$ 6.5 bilhões) até o final de 2022 e anunciou uma série de cortes de empregos e investimentos no final do ano passado em direção a esse objetivo.

Tabelinha entre Toto Wolff e Lawrence Stroll

Talvez o efeito mais intrigante da decisão seja para quem a propriedade da equipe Mercedes F1 seja transferida. Fontes sugerem que um plano está em vigor para o chefe da equipe, Toto Wolff, que já é um acionista da equipe, assuma o controle, trabalhando com Lawrence Stroll, atual proprietário da Racing Point e investidor da Aston Martin.

É sugerido que o par invista respectivamente na equipe e na Aston Martin, com uma fonte alegando que Wolff está avaliando a oportunidade de assumir uma alta posição na divisão de carros de rua da Aston Martin e uma equipe oficial da Aston Martin na F1.

Relembre todos os carros da Mercedes na F1

1954: Mercedes-Benz W 196 R

1954: Mercedes-Benz W 196 R

Foto de: Daimler AG

1954: Mercedes-Benz W 196 R

1954: Mercedes-Benz W 196 R

Foto de: Daimler AG

1955: Mercedes-Benz W 196 R

1955: Mercedes-Benz W 196 R

Foto de: Daimler AG

2010: Mercedes MGP W01

2010: Mercedes MGP W01

Foto de: XPB Images

2011: Mercedes MGP W02

2011: Mercedes MGP W02

Foto de: XPB Images

2012: Mercedes F1 W03

2012: Mercedes F1 W03

Foto de: XPB Images

2013: Mercedes F1 W04

2013: Mercedes F1 W04

Foto de: XPB Images

2014: Mercedes F1 W05 Hybrid

2014: Mercedes F1 W05 Hybrid

Foto de: XPB Images

2015: Mercedes F1 W06 Hybrid

2015: Mercedes F1 W06 Hybrid

Foto de: XPB Images

2016: Mercedes F1 W07 Hybrid

2016: Mercedes F1 W07 Hybrid

Foto de: XPB Images

2017: Mercedes F1 W08 Hybrid

2017: Mercedes F1 W08 Hybrid

Foto de: Mercedes AMG

2018: Mercedes AMG F1 W09 EQ Power+

2018: Mercedes AMG F1 W09 EQ Power+

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

2019: Mercedes AMG W10

2019: Mercedes AMG W10

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

13

No entanto, outras fontes negaram que Wolff tenha algum interesse em assumir um papel de liderança de um fabricante de carros de rua.

Ainda segundo a Autocar, fontes sugerem que se Stroll se envolver, ele venderia a Racing Point para o bilionário russo Dmitry Mazepin. Seu filho, Nikita, é piloto e  já testou para a Force India.

Além disso, há sugestões de que o acordo também possa atrair a montadora chinesa Geely - dona da Lotus, Polestar e Volvo, como investidora da equipe de F1 da Aston Martin. Se isso for concretizado, acredita-se que o acordo seria inicialmente uma cooperação técnica com a opção de expandir o envolvimento com o tempo, potencialmente resultando na Geely adquirindo uma participação substancial da Aston Martin.

Isso deixaria Lewis Hamilton livre para escolher seu futuro, longe da atual Mercedes, e com o caminho aberto para ser companheiro de equipe de Charles Leclerc na Ferrari.

Qual é o carro mais bonito da história da F1?

1988 - Benetton

1988 - Benetton

Foto de: Sutton Motorsport Images

1987 - Lotus

1987 - Lotus

Foto de: Sutton Motorsport Images

2019 - McLaren

2019 - McLaren

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

2000 - Jaguar

2000 - Jaguar

Foto de: Lorenzo Bellanca / Motorsport Images

2014 - Mercedes

2014 - Mercedes

Foto de: Sutton Motorsport Images

1992 - Williams

1992 - Williams

Foto de: LAT Images

1993 - McLaren

1993 - McLaren

Foto de: LAT Images

1996 - Williams

1996 - Williams

Foto de: LAT Images

2006 - McLaren Mercedes

2006 - McLaren Mercedes

Foto de: Sutton Motorsport Images

2000 - Minardi

2000 - Minardi

Foto de: Minardi Formula 1

1988 - McLaren

1988 - McLaren

Foto de: Sutton Motorsport Images

2004 - Ferrari

2004 - Ferrari

Foto de: LAT Images

1974 - McLaren

1974 - McLaren

Foto de: LAT Images

2009 - Brawn

2009 - Brawn

Foto de: Sutton Motorsport Images

1994 - Benetton

1994 - Benetton

Foto de: LAT Images

1999 - Jordan

1999 - Jordan

Foto de: LAT Images

1983 - Brabham

1983 - Brabham

Foto de: Sutton Motorsport Images

2006 - Renault

2006 - Renault

Foto de: Sutton Motorsport Images

1987 - Williams

1987 - Williams

Foto de: Sutton Motorsport Images

1988 - Leyton House

1988 - Leyton House

Foto de: LAT Images

1998 - Mika Hakkinen

1998 - Mika Hakkinen

Foto de: Sutton Motorsport Images

2010 - Red Bull

2010 - Red Bull

Foto de: Sutton Motorsport Images

1990 - Ferrari

1990 - Ferrari

Foto de: Sutton Motorsport Images

1986 - Benetton

1986 - Benetton

Foto de: LAT Images

1997 - Stewart

1997 - Stewart

Foto de: Sutton Motorsport Images

1985 - Lotus

1985 - Lotus

Foto de: Sutton Motorsport Images

1968 - Lotus

1968 - Lotus

Foto de: LAT Images

1973 - Lotus

1973 - Lotus

Foto de: Sutton Motorsport Images

1976 - Tyrrell

1976 - Tyrrell

Foto de: LAT Images

1991 - McLaren

1991 - McLaren

Foto de: Sutton Motorsport Images

1969 - Lotus

1969 - Lotus

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

1969 - Matra

1969 - Matra

Foto de: Sutton Motorsport Images

2000 - Ferrari

2000 - Ferrari

Foto de: Sutton Motorsport Images

1975 - Ferrari

1975 - Ferrari

Foto de: LAT Images

2010 - Mercedes

2010 - Mercedes

Foto de: XPB Images

2004 - Williams

2004 - Williams

Foto de: Sutton Motorsport Images

36

 

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Quando um bicampeão da F1 dormiu demais no dia da corrida e acabou preso
Próximo artigo Alonso: Rivais não estão explorando "fraquezas" de Hamilton

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil