Multa aplicada à Red Bull foi segunda maior da história da Fórmula 1

Equipe ficou atrás apenas da McLaren, que desembolsou U$100 milhões por conta do 'Spygate'

Sergio Perez, Red Bull Racing RB18

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

A Red Bull foi punida em U$7 milhões por ter ultrapassado o teto orçamentário da Fórmula 1 em 2021. O valor, que deverá ser pago em até 30 dias, constituí a segunda maior penalização em dinheiro da história da categoria, ficando atrás apenas da punição aplicada à McLaren por conta do 'Spygate'.

Leia também:

7. US F1 - 309 mil euros

Em sétimo lugar, temos a multa aplicada à equipe nomeada de "US F1Team" por ter se comprometido a entrar na categoria em 2010, mas por conta de problemas financeiros para finalizar o carro, acabou não cumprindo a promessa. A punição em dinheiro foi equivalente ao valor de inscrição na F1.

Lance Stroll, Racing Point RP20

Lance Stroll, Racing Point RP20

Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images

6. Racing Point - 400 mil euros

Quem não se lembra da 'Mercedes Rosa' criada pela Racing Point? A equipe foi multada em 2020 após um protesto da então Renault indicando que os dutos de freio do time rosa eram ilegais. A peça foi projetada pela Mercedes e não foram permitidos, uma vez que cada time precisava fazer os seus de forma individual. Além disso, a Racing Point perdeu 15 pontos no campeonato de construtores.

Sebastian Vettel, Aston Martin AMR22

Sebastian Vettel, Aston Martin AMR22

Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images

5. Aston Martin - 450 mil dólares

Esta multa é recente. A Aston Martin aparece na lista por conta do limite orçamentário de 2021. A equipe não estava nas conformidades do teto em questões processuais, por apresentaram custos incorretos em 12 pontos.

4. Ferrari - 1 milhão de dólares

A escuderia italiana foi multada por conta do GP da Áustria de 2002. A FIA multou a equipe e também Rubens Barrichello e Michael Schumacher, após o alemão ajudar o brasileiro a subir  no degrau mais alto do pódio naquela corrida, mesmo tendo vencido a prova.

O brasileiro, por ordem de equipe, deixou Schumacher ultrapassar nos metros finais para vencer, mas no pódio, o alemão colocou Barrichello no primeiro lugar e o deixou erguer o troféu.

3. GP da Turquia 2006 - 5 milhões de dólares

Durante a entrega do troféu no GP da Turquia em 2006, Mehmet Ali Talat, líder político da parte turca do Chipre esteve presenta na entrega dos prêmios. Ele foi apresentado como presidente da República Turca de Chipre do Norte, país não reconhecido pela ONU, o que vai contra a neutralidade política da FIA. Por isso, os organizadores da corrida foram multados.

Sergio Perez, Red Bull Racing RB18

Sergio Perez, Red Bull Racing RB18

Photo by: Sam Bloxham / Motorsport Images

2. Red Bull - 7 milhões de dólares

Por ter ultrapassado o limite orçamentário de 2021 em quase 2%, a equipe comandada por Christian Horner foi punida financeiramente. A FIA entende que a Red Bull 'errou' em 13 aspectos do regulamento orçamentário excedendo cerca de 2 milhões de dólares no permitido. Além disso, o time de Milton Keynes também teve como penalização a redução de 10% do tempo de testes aerodinâmicos por 12 meses.

1. McLaren - 100 milhões de dólares

A maior multa financeira da história da Fórmula 1 foi direcionada à McLaren por conta do episódio batizado de 'spygate' em 2007. Foi descoberto que a equipe de Woking tinha obtido 780 páginas de documentos técnicos da Ferrari, vazados por um ex-funcionário da escuderia italiana, que deu vantagem ao time em relação à rival. Além disso, a equipe britânica foi excluída do campeonato mundial de construtores daquele ano.

PÓDIO: Tudo sobre a BATALHA na altitude da CIDADE DO MÉXICO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate: quem poderá parar a Red Bull e Verstappen na Fórmula 1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Hamilton contesta estratégia de pneus da Mercedes, mas admite Red Bull "rápida demais" no México
Próximo artigo F1: Hamilton se sentiu "desconfortável" com vaias no GP do México

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil