Últimas notícias

Netflix pode entrar na luta pelos direitos de transmissão da Fórmula 1 no futuro

Mas fala do CEO Reed Hastings parece uma contradição em relação à filosofia atual da empresa, de focar no entretenimento em vez do jornalismo e do esporte

Valtteri Bottas, Mercedes W12, Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M, Lando Norris, McLaren MCL35M, and the rest of the field at the start

Valtteri Bottas, Mercedes W12, Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M, Lando Norris, McLaren MCL35M, and the rest of the field at the start

Jerry Andre / Motorsport Images

A Fórmula 1 parece ser um tema tão importante para a Netflix que faz até a gigante do streaming considerar uma mudança de filosofia, podendo entrar na luta pela compra dos direitos de transmissão da categoria no futuro.

Com documentários sobre Michael Schumacher e Juan Manuel Fangio, além da série Drive to Survive, a Netflix vem se tornando um pólo de atenção para os fãs da principal categoria do automobilismo mundial. E o tópico da F1 pode ser expandido ainda mais no portfólio da empresa nos próximos anos.

Leia também:

Isso foi revelado pelo CEO da Netflix, Reed Hastings, um dos fundadores da empresa, em entrevista à publicação alemã Der Spiegel. Enquanto no passado isso seria descartado, hoje a visão da marca é diferente.

"Há alguns anos, os direitos [de transmissão] da Fórmula 1 estavam à venda. Naquela época, não estávamos entre os concorrentes. Hoje, iríamos pensar nessa possibilidade".

Mas isso representa também uma contradição da parte da Netflix sobre a transmissão de eventos esportivos ao vivo. O próprio Hastings disse que em sua empresa se faz "entretenimento e não jornalismo, que deve ter certos padrões e seguir princípios éticos", afirmando também que "manteriam suas mãos longe dos esportes ao vivo".

"Com as transmissões esportivas, não temos controle sobre a fonte. Não somos donos da Bundesliga [principal divisão do campeonato alemão de futebol]. A Bundesliga pode fazer acordos com quem quiser; Mas esse tipo de controle seria um pré-requisito para nós, para que possamos oferecer aos nossos clientes uma oferta segura".

Mas dois tópicos podem ser pontos-chaves da mudança de visão da Netflix. Primeiro, o grande sucesso de Drive to Survive, que parece ter feito a empresa a avaliar a Fórmula 1 de modo diferente, além de outros esportes. Além disso, a F1 é um dos poucos esportes mundialmente populares, e que não é limitado aos mercados nacionais.

Outro ponto é o que a concorrência vem fazendo. Há alguns anos, o Prime Video, da Amazon, possui um acordo com a NFL, liga de futebol americano, para a transmissão do Thursday Night Football, partida de quinta-feira que abre a rodada do fim de semana.

Mais recentemente, o HBO Max, da Warner, e o Star+, da Disney, expandiram suas ofertas para incluir o esporte ao vivo. No Brasil, o HBO Max transmite partidas da Liga dos Campeões e da Liga Europa da UEFA além do Campeonato Brasileiro. Já o Star+ oferece a programação da ESPN com transmissões próprias, incluindo NFL, NBA, NASCAR, campeonatos europeus de futebol e mais.

F1: SAINZ ridicularizou BARRICHELLO? Entenda CONTEXTO da declaração do espanhol sobre brasileiro

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #133: O que poderia ser melhorado no documentário sobre Schumacher?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Brawn elogia postura "encorajadora" da F1 atual de testar coisas novas
Próximo artigo F1: Honda revela que atualizou motor de Verstappen em Spa

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil