Fórmula 1
25 jul
-
28 jul
Evento encerrado
01 ago
-
04 ago
Evento encerrado
29 ago
-
01 set
Evento encerrado
05 set
-
08 set
Evento encerrado
26 set
-
29 set
Próximo evento em
7 dias
10 out
-
13 out
Próximo evento em
21 dias
24 out
-
27 out
Próximo evento em
35 dias
31 out
-
03 nov
Próximo evento em
42 dias
14 nov
-
17 nov
R
GP de Abu Dhabi
28 nov
-
01 dez
Próximo evento em
70 dias

No aniversário, conheça 20 fatos que você deveria saber sobre Massa

compartilhar
comentários
No aniversário, conheça 20 fatos que você deveria saber sobre Massa
Por:
25 de abr de 2019 13:02

Piloto brasileiro da Fórmula E completa 38 anos de idade nesta quinta-feira com carreira longeva e de muitos frutos

Com uma grande carreira na Fórmula 1 e atualmente na Fórmula E, Felipe Massa chega nesta quinta a seu 38º aniversário. Ele marcou seu nome no automobilismo mundial e no brasileiro, mas será você sabe tudo da carreira dele?

Confira abaixo 20 fatos importantes que às vezes passam batido: 

Leia também:

Galeria
Lista

Massa conquistou seu primeiro ponto na F1 logo em sua segunda corrida no mundial, na Malásia em 2002. Um sexto posto.

Massa conquistou seu primeiro ponto na F1 logo em sua segunda corrida no mundial, na Malásia em 2002. Um sexto posto.
1/20

Foto de: Sauber Petronas

Em 2002, Massa foi ordenado a ceder posição para o parceiro Nick Heidfeld por duas vezes, no GP da Europa (onde não obedeceu) e no GP da Alemanha (quando acatou. Com clima ruim, ele saiu do time no fim do ano.

Em 2002, Massa foi ordenado a ceder posição para o parceiro Nick Heidfeld por duas vezes, no GP da Europa (onde não obedeceu) e no GP da Alemanha (quando acatou. Com clima ruim, ele saiu do time no fim do ano.
2/20

Foto de: Sauber Petronas

Massa liderou uma corrida pela primeira vez no GP do Brasil de 2004, por duas voltas.

Massa liderou uma corrida pela primeira vez no GP do Brasil de 2004, por duas voltas.
3/20

Foto de: Bridgestone Corporation

Conquistando um sexto lugar em sua despedida da Sauber na China em 2005 – naquela que foi a última corrida da Sauber após a entrada da BMW -, Felipe Massa ganhou de presente seu carro do chefe, Peter Sauber.

Conquistando um sexto lugar em sua despedida da Sauber na China em 2005 – naquela que foi a última corrida da Sauber após a entrada da BMW -, Felipe Massa ganhou de presente seu carro do chefe, Peter Sauber.
4/20

Foto de: XPB Images

Ele conquistou 41 pódios na carreira. O primeiro foi no GP da Europa de 2006.

Ele conquistou 41 pódios na carreira. O primeiro foi no GP da Europa de 2006.
5/20

Foto de: XPB Images

A 1ª vitória de Massa na F1 (Turquia/2006) foi possibilitada apenas devido a uma rodada de Vitantonio Liuzzi. Com um Safety Car, ele e Schumacher foram para o box ao mesmo tempo, com o alemão saindo em 3º, atrás de Alonso. A Ferrari não pôde inverter as posições.

A 1ª vitória de Massa na F1 (Turquia/2006) foi possibilitada apenas devido a uma rodada de Vitantonio Liuzzi. Com um Safety Car, ele e Schumacher foram para o box ao mesmo tempo, com o alemão saindo em 3º, atrás de Alonso. A Ferrari não pôde inverter as posições.
6/20

Foto de: XPB Images

De todas as 11 vitórias na F1, em nenhuma Felipe Massa saiu de uma posição pior que o segundo lugar no grid.

De todas as 11 vitórias na F1, em nenhuma Felipe Massa saiu de uma posição pior que o segundo lugar no grid.
7/20

Foto de: Steve Etherington / LAT Images

Em 2007, Massa dividiu o recorde de pole positions com Lewis Hamilton: seis para cada um.

Em 2007, Massa dividiu o recorde de pole positions com Lewis Hamilton: seis para cada um.
8/20

Foto de: Glenn Dunbar / LAT Images

Massa ficou a um ponto do título de 2008, mas foi quem mais venceu provas na temporada: seis contra cinco do campeão, Lewis Hamilton.

Massa ficou a um ponto do título de 2008, mas foi quem mais venceu provas na temporada: seis contra cinco do campeão, Lewis Hamilton.
9/20

Foto de: LAT Images

Massa liderou o mundial por duas vezes na carreira, se tornando o único brasileiro a conseguir a façanha após Ayrton Senna. Foi após os GPs da França de 2008 e da Malásia de 2010.

Massa liderou o mundial por duas vezes na carreira, se tornando o único brasileiro a conseguir a façanha após Ayrton Senna. Foi após os GPs da França de 2008 e da Malásia de 2010.
10/20

Foto de: Eric Gilbert

O acidente mais sério de sua carreira foi no GP da Hungria de 2009, quando uma mola se desprendeu do carro de Rubens Barrichello e acertou sua cabeça. Massa só voltou a correr em 2010.

O acidente mais sério de sua carreira foi no GP da Hungria de 2009, quando uma mola se desprendeu do carro de Rubens Barrichello e acertou sua cabeça. Massa só voltou a correr em 2010.
11/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

O polêmico GP da Alemanha de 2010 foi exatamente um ano depois do incidente na classificação para o GP da Hungria de 2009 (25 de julho).

O polêmico GP da Alemanha de 2010 foi exatamente um ano depois do incidente na classificação para o GP da Hungria de 2009 (25 de julho).
12/20

Foto de: Charles Coates / LAT Images

Massa não conseguiu chegar à frente do companheiro de Ferrari Fernando Alonso em uma corrida que ambos tivessem concluído entre os GPs da China de 2011 e da Índia de 2013 (52 provas).

Massa não conseguiu chegar à frente do companheiro de Ferrari Fernando Alonso em uma corrida que ambos tivessem concluído entre os GPs da China de 2011 e da Índia de 2013 (52 provas).
13/20

Foto de: Alastair Staley / LAT Images

O brasileiro também ficou sem se classificar à frente do espanhol entre os GPs do Canadá de 2011 e Malásia 2013 (34 provas).

O brasileiro também ficou sem se classificar à frente do espanhol entre os GPs do Canadá de 2011 e Malásia 2013 (34 provas).
14/20

Foto de: Charles Coates / LAT Images

Massa é o brasileiro que mais subiu ao pódio no GP do Brasil. Foram cinco vezes, duas como vencedor.

Massa é o brasileiro que mais subiu ao pódio no GP do Brasil. Foram cinco vezes, duas como vencedor.
15/20

Foto de: Glenn Dunbar / LAT Images

Sua última de 16 pole positions foi conquistada no GP da Áustria de 2014. Foi a única vez que um carro que não fosse Mercedes, Ferrari ou Red Bull largou em primeiro na era turbo-híbrida da F1.

Sua última de 16 pole positions foi conquistada no GP da Áustria de 2014. Foi a única vez que um carro que não fosse Mercedes, Ferrari ou Red Bull largou em primeiro na era turbo-híbrida da F1.
16/20

Foto de: Steve Etherington / LAT Images

O último pódio de Massa (e também ultimo do Brasil na F1) foi no GP da Itália de 2015.

O último pódio de Massa (e também ultimo do Brasil na F1) foi no GP da Itália de 2015.
17/20

Foto de: Mercedes AMG

Massa foi desclassificado em dois GPs: GP do Canadá 2007 (por sair do box com a luz vermelha acesa) e GP do Brasil 2015 (por seu pneu traseiro ultrapassar a temperatura limite durante a prova).

Massa foi desclassificado em dois GPs: GP do Canadá 2007 (por sair do box com a luz vermelha acesa) e GP do Brasil 2015 (por seu pneu traseiro ultrapassar a temperatura limite durante a prova).
18/20

Foto de: XPB Images

A última vez que Massa liderou uma corrida foi na Inglaterra, em 2015. Foi por 19 voltas. Ao todo ele liderou 936 voltas na carreira.

A última vez que Massa liderou uma corrida foi na Inglaterra, em 2015. Foi por 19 voltas. Ao todo ele liderou 936 voltas na carreira.
19/20

Foto de: XPB Images

Mesmo com grande carreira na F1, Massa superou o companheiro de equipe ao final do ano apenas em 2005 (na Sauber, com Jacques Villeneuve), em 2008 (na Ferrari, com Kimi Raikkonen) e em 2017 (na Williams, com Lance Stroll).

Mesmo com grande carreira na F1, Massa superou o companheiro de equipe ao final do ano apenas em 2005 (na Sauber, com Jacques Villeneuve), em 2008 (na Ferrari, com Kimi Raikkonen) e em 2017 (na Williams, com Lance Stroll).
20/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

Próximo artigo
Domínio da Mercedes, ordens de equipe da Ferrari: O que está em jogo no GP do Azerbaijão da F1

Artigo anterior

Domínio da Mercedes, ordens de equipe da Ferrari: O que está em jogo no GP do Azerbaijão da F1

Próximo artigo

Giovinazzi tomará punição no grid de largada do GP do Azerbaijão

Giovinazzi tomará punição no grid de largada do GP do Azerbaijão
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Autor Gabriel Lima