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Norris: ausência de corridas criou "condições iguais" entre equipes

Piloto da McLaren calcula que por causa da paralisação da temporada da F1 devido ao coronavírus criou grid mais nivelado

Lando Norris, McLaren MCL35

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

As férias de verão da F1 foram antecipadas e estendidas - inicialmente para 21 dias e depois para 35 -, enquanto as restrições sociais existem em grande parte da Europa, onde as equipes estão localizadas.

Também foi acordado que os carros desenvolvidos para 2020 serão usados ​​no próximo ano, com algumas áreas limitadas de desenvolvimento, e o novo pacote de regras foi adiado para 2022, em uma tentativa de aliviar os encargos financeiros dos times.

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Lando Norris, piloto da McLaren disse que, como "todos estão paralisados", a situação significa que nenhuma equipe pode obter vantagem potencial de desempenho.

"Ninguém neste período atual agora pode desenvolver e fazer qualquer coisa em termos de tentar acelerar os carros, além de estar em casa e pensar em coisas assim", disse Norris ao Motorsport.com.

“Então, acho que tudo o que eles fizeram e as decisões que tomaram são melhores para todos.”

“Seja para as equipes líderes ou para as equipes menores, acho que é uma situação igual no momento em termos do que todos podem fazer. E não há realmente vantagem para as equipes com mais dinheiro.”

“Estou feliz com o que estão fazendo e acho que a McLaren está muito feliz com as decisões que estão tomando. No final das contas, eu não sou o cara que toma decisões, então sim, estou feliz com o que eles estão fazendo.”

Perguntado sobre o que ele fará durante o hiato da F1, após o período oficial de férias, Norris falou sobre estudar telemetria remotamente: “Isso pode ser feito com muita facilidade. Eu tenho arquivos com praticamente tudo o que preciso, com todos os vídeos do ano passado, desde testes na pré-temporada, até os dados.”

“Então, se eu precisar olhar para algo ou estivermos falando ao telefone e quisermos discutir coisas, temos referências sobre os dados. Eu posso facilmente olhar para alguns dados ou vídeos e coisas assim.”

“É apenas tentar manter sua mente dentro do que é a Fórmula 1, porque mesmo quando você está competindo nos simuladores, você ainda tem uma boa ideia de como controla o carro e outras coisas, mas um carro de F1 é diferente dos carros que você guia no simulador.”

Confira como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor pelo mundo

Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.
A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.
Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.
A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.
Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos, Argentina, Espanha e França também foram suspensas, com adiamento
No início de abril, a MotoGP confirmou também o adiamento dos GPs da Itália e da Catalunha, dois dos países mais afetados pela pandemia, além do GP da Alemanha. A etapa da Holanda, em 28 de junho, é, atualmente, a primeira etapa do ano
A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram adiados.
Em abril, a Fórmula E confirmou a extensão da paralisação do campeonato até o final de junho e o adiamento do ePrix de Berlim. As provas de Nova York e Londres se tornaram dúvidas
O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.
Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.
Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.
Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.
Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.
Os GPs da Holanda e Espanha também foram postergados.
Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado. Poucos dias depois, o GP do Azerbaijão também foi adiado
O GP do Canadá também teve seu adiamento confirmado no início de abril. Agora, o GP da França é o primeiro do calendário, e está marcado para 28 de junho
Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar as férias de verão.
Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022. Mas, segundo Christian Horner, há um movimento para adiar em mais um ano, para 2023, em preparação ao impacto que o Covid-19 terá na economia mundial
Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas.
Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.
As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.
A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada e o WEC revisou seu calendário, jogando o final da temporada para novembro de 2020, com a próxima temporada iniciando apenas a partir de março de 2021
O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.
A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.
Na teoria, o campeonato começa no dia 6 de junho, no Texas. O circuito misto do Indianápolis Motor Speedway abrigará duas corridas, a primeira no dia 4 de julho e a segunda em 3 de outubro. Laguna Seca também ganhou uma rodada dupla e St. Pete deve fechar a temporada, ainda sem data
As 500 Milhas de Indianápolis será no dia 23 de agosto.
Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas as atividades devem voltar apenas no fim de maio, em Charlotte.
No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.
A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas. Etapas do Velopark e Londrina também foram adiadas.
A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e aguarda novas diretrizes para retomar o campeonato.
Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.
Uma saída encontrada pelos campeonatos durante esse período de paralisações foi a realização de eventos virtuais. Fórmula 1, Indy, NASCAR, MotoGP, entre outros, estão organizando campeonatos para animar os fãs nesse período de quarentena
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