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Análise técnica de Giorgio Piola
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Análise técnica de Giorgio Piola

Além do volante da Mercedes: veja as novidades da F1 direto do paddock de Barcelona

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Além do volante da Mercedes: veja as novidades da F1 direto do paddock de Barcelona
Por:
, Especialista
Co-autor: Matthew Somerfield
20 de fev de 2020 14:34

Mago do desenho técnico da Fórmula 1, Giorgio Piola destrincha as artimanhas técnicas das equipes nos testes de pré-temporada

Além da polêmica causada pelo novo sistema de direção da Mercedes para a temporada 2020 da Fórmula 1, a categoria máxima do automobilismo tem uma série de outras novidades que as equipes vêm implementando com vistas ao campeonato deste ano.

Leia também:

Direto do paddock do circuito catalão de Montmeló, na região de Barcelona, Espanha, os especialistas do Motorsport.com mostram tudo que há de novo nos modelos que vão disputar o torneio que se inicia no GP da Austrália. Veja os destaques desta pré-temporada:

Galeria
Lista

Williams FW43 na garagem

Williams FW43 na garagem
1/23

Foto de: Franco Nugnes

No começo: uma olhada para a garagem da Williams e tirando uma foto da suspensão dianteira e do layout do chassis

Detalhe dos freios dianteiros da Ferrari SF1000

Detalhe dos freios dianteiros da Ferrari SF1000
2/23

Foto de: Giorgio Piola

A Ferrari fez modificações ao design do freio para 2020, condizente com o movimento da equipe para conseguir um fluxo de ar ainda maior pelo carro e através da face da roda. Claro, isso é uma decisão voltada para a aerodinâmica, ao invés de beneficiar o resfriamento dos freios, já que a equipe tenta replicar o tipo de performance do agora banido eixo soprado

Detalhe da Red Bull RB16

Detalhe da Red Bull RB16
3/23

Foto de: Giorgio Piola

A Red Bull também está tentando um ganho similar com o duto de freio, ao instalar uma entrada grande para capturar o fluxo de ar e não apenas distribuí-lo para vários componentes do freio, mas também através da estrutura da roda para afetar a onda gerada pelo pneu

Detalhe da Red Bull RB16

Detalhe da Red Bull RB16
4/23

Foto de: Giorgio Piola

Continuando com o tema do duto de freio, nos movemos para a traseira do carro, onde é fácil ver a quantidade de trabalho que foi aplicada para melhorar as propriedades aerodinâmicas tanto das aletas conectadas à grade vertical principal e ao próprio freio. Observem as pequenas saliências semelhantes a bolhas que redirecionam suavemente o fluxo incorreto em direção ao caminho pretendido.

Detalhe do freio traseiro da Mercedes F1 W11

Detalhe do freio traseiro da Mercedes F1 W11
5/23

Foto de: Giorgio Piola

Passando para a Mercedes, podemos ver que eles evoluíram alguns conceitos usados na temporada passada. O principal é a expansão da câmarana suspensão superior que pode forncecer fluxo de ar no espaço entre o freio e o aro, assim ajudando no resfriamento da superfície do aro e, por consequência, a temperatura do pneu.

Detalhe do freio dianteiro Racing Point RP19

Detalhe do freio dianteiro Racing Point RP19
6/23

Foto de: Giorgio Piola

Não fosse a tinta rosa e o logotipo da BWT, você poderia ter confundido esse conjunto de freio e suspensão com o da Mercedes.

Detalhe do espelho Mercedes F1 W11

Detalhe do espelho Mercedes F1 W11
7/23

Foto de: Giorgio Piola

Esta imagem da face frontal do sidepod do Mercedes W11 mostra o que parece ser uma solução temporária que está sendo usada para resfriar os componentes eletrônicos embalados na base do sidepod.

Esteban Ocon, Renault R.S.20

Esteban Ocon, Renault R.S.20
8/23

Foto de: Giorgio Piola

Esta imagem do RS20 na garagem sem as tampas é possível este ano devido à remoção das telas que as equipes costumavam colocar ao voltar para a garagem. Nos oferece uma grande visão da arquitetura da unidade de potência Renault, seus acessórios e os vários refrigeradores.

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
9/23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Coleta de dados do fluxo de ar, fornecendo aos engenheiros uma imagem mais clara do desempenho do fluxo de ar conforme planejado ao projetar as respectivas partes do carro.

Esteban Ocon, Renault R.S.20

Esteban Ocon, Renault R.S.20
10/23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

O mesmo foi feito pela Renault.

Detalhe frontal Renault R.S.20

Detalhe frontal Renault R.S.20
11/23

Foto de: Giorgio Piola

O Renault RS20 apresenta um conjunto de bico muito mais estreito do que o seu antecessor. Observe, porém, como uma entrada é colocada a fim de melhorar o fluxo localizado.

Carlos Sainz, McLaren MCL35

Carlos Sainz, McLaren MCL35
12/23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

A McLaren optou pela tinta flo-viz para correlacionar os dados na pista com o que era esperado na fábrica. Essa tinta verde, no caso da McLaren na parte traseira do carro, produz linhas de fluxo que os engenheiros tirarão fotos e avaliarão nos próximos dias e semanas.

George Russell, Williams FW43

George Russell, Williams FW43
13/23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

George Russell, ao volante do Williams FW43 equipado para coletar dados.

Carlos Sainz, McLaren MCL35

Carlos Sainz, McLaren MCL35
14/23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

O MCL35 foi equipado com algumas estruturas maiores no aro que incluem câmeras adicionais, que capturam imagens térmicas adicionais dos pneus para ajudar a criar uma imagem melhor de como eles podem ser gerenciados durante uma temporada.

Sergio Perez, Racing Point RP20

Sergio Perez, Racing Point RP20
15/23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

O Racing Point RP19 também equipado com uma plataforma semelhante, embora com um design mais parecido com uma bala, para que não interfira no desempenho aerodinâmico do carro.

Charles Leclerc, Ferrari SF1000

Charles Leclerc, Ferrari SF1000
16/23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

A Ferrari também começou a pintar o flo-viz na asa traseira, com a tinta verde visível nesta imagem.

Esteban Ocon, Renault R.S.20

Esteban Ocon, Renault R.S.20
17/23

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Este close-up de Esteban Ocon e seu Renault RS20 sem as tampas nos dá uma excelente visã. Se você está se perguntando, a estrutura verde é simplesmente usada como suporte para a haste do espelho retrovisor enquanto a carroceria do sidepod não está instalada.

Daniil Kvyat, AlphaTauri AT01

Daniil Kvyat, AlphaTauri AT01
18/23

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Essa visão traseira do Alpha Tauri AT01 nos dá uma boa indicação de quão estreitos os sidepods dos carros são, com os vários apêndices aerodinâmicos ao seu redor se estendendo para cobrir a distância permitida até a borda do carro.

Robert Kubica, Alfa Romeo Racing C39

Robert Kubica, Alfa Romeo Racing C39
19/23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Esta foto lateral do Alfa Romeo C39 nos oferece uma boa visão de seu conjunto de defletores no sidepod, um design elegante.

Max Verstappen, Red Bull Racing

Max Verstappen, Red Bull Racing
20/23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Uma foto traseira do Red Bull RB16 mostrando o quão alta a suspensão traseira é este ano e também nos oferece uma visão do layout de escape no estilo 'Mickey mouse'.

Sergio Pérez, Racing Point RP20

Sergio Pérez, Racing Point RP20
21/23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Essa vista lateral do RP20 nos dá uma indicação mais clara dos aparatos aerodinâmicos.

Carlos Sainz, McLaren MCL35

Carlos Sainz, McLaren MCL35
22/23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Mais tinta na McLaren MCL35, desta vez nos bargeboards e sidepods do flanco esquerdo, já que a equipe procura reunir ainda mais dados sobre seu novo carro.

Detalhe frontal da Red Bull Racing RB16

Detalhe frontal da Red Bull Racing RB16
23/23

Foto de: Giorgio Piola

Um 'nude' da parte frontal do novo carro da Red Bull.

VÍDEO: Qual carro de 2020 da Fórmula 1 é o mais bonito? Opine!

 

PODCAST #030 - A expectativa para a pré-temporada 2020 da F1:

 
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Categoria Fórmula 1
Autor Giorgio Piola