Olho na taça: o que Hamilton precisa para ter título nos EUA

Inglês poderá garantir o tetracampeonato já no GP em Austin, embora ainda dependa de combinação de resultados. Entenda

Race winner Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, on the podium

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

No GP dos Estados Unidos, no próximo domingo, Lewis Hamilton terá sua primeira chance para matar a disputa contra Sebastian Vettel e conquistar o título da F1 em 2017.

O inglês ostenta uma vantagem de 59 pontos para o rival na tabela, sendo que, após a etapa de Austin, restarão apenas 75 em jogo. Assim, Hamilton ainda dependerá de uma combinação de resultados para garantir seu quarto título mundial com três provas de antecipação.

Para levantar a taça de campeão em Austin (que seria sua segunda no local, repetindo o feito de 2015), Hamilton precisa terminar o domingo em um dos dois degraus mais altos do pódio. Um terceiro lugar não é suficiente para selar a conquista, independentemente da posição de Vettel na prova.

Caso Hamilton vença, Vettel não poderá passar do sexto lugar para que o título se defina. Se isso acontecer, o inglês subiria para 331 pontos, contra, no máximo, 255 do rival. A diferença chegaria a 76 pontos, um a mais do que seria possível alcançar dali em diante.

Se terminar em segundo, Hamilton teria uma situação mais difícil para erguer a taça. Primeiramente, Vettel não poderia passar do nono lugar na prova. Além disso, Valtteri Bottas, único dos outros que ainda tem chances matemáticas, não poderia ser o vencedor em Austin.

Entre os construtores, a situação é ainda mais tranquila para a Mercedes. Atualmente, a equipe ostenta uma vantagem de 145 pontos para a Ferrari, sendo que os italianos precisariam descontar 17 pontos em Austin para se manterem na disputa. Em resumo, uma vitória simples de Hamilton ou Bottas garantiria o quarto título seguido ao time alemão. 

Combinações para o título:

Cenário 1:

Piloto Posição
Lewis Hamilton
Sebastian Vettel 6º no máximo

Cenário 2:

Piloto Posição
Lewis Hamilton
Valtteri Bottas 3º no máximo
Sebastian Vettel 9º no máximo

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Gasly: relacionamento com a Honda deve ajudá-lo em 2018
Próximo artigo Renault não teme ser superada pela McLaren em 2018

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil