Comentários

OPINIÃO: James Allen elege os cinco melhores pilotos de 2017

É nesta época do ano em que se resume tudo o que aconteceu durante a temporada. O jornalista James Allen elegeu os cinco melhores pilotos da F1 da temporada

Start: Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08 leads

Start: Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08 leads

Sutton Motorsport Images

James Allen on F1

James Allen is one of the most experienced and insightful broadcasters and journalists working in Formula 1 today.

É sempre uma decisão difícil e às vezes polêmica. Os fãs não concordam ou não gostam dos motivos das posições. Isso é parte da diversão do exercício para encorajar o debate.

Neste ano, o número 1 não é realmente uma questão de debate, pois Lewis Hamilton foi realmente excepcional, cometeu alguns erros, mas levantou sua direção a outro nível.

Mas os outros quatro - e a ordem para colocá-los – foi um desafio, pois há muitos fatores além do óbvio.

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08

Foto: Andrew Hone / LAT Imagens

1 – Lewis Hamilton

Esta foi a melhor temporada de Hamilton na F1 e chegou no momento certo, depois da angústia do campeonato de Nico Rosberg em 2016, que ele simplesmente não conseguiu lidar.

Para um campeão, é muito difícil aceitar um piloto menor o batendo em uma temporada com o mesmo carro e Hamilton lidou com isso mal.

Aposto que ele deseja voltar e fazer 2016 novamente, sabendo o que ele sabe agora sobre ele e sobre a Mercedes.

É muito apropriado que ele tenha o recorde de todos os tempos em pole positions de Michael Schumacher este ano, já que ele é um dos pilotos mais rápidos da F1.

Mark Webber me disse em Sepang que ele acredita que agora podemos dizer que Hamilton é o melhor piloto desde Senna; melhor, em outras palavras, do que Schumacher, que teve muitas vantagens em ganhar seus sete títulos.

Quem sabe? Mas Hamilton está em um bom lugar, especialmente tendo trabalhado para superar as dificuldades da Mercedes na primeira metade da temporada. E com um companheiro de equipe cuja inconsistência sempre prejudicará uma campanha de título.

Acho que ele pode ter no título de 2018 o mais difícil de ganhar.

 Max Verstappen, Red Bull Racing RB13

Foto: Zak Mauger / LAT Imagens

2 – Max Verstappen

Uma das melhores coisas sobre trabalhar na F1 há muitos anos é ver os jovens talentos entrarem no esporte e depois vê-los se desenvolver. À medida que envelheço e experimente mais, acho isso indiscutivelmente a parte mais emocionante do meu trabalho.

Quando Verstappen entrou, vi um piloto que me lembrou de Schumacher em sua agressividade e autoconfiança. Levou apenas três temporadas para ver que ele é um vencedor. Não tem medo de ninguém, é excepcionalmente rápido, mas também bom nas corridas.

Ele não quer se lembrar de 2017 porque seu carro o deixou na mão, especialmente o motor, tantas vezes que significava que ele não podia competir pelo campeonato.

Ele é um aprendiz muito rápido e com nada a perder em corridas como Sepang e México, ele se colocou em posição de forçar o problema e obteve alguma experiência útil.

Então, enquanto seus resultados não justificam a segunda colocação nesta lista, eu o escolhi por causa do que penso que ele se tornou neste ano - veja a maneira como esmagou Ricciardo nas classificações e agora estamos ansiosos para ele juntar tudo nos próximos anos.

Sebastian Vettel, Ferrari SF70H

Foto: Alex Galli

3 – Sebastian Vettel

Uma temporada muito boa para Sebastian, mas não uma ótima, com ele e a Ferrari deixando escapar a liderança do campeonato mundial. Cinco vitórias e quatro poles foram uma campanha razoável, após os traumas da temporada de 2016, onde ele pareceu ter perdido o caminho com a equipe.

Vettel refletirá sobre 2017 como um ano em que ele deixou suas emoções entrarem no caminho em algumas ocasiões teve um alto custo. Baku e Cingapura, indiscutivelmente, o México também. Contra isso, ele mostrou sangue frio admirável quando as coisas deram errado em Monza e a Ferrari ficou envergonhada, não só pela Mercedes, mas também pelas equipes com Mercedes.

Enquanto outros personagens seniores da Ferrari estavam jogando colegas sob o ônibus, Vettel desempenhou um papel de liderança forte. Mais tarde na temporada, quando o motor atualizado os decepcionou, desperdiçando mais pontos valiosos, ele ficou calmo e parecido com os estadistas, não emocional.

Então, é a falta de calma ao volante às vezes, especialmente nas largadas, que Vettel precisa superar para se tornar campeão mundial novamente. Jackie Stewart ganhou a maior parte de suas corridas nas primeiras voltas de uma corrida durante o período mais perigoso da F1, porque ele aprendeu a acalmar suas emoções, enquanto outros pilotos estavam acabados no início.

Ser um pouco mais como Jackie ajudaria muito Sebastian.

Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13

Foto: Sutton Images

4 – Daniel Ricciardo

Daniel sempre tem um sorriso pronto, o que é um dos seus traços mais fascinantes, mas se tornou um pouco mais forte neste ano.

Destaque em 2016, da Espanha em diante, ele se viu batido nas classificações por seu companheiro de equipe. Foi mais suportável pelo fato de que o carro de Verstappen continuava falhando nas corridas, então Daniel teve uma margem confortável na mesa de pontos. Mas ele sabia que a imagem verdadeira era outra.

É difícil culpar suas performances nesta temporada, ele guiou muito bem e quase sempre obteve o máximo de resultado possível com o equipamento à sua disposição. Ele se tornou especialista em aproveitar suas chances, tanto em ultrapassagens quanto na gestão da corrida.

Mas ele quer ser campeão do mundo e há um enorme obstáculo no caminho, na performance do holandês, que ainda está em desenvolvimento e que assinou um contrato massivamente lucrativo até o final de 2020, um enorme sinal de fé da Red Bull.

Os próximos movimentos de Daniel definirão sua carreira, dentro e fora da pista.

Esteban Ocon, Sahara Force India VJM10

5. Esteban Ocon

5 – Esteban Ocon

Isso pode parecer um pouco controverso para alguns leitores, mas o desempenho de Ocon neste ano foi magnífico. Como eu disse acima em relação à Verstappen, é maravilhoso observar os jovens talentos que estão chegando (Leclerc é outro para a próxima temporada) e ver o desenvolvimento de um excitante piloto de F1, que certamente terá uma palavra a dizer nos campeonatos no futuro.

Com apenas uma meia temporada na Manor como experiência, quando ele começou o ano, ele rapidamente entrou no ritmo de Pérez e Montreal estava pronto para vencê-lo. O verão foi traumático, já que a Force India não conseguiu chegar ao topo da gestão de corrida com rapidez e muitos pontos foram abandonados em Baku e Spa, em particular, à medida que as tensões acendiam. Mas foi um bom problema para a equipe de Silverstone, que se divertiu com a emoção de aparecer todas as semanas sabendo que elas seriam comentadas.

Na segunda metade da temporada, Ocon estava batendo Perez regularmente, o que é um golpe no alvo para o desenvolvimento que você esperaria de um talento realmente especial, como vimos com o Verstappen, por exemplo. Ocon é um piloto diferente de Verstappen. Ele é mais cerebral e tem um notável registro de chegadas, que mostra consistência e gestão emocional.

Mas vamos esperar e ver se ele continua essa impressionante curva de desenvolvimento em 2018.

Eu suspeito que se ele continuar, ele poderá estar em um carro da Mercedes em 2019.

Artigo anterior Hamilton: Carro de 2017 foi mais difícil da minha carreira
Próximo artigo Stroll acredita que deu resposta a críticos

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil