Fórmula 1
06 mai
Próximo evento em
59 dias
20 mai
Próximo evento em
73 dias
R
GP do Azerbaijão
03 jun
Próximo evento em
87 dias
10 jun
Próximo evento em
94 dias
24 jun
Próximo evento em
108 dias
R
GP da Áustria
01 jul
Próximo evento em
115 dias
R
GP da Grã-Bretanha
15 jul
Próximo evento em
129 dias
29 jul
Próximo evento em
143 dias
R
GP da Bélgica
26 ago
Próximo evento em
171 dias
02 set
Próximo evento em
178 dias
09 set
Próximo evento em
185 dias
23 set
Próximo evento em
199 dias
R
GP de Singapura
30 set
Próximo evento em
206 dias
07 out
Próximo evento em
213 dias
21 out
Próximo evento em
227 dias
28 out
Próximo evento em
234 dias
R
GP da Arábia Saudita
03 dez
Próximo evento em
270 dias
R
GP de Abu Dhabi
12 dez
Próximo evento em
279 dias

Os desafios de Yas Marina: prévia técnica do GP de Abu Dhabi

Enfim chegamos à última etapa da temporada de 2017! Conheça detalhes do traçado que recebe a prova da F1 neste fim de semana

compartilhar
comentários
Os desafios de Yas Marina: prévia técnica do GP de Abu Dhabi

A F1 realiza sua 20ª e última prova da temporada de 2017 em Abu Dhabi, no circuito de Yas Marina – presente no calendário desde 2009.

A F1 realiza sua 20ª e última prova da temporada de 2017 em Abu Dhabi, no circuito de Yas Marina – presente no calendário desde 2009.
1/13

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

O traçado tem 5,554 km de extensão, com 21 curvas. A prova terá 55 voltas, ou seja, 305 km no total.

O traçado tem 5,554 km de extensão, com 21 curvas. A prova terá 55 voltas, ou seja, 305 km no total.
2/13

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

A pista é composta por três longas retas, além de várias curvas de média para baixa velocidade e pontos mais velozes.

A pista é composta por três longas retas, além de várias curvas de média para baixa velocidade e pontos mais velozes.
3/13

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

O traçado tem dois pontos característicos: a curva 18, feita por debaixo de um hotel, e a saída dos boxes, que utiliza um túnel que passa por baixo da pista.

O traçado tem dois pontos característicos: a curva 18, feita por debaixo de um hotel, e a saída dos boxes, que utiliza um túnel que passa por baixo da pista.
4/13

Foto de: Ferrari

Na média, Yas Marina não está entre as pistas mais velozes: em 2016, a pole position teve velocidade média de 202 km/h, apenas a 16ª maior do ano.

Na média, Yas Marina não está entre as pistas mais velozes: em 2016, a pole position teve velocidade média de 202 km/h, apenas a 16ª maior do ano.
5/13

Foto de: Mercedes AMG

As longas retas, porém, fazem com que 63% da volta seja feita com o acelerador cravado. Isso provoca grande exigência nos motores para o fim de semana.

As longas retas, porém, fazem com que 63% da volta seja feita com o acelerador cravado. Isso provoca grande exigência nos motores para o fim de semana.
6/13

Foto de: Mercedes AMG

Existe também uma alta demanda dos freios, sobretudo para parar os carros nos pontos mais rápidos – onde a velocidade pode reduzir de 335 km/h a 70 km/h em poucos metros.

Existe também uma alta demanda dos freios, sobretudo para parar os carros nos pontos mais rápidos – onde a velocidade pode reduzir de 335 km/h a 70 km/h em poucos metros.
7/13

Foto de: Williams F1

Porém, existe um desafio único em Abu Dhabi: trata-se da única prova que começa com a luz do sol e que termina já à noite. Assim, as temperaturas variam bastante durante a disputa.

Porém, existe um desafio único em Abu Dhabi: trata-se da única prova que começa com a luz do sol e que termina já à noite. Assim, as temperaturas variam bastante durante a disputa.
8/13

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

E o que torna o desafio ainda maior é o fato de que dois dos treinos livres (primeiro e terceiro) são realizados à tarde – ou seja, é preciso interpretar dados e informações de forma correta sob circunstâncias que mudam drasticamente.

E o que torna o desafio ainda maior é o fato de que dois dos treinos livres (primeiro e terceiro) são realizados à tarde – ou seja, é preciso interpretar dados e informações de forma correta sob circunstâncias que mudam drasticamente.
9/13

Foto de: Ferrari

Há duas zonas de DRS, nos retões entre as curvas 7 e 8 e entre a 10 e 11. Mesmo assim, Abu Dhabi não é uma prova famosa por ultrapassagens em abundância.

Há duas zonas de DRS, nos retões entre as curvas 7 e 8 e entre a 10 e 11. Mesmo assim, Abu Dhabi não é uma prova famosa por ultrapassagens em abundância.
10/13

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Como a velocidade varia bastante ao longo da pista, há 56 trocas de marcha por volta – o que representa uma exigência média às caixas de câmbio dos carros.

Como a velocidade varia bastante ao longo da pista, há 56 trocas de marcha por volta – o que representa uma exigência média às caixas de câmbio dos carros.
11/13

Foto de: McLaren

Devido às temperaturas mais baixas à noite, a Pirelli levará sua escolha mais agressiva no ano: ultramacios, supermacios e macios.

Devido às temperaturas mais baixas à noite, a Pirelli levará sua escolha mais agressiva no ano: ultramacios, supermacios e macios.
12/13

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Em 2016, a estratégia mais popular foi de duas paradas. Contudo, devido à natureza dos atuais compostos, espera-se que os pilotos adotem apenas um pitstop.

Em 2016, a estratégia mais popular foi de duas paradas. Contudo, devido à natureza dos atuais compostos, espera-se que os pilotos adotem apenas um pitstop.
13/13

Foto de: Mercedes AMG

Brawn promete planos “empolgantes” para meios digitais da F1

Artigo anterior

Brawn promete planos “empolgantes” para meios digitais da F1

Próximo artigo

Em despedida, Massa diz que pode ser comentarista em 2018

Em despedida, Massa diz que pode ser comentarista em 2018
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Evento GP de Abu Dhabi
Localização Yas Marina Circuit