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País 'repetido' na F1 é comum e já causou até 'mudanças geográficas'

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País 'repetido' na F1 é comum e já causou até 'mudanças geográficas'
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30 de out de 2019 10:56

Mesma nação receber a F1 duas vezes no mesmo ano é algo que ocorre de tempos em tempos, mas que precisa de 'jeitinho' para acontecer

Neste fim de semana, acontece o GP dos Estados Unidos de Fórmula 1. O país é o que mais teve sedes diferentes na F1, com dez ao todo. No último mês, foi anunciado que este número poderá crescer, por conta da possível adição de uma prova em Miami a partir de 2021.

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Em sete décadas desde sua temporada inaugural, a F1 já passou por 72 circuitos em todos os continentes. No entanto, em algumas temporadas, um mesmo país recebeu mais de uma corrida da categoria, algo que 'viola' as próprias 'regras' da F1. 

Para contornar o problema, os organizadores criaram 'jeitinhos' geográficos e de nomenclatura, fazendo com que alguns países fossem sedes de GPs que aconteciam em outras nações. Nomes de cidades, continentes e até oceanos já foram usados para 'driblar' o regulamento.

Confira galeria especial que reúne cada uma dessas artimanhas e os vencedores das provas:

Galeria
Lista

1957 - Itália (Pescara e Monza)

1957 - Itália (Pescara e Monza)
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Foto de: LAT Images

A primeira vez que um país teve duas corridas no mesmo ano aconteceu por 'necessidade'. Com o cancelamento do GP da Bélgica de 1957, os organizadores da F1 precisaram buscar um substituto. O escolhido foi o circuito de Pescara, onde Stirling Moss venceu com sua Vanwall.

1957 - Itália (Pescara e Monza)

1957 - Itália (Pescara e Monza)
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Foto de: LAT Images

Stirling Moss repetiu a dose semanas depois e venceu em Monza.

1959 - Estados Unidos (Indy500 e Sebring)

1959 - Estados Unidos (Indy500 e Sebring)
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Foto de: IndyCar Series

As 500 Milhas de Indianápolis fizeram parte do calendário da F1 de 1950 a 1960, mas as equipes e pilotos não participavam de fato da corrida. Com isso, quando a categoria finalmente decidiu ir ao país, tivemos uma "repetição" no calendário. Na imagem, o vencedor da Indy de 1959, Rodger Ward.

1959 - Estados Unidos (Indy500 e Sebring)

1959 - Estados Unidos (Indy500 e Sebring)
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Foto de: LAT Images

Bruce McLaren conquistou a primeira de suas quatro vitórias na F1 nos Estados Unidos, guiando pela Cooper Climax em Sebring.

1960 - Estados Unidos (Indy500 e Riverside)

1960 - Estados Unidos (Indy500 e Riverside)
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Foto de: IndyCar Series

Em 1960 voltamos a ter a 'repetição' no calendário. Imagem do vencedor das 500 Milhas daquele ano, Jim Rathmann.

1960 - Estados Unidos (Indy500 e Riverside)

1960 - Estados Unidos (Indy500 e Riverside)
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Foto de: LAT Images

Stirling Moss venceu a última etapa daquele ano, guiando pela Lotus-Climax.

1976 até 1980 - EUA (Long Beach e Watkins Glen)

1976 até 1980 - EUA (Long Beach e Watkins Glen)
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Foto de: LAT Images

Para contornar a regra que proibia a organização de duas provas no mesmo país, a F1 decidiu criar uma 'barreira' geográfica nos EUA, dividindo o país em Leste e Oeste e organizando uma corrida em cada região. O vencedor da primeira corrida em Long Beach, na Califórnia, foi Clay Regazzoni, da Ferrari.

1976 até 1980 - EUA (Long Beach e Watkins Glen)

1976 até 1980 - EUA (Long Beach e Watkins Glen)
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Foto de: Sutton Motorsport Images

Quem saiu vencedor da corrida no leste foi James Hunt, de McLaren.

1981 e 1982 - EUA (Long Beach e Las Vegas)

1981 e 1982 - EUA (Long Beach e Las Vegas)
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Foto de: LAT Images

Depois da saída de Watkins Glen do calendário, Las Vegas assumiu seu lugar no campeonato. Como a cidade também fica no Oeste americano, batizaram a corrida de GP de Ceasars Palace, ligando a prova a um casino. Alan Jones venceu as duas provas em 1981.

1981 até 2006 - Itália (San Marino e Monza)

1981 até 2006 - Itália (San Marino e Monza)
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Foto de: LAT Images

Em 1980, Nelson Piquet venceu a primeira corrida realizada em Ímola, cidade italiana que fica próxima a Bologna. Na primeira edição, o circuito substituiu a etapa de Monza. No ano seguinte, a F1 decidiu colocar as duas provas no calendário. Para evitar problemas, passou a chamar a corrida em Ímola de GP de San Marino, nação vizinha à Itália.

1981 até 2006 - Itália (San Marino e Monza)

1981 até 2006 - Itália (San Marino e Monza)
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Foto de: LAT Images

Em 1981, primeiro ano com duas provas italianas no calendário, Alain Prost triunfou com sua Renault em Monza.

1982 - EUA (Long Beach, Detroit e Las Vegas)

1982 - EUA (Long Beach, Detroit e Las Vegas)
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Foto de: Sutton Motorsport Images

Em 1982, a F1 fez algo jamais repetido na história: organizou três corridas nos Estados Unidos. A solução geográfica: GP do Oeste, GP de Las Vegas e GP de Detroit. Na estreia da corrida de rua, Prost fez a pole mas teve problemas na corrida. John Watson venceu a prova com a McLaren.

1982 - França (Paul Ricard e Dijon Prenois)

1982 - França (Paul Ricard e Dijon Prenois)
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Foto de: LAT Images

Para acomodar duas corridas na França, a F1 se aproveitou de uma lei aprovada na Suiça, que proibia a realização de corridas de automóveis no país, e organizou o GP da Suiça de F1, que foi disputado no circuito de Dijon, cidade francesa que fica a 200 km da Suiça. René Arnoux venceu a prova na França.

1982 - França (Paul Ricard e Dijon Prenois)

1982 - França (Paul Ricard e Dijon Prenois)
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Foto de: Sutton Motorsport Images

Enquanto Keke Rosberg, de Williams, venceu a corrida da "Suiça".

1983 - Grã Bretanha (Silverstone e Brands Hatch)

1983 - Grã Bretanha (Silverstone e Brands Hatch)
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Foto de: Sutton Motorsport Images

A moda francesa pegou e no ano seguinte foi a vez da Grã-Bretanha reivindicar duas provas para si. Alain Prost venceu em Silverstone.

1983 - Grã Bretanha (Silverstone e Brands Hatch)

1983 - Grã Bretanha (Silverstone e Brands Hatch)
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Foto de: Sutton Motorsport Images

E Nelson Piquet venceu o recém inventado GP da Europa.

1983 - Estados Unidos (Long Beach e Detroit)

1983 - Estados Unidos (Long Beach e Detroit)
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Foto de: LAT Images

Em 1983, Las Vegas saiu de vez do calendário. Long Beach continuou sendo sede do GP do Oeste dos EUA e Detroit continuou sendo uma cidade sede. Imagem de John Watson em Long Beach.

1983 - Estados Unidos (Long Beach e Detroit)

1983 - Estados Unidos (Long Beach e Detroit)
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Foto de: LAT Images

Isso fez de 1983 a única temporada a ter cidades, países e continentes sediando GPs. Deu um nó na cabeça? Pois é! - Foto da Tyrrell de Michele Alboreto triunfando em Detroit.

1984 - Estados Unidos (Dallas e Detroit)

1984 - Estados Unidos (Dallas e Detroit)
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Foto de: Williams F1

O litoral da Califórnia deixou de receber a F1 e a prova do Oeste deixou de existir. Em seu lugar, incluíram a cidade texana de Dallas, onde Keke Rosberg saiu vitorioso.

1984 - Estados Unidos (Dallas e Detroit)

1984 - Estados Unidos (Dallas e Detroit)
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Foto de: LAT Images

Quem venceu em Detroit naquele ano foi Nelson Piquet, de Brabham.

1984 - Alemanha (Hockenheim e Nurburgring)

1984 - Alemanha (Hockenheim e Nurburgring)
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Foto de: Sutton Motorsport Images

Assim como Itália, França e Grã-Bretanha fizeram nos anos anteriores, em 1984 foi a vez da Alemanha sediar duas provas. O conceito de GP da Europa foi mantido dali em diante. Alain Prost venceu em Hockenheim.

1984 - Alemanha (Hockenheim e Nurburgring)

1984 - Alemanha (Hockenheim e Nurburgring)
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Foto de: LAT Images

E repetiu a dose em Nurburgring - na Europa.

1985 - Grã Bretanha (Silverstone e Brands Hatch)

1985 - Grã Bretanha (Silverstone e Brands Hatch)
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Foto de: Sutton Motorsport Images

Prost também venceu o GP da Grã-Bretanha de 1985, segundo ano em que os ingleses tiveram duas provas.

1985 - Grã Bretanha (Silverstone e Brands Hatch)

1985 - Grã Bretanha (Silverstone e Brands Hatch)
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Foto de: LAT Images

Mansell triunfou em Brands Hatch, lar do GP da Europa daquele ano.

1993 - Itália (San Marino e Monza)

1993 - Itália (San Marino e Monza)
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Foto de: Sutton Motorsport Images

Por anos, apenas a Itália recebeu duas corridas no ano. Monza seguiu sendo a casa da F1 no país, e alugando Ímola para San Marino, onde Alain Prost venceu em 1993.

1993 - Itália (San Marino e Monza)

1993 - Itália (San Marino e Monza)
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Foto de: Sutton Motorsport Images

Companheiro do francês na Williams, Damon Hill conquistou a vitória em Monza.

1993 - Grã Bretanha (Silverstone e Donington Park)

1993 - Grã Bretanha (Silverstone e Donington Park)
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Foto de: Sutton Motorsport Images

Em 1993, a F1 voltou a fazer suas peripécias geográficas e reintroduziu o GP da Europa, beneficiando mais uma vez o Reino Unido. Quem venceu a prova oficial no país foi novamente Prost.

1993 - Grã Bretanha (Silverstone e Donington Park)

1993 - Grã Bretanha (Silverstone e Donington Park)
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Foto de: LAT Images

Na 'Europa', a majestade da rainha não foi páreo para o rei da chuva. Ayrton Senna fez aquela que muitos apontam como a melhor corrida de sua carreira e triunfou em Donington Park, com direito a uma placa em homenagem à primeira volta mítica no circuito.

1994 e 1995 - Japão (Aida e Suzuka)

1994 e 1995 - Japão (Aida e Suzuka)
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Foto de: LAT Images

Se a Europa pode, o Pacífico também pode!... Isso mesmo, o Oceano foi o primeiro a sediar uma prova. Mas não foi debaixo da água, e sim em terra firme, no circuito de Aida, no Japão. Michael Schumacher venceu três das quatro provas nos dois anos, perdendo apenas em Suzuka em 1994.

1995 - Espanha (Barcelona e Jerez de la Frontera)

1995 - Espanha (Barcelona e Jerez de la Frontera)
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Foto de: LAT Images

O GP da Europa mudou de casa e foi parar em Jerez. Por lá, Schumacher e Alesi protagonizaram a briga pela vitória, com o alemão levando a melhor sobre o piloto da Ferrari.

1995 - Espanha (Barcelona e Jerez de la Frontera)

1995 - Espanha (Barcelona e Jerez de la Frontera)
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Foto de: Sutton Motorsport Images

Schumacher gostou da ideia de 'dominar' países e ganhou as duas provas espanholas.

1995 - Itália (San Marino e Monza)

1995 - Itália (San Marino e Monza)
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Foto de: LAT Images

Mas se em 1995 Schumacher dominou Japão e Espanha, nas provas italianas a história foi diferente. Johnny Herbert, companheiro do alemão na Benetton, venceu em Monza.

1995 - Itália (San Marino e Monza)

1995 - Itália (San Marino e Monza)
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Foto de: Sutton Motorsport Images

E Damon Hill conquistou a vitória em San Marino.

1996 - Itália (San Marino e Monza)

1996 - Itália (San Marino e Monza)
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Foto de: LAT Images

Hill repetiu a dose no ano seguinte em Ímola com a Williams.

1996 - Itália (San Marino e Monza)

1996 - Itália (San Marino e Monza)
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Foto de: Ercole Colombo

No primeiro ano com a Ferrari, Schumacher voltou a colocar a equipe italiana no alto do pódio, primeira vez desde 1988.

1996 - Alemanha (Hockenheim e Nurburgring)

1996 - Alemanha (Hockenheim e Nurburgring)
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Foto de: LAT Images

No ano da conquista de seu título, Hill venceu em Hockenheim.

1996 - Alemanha (Hockenheim e Nurburgring)

1996 - Alemanha (Hockenheim e Nurburgring)
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Foto de: XPB Images

No ano de sua estreia na F1, Jacques Villeneuve conquistou a primeira vitória de sua carreira no GP da Europa, em Nurburgring.

1997 - Itália (San Marino e Monza)

1997 - Itália (San Marino e Monza)
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Foto de: LAT Images

Heinz-Harald Frentzen aproveitou sua oportunidade na Williams e alcançou sua primeira vitória na F1.

1997 - Itália (San Marino e Monza)

1997 - Itália (San Marino e Monza)
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Foto de: LAT Images

Na Itália, David Coulthard superou as Ferraris de Schumacher e Eddie Irvine.

1997 - Alemanha (Hockenheim e Nurburgring)

1997 - Alemanha (Hockenheim e Nurburgring)
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Foto de: Sutton Motorsport Images

No GP da Alemanha, em Hockenheim, Gerhard Berger conquistou sua última vitória na F1, que foi também a última da Benetton.

1997 - Alemanha (Hockenheim e Nurburgring)

1997 - Alemanha (Hockenheim e Nurburgring)
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Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

O circuito de Nurburgring já havia recebido o GP da Alemanha e o GP da Europa. Mas em 1997 a pista se tornou sede do GP de Luxemburgo. Novamente, um país vizinho foi utilizado para driblar as regras.

1997 - Espanha (Barcelona e Jerez de la Frontera)

1997 - Espanha (Barcelona e Jerez de la Frontera)
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Foto de: LAT Images

No início da temporada, o circuito de Barcelona recebeu a primeira corrida na Espanha e Jacques Villeneuve saiu vencedor da prova.

1997 - Espanha (Barcelona e Jerez de la Frontera)

1997 - Espanha (Barcelona e Jerez de la Frontera)
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Foto de: LAT Images

A sede do GP da Europa daquele ano foi Jerez de la Frontera, onde o vencedor foi Mika Hakkinen.

1998 - Itália (San Marino e Monza)

1998 - Itália (San Marino e Monza)
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Foto de: LAT Images

Em um ano marcado pela disputa entre Ferrari e McLaren, David Coulthard conquistou a vitória em Ímola.

1998 - Itália (San Marino e Monza)

1998 - Itália (San Marino e Monza)
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Foto de: Ercole Colombo

Em Monza, Schumacher voltou a colocar a Ferrari no alto do pódio.

1998 - Alemanha (Hockenheim e Nurburgring)

1998 - Alemanha (Hockenheim e Nurburgring)
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Foto de: LAT Images

Mas a Ferrari não foi páreo para a McLaren de Mika Hakkinen, que venceu na Alemanha e em "Luxemburgo".

2006 - Alemanha (Hockenheim e Nurburgring)

2006 - Alemanha (Hockenheim e Nurburgring)
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Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

O último ano de Schumacher na Ferrari foi também a despedida das corridas duplas na Itália e na Alemanha. E o alemão saiu em grande estilo, conquistando a vitória no GP da Europa.

2006 - Alemanha (Hockenheim e Nurburgring)

2006 - Alemanha (Hockenheim e Nurburgring)
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Foto de: Ercole Colombo

E também no GP da Alemanha, vencendo as duas provas disputadas em sua terra natal.

2006 - Itália (San Marino e Monza)

2006 - Itália (San Marino e Monza)
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Foto de: XPB Images

Nas corridas no quintal da Itália, Schumacher também brilhou, alcançando a vitória na última corrida da F1 em Ímola.

2006 - Itália (San Marino e Monza)

2006 - Itália (San Marino e Monza)
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Foto de: XPB Images

E repetindo o feito em Monza, prova marcada por sua 90ª vitória na F1 e pelo anúncio de sua aposentadoria.

2008 - Espanha (Barcelona e Valência)

2008 - Espanha (Barcelona e Valência)
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Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Mas a F1 não ficou muito tempo sem repetir corridas em um mesmo país. De 2008 a 2012, Barcelona e Valência sediaram provas na Espanha. Raikkonen venceu o GP da Espanha.

2008 - Espanha (Barcelona e Valência)

2008 - Espanha (Barcelona e Valência)
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Foto de: XPB Images

E Felipe Massa inaugurou o circuito de Valência com uma vitória brasileira. Era o GP da Europa, disputado nas ruas da região portuária da cidade.

2012 - Espanha (Barcelona e Valência)

2012 - Espanha (Barcelona e Valência)
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Foto de: XPB Images

No ano da última dupla de corridas em um mesmo país, Pastor Maldonado venceu pela primeira e única vez na carreira, com a Williams no GP da Espanha.

2012 - Espanha (Barcelona e Valência)

2012 - Espanha (Barcelona e Valência)
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Foto de: XPB Images

Já Valência se despediu da F1 com uma vitória do piloto da casa. Fernando Alonso triunfou nas ruas da cidade espanhola, trazendo Kimi Raikkonen na segunda posição e Michael Schumacher na terceira, o último pódio do alemão na F1.

2021 - Estados Unidos (Austin e Miami)

2021 - Estados Unidos (Austin e Miami)
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Austin é a sede do GP dos Estados Unidos desde 2012 e Lewis Hamilton venceu cinco das sete edições realizadas no circuito das Américas.

2021 - Estados Unidos (Austin e Miami)

2021 - Estados Unidos (Austin e Miami)
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Foto de: Hard Rock Stadium

Em outubro, a Liberty Media anunciou que a partir de 2021 os Estados Unidos podem ser sede de duas corridas, com a inclusão de uma prova em Miami.

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Categoria Fórmula 1
Autor Vital Neto