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Para Alonso, Fórmula 1 tem de se inspirar no futebol

Bicampeão critica mudanças de regulamento constantes: “estamos sempre mais felizes com o que nós tínhamos há alguns anos atrás”

Fernando Alonso, Ferrari em evento beneficente

Fernando Alonso, Ferrari em evento beneficente

XPB Images

Fernando Alonso, McLaren
Fernando Alonso, McLaren MP4-31 and Sergio Perez, Sahara Force India F1 VJM09
Fernando Alonso, McLaren MP4-31
Fernando Alonso, McLaren MP4-31
Fernando Alonso, McLaren MP4-31
Fernando Alonso, McLaren MP4-31

Para Fernando Alonso, a Fórmula 1 tem de se inspirar no futebol para voltar a crescer. Segundo o espanhol da McLaren, as várias mudanças nos regulamentos técnico e esportivo deixaram a categoria desinteressante do ponto de vista dos pilotos.

Enquanto isso, o futebol tem praticamente as mesmas regras desde sua criação e continua sendo um esporte bastante popular.

"É um problema. Às vezes queremos melhorar as coisas que já são muito boas", disse o espanhol.

"Como no futebol, quantos jogos terminam 0 a 0? Isso é muito chato, mas eles não mudam a grande área, eles não colocam dois goleiros ou tiram o goleiro. Eles não mudam a cada semana, porque este é o esporte.”

"Eu acho que nós tivemos uma era fantástica com os V10, os V8, e às vezes a segurança teve que melhorar e houve algumas mudanças para isso. Mas parece que estamos sempre mais felizes com o que nós tínhamos há alguns anos atrás."

Era moderna ainda não é excitante o suficiente

Alonso acrescentou que acredita que a era turbo atual tenha problemas para se manter emocionante como a era dos V8.

"Eu ainda amo os carros, eu ainda amo o esporte, e eu ainda gosto de correr. Mas também, sendo honesto, nos últimos anos na Fórmula 1 a emoção e o show têm sido um pouco piores com os motores turbo", disse ele.

"Desde o ruído e os tempos por volta, até a economia de combustível e a economia dos pneus. Eu acho que a emoção de dirigir esses carros é menor.”

"Eles não têm tanta potência e não são tão emocionantes quanto talvez em 2004 ou 2003, com os motores V10. Me lembro de ir para o primeiro teste e, após 60 ou 70 voltas, estar muito cansado. Mesmo à noite, a cabeça se movia por causa do desgaste do pescoço. Eu não conseguia dormir na horizontal. Agora, você vai para o primeiro teste e faz 160 voltas”.

"Há também algumas mudanças no regulamento e na política que não ajudam.”

"O esporte em geral, e também nós pilotos, sentimos que há falta de consistência. O mesmo acontece com as comunicações de rádio, que foram proibidas e voltaram ao normal. Parece que estamos em um loop. É um pouco confuso para todos."

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