Pérez: As pessoas subestimam o desafio que é trocar de equipe na F1

Mexicano falou sobre as dificuldades de adaptação ao carro da Red Bull, por ser completamente diferente ao que tinha na Racing Point

Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B

Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B

Sam Bloxham / Motorsport Images

Sergio Pérez afirmou que as pessoas subestimam o quão difícil é trocar de equipe na Fórmula 1, após um ano complicado na estreia com a Red Bull depois de várias temporadas com a Racing Point.

O mexicano foi um de vários pilotos que trocaram de equipe em 2021, junto de Daniel Ricciardo, Carlos Sainz e Sebastian Vettel. A tônica do ano de boa parte destes foi a necessidade de um período maior de adaptação para extraírem o máximo do novo equipamento, particularmente Ricciardo, que sofreu a bordo da McLaren MCL35M.

Leia também:

Pérez, que foi contratado pela Red Bull no final de 2020 para correr ao lado de Max Verstappen, também precisou de um tempo para se acostumar à filosofia do carro da equipe austríaca.

Ele viu ao longo do ano que as pessoas subestimam demais o quão diferentes os carros são e como se comportam, dizendo que mesmo os pilotos subestimam o tamanho do choque que pode representar a troca de equipes e até mesmo de fornecedor de motores.

"Sim, claro. Mesmo como piloto você subestima essas coisas até que passa a vivenciá-las. Mas pilotar com uma unidade de potência diferente, é uma outra tarefa. Guiar carros de filosofias opostas, alto rake versus baixo rake, é uma tarefa completamente diferente. E o modo como você aborda as coisas são muito distintas".

Sergio Perez, Red Bull Racing RB15 Mule

Sergio Perez, Red Bull Racing RB15 Mule

Photo by: Jerry Andre / Motorsport Images

Pérez disse ainda que precisou 'desaprender' o que fazia antes e treinar novas técnicas de pilotagem para tirar o máximo da Red Bull, algo que levou vários meses.

"Você precisa aprender novas técnicas. Basicamente, o que eu fazia antes, nada funcionava aqui. Seria o mesmo com Max se ele fosse para a Mercedes. São muito diferentes. Eles produzem tempos de volta similares, mas o modo como eles tiram esses tempos são extremamente diferentes".

Quando questionado pelo Motorsport.com sobre o quão diferente será sua abordagem neste ano após uma temporada com a Red Bull, Pérez diz que faz uma "grande diferença" já ter a experiência e estar familiarizado com a equipe.

"Já temos uma base que podemos trabalhar e melhorar, então faz muita diferença. Já conheço as pessoas. Já sei para quem posso perguntar e como tirar o máximo de quem está ao meu redor. É uma situação muito diferente".

TELEMETRIA DE FÉRIAS (Parte 2): Rico Penteado aponta favoritos para 2022

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #158 – TELEMETRIA DE FÉRIAS: Rico Penteado explica novo carro da F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior TELEMETRIA DE FÉRIAS: Rico Penteado aponta favoritos para 2022
Próximo artigo F1: GP da Austrália é confirmado e organização quer evitar problemas como o de Djokovic no Aberto de Tênis do país

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil