Últimas notícias

Pilotos da Red Bull priorizam evitar novos acidentes

Daniel Ricciardo e Max Verstappen relatam aprendizado com o episódio em Baku e garantem que foco é evitar que contratempos se repitam

Max Verstappen, Red Bull Racing

Foto de: Sutton Motorsport Images

Max Verstappen, Red Bull Racing
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14 Tag Heuer, Max Verstappen, Red Bull Racing RB14 Tag Heuer, Charles Leclerc, Sauber C37 Ferrari, and Lance Stroll, Williams FW41 Mercedes
Max Verstappen, Red Bull Racing walks away following his crash
Race retiree Max Verstappen, Red Bull Racing RB14
Max Verstappen, Red Bull Racing RB14 and Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14 crash
Max Verstappen, Red Bull Racing RB14 and Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14 crash
Max Verstappen, Red Bull Racing RB14 Tag Heuer, leads Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14 Tag Heuer
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing
Race retiree Daniel Ricciardo, Red Bull Racing
Max Verstappen, Red Bull Racing RB14 and Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14 crash
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14
Max Verstappen, Red Bull Racing RB14 Tag Heuer, leads Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14 Tag Heuer

Os pilotos da Red Bull, Daniel Ricciardo e Max Verstappen, garantiram que darão prioridade ao trabalho de evitar que os choques entre eles, como ocorreu no episódio em Baku, se repitam. 

Ambos os pilotos abandonaram na última prova realizada, no Azerbaijão, após uma colisão na abertura da volta 40. O duelo entre Ricciardo e Verstappen vinha se desenrolando desde a largada, com momentos de disputa roda a roda até o choque derradeiro. 

Durante conversa com a imprensa antes do início das atividades do GP da Espanha, Ricciardo compartilhou sua visão sobre o episódio. “Uma vez que eu me comprometi com a linha por dentro que estava livre e freei, e quando o ar é tirado de você, não havia... Você pode ver que eu tentei desviar, mas não tinha escapatória depois daquilo”, comentou.

“Você perde toda a pressão aerodinâmica, até mesmo os freios. Esse foi o resultado final, mas aconteceu devido à linha de dentro se fechando.”

O australiano afirmou que, apesar do desfecho nada surpreendente do ocorrido, não acredita que a Red Bull deveria ter imposto ordens.

“Quando você assiste à corrida de novo, dá para dizer isso. É fácil olhar e dizer que vai acontecer. Para ser honesto, quando aconteceu, eu não fiquei tão surpreso, porque as coisas vinham se acumulando.”

“Claro, eu não queria que isso acontecesse. Se eu estivesse naquela posição de novo, isso seria lidado de forma diferente, ou com mais respeito na pista.”

Questionado pelo fato de não ter pedido para a equipe intervir, o piloto brincou: “Talvez esse seja meu problema. Eu digo que posso ir mais rápido, mas sem gritar feito uma garotinha.”

Verstappen: “Tentaremos não deixar isso acontecer de novo”

Max Verstappen esteve mais lacônico durante a coletiva. O holandês não quis analisar a dinâmica do acidente, mas reforçou que sua prioridade é evitar que os choques com Ricciardo se repitam.

“Claro, nunca queremos bater com nosso companheiro de equipe, então sim, tentaremos não deixar isso acontecer novamente”, comentou.

Questionado sobre como seria possível manter as disputas acirradas sem passar do ponto, descreveu: “Dando um pouco de margem. Dois ou três milímetros em toda a parte. É um trabalho milimétrico.”

Apesar do incidente, Verstappen acredita que a Red Bull ainda terá confiança suficiente nos pilotos. “Depende. Talvez, se for como Baku novamente, acho que em algum momento a equipe diria ‘OK, vamos com calma e apenas seguir um ao outro nas últimas voltas’. Não sei. No geral, acho que eles ainda confiam na gente. E nós também entendemos que não queremos que isso aconteça novamente.”

O pedido de desculpas à equipe

Os pilotos também confirmaram que foram à fábrica para se desculpar pessoalmente com os funcionários a Red Bull pelo ocorrido.

“Eu estive na fábrica na segunda-feira para fazer simulador, e nós dois voltamos depois naquela semana. A equipe normalmente faz uma reunião depois de todas as corridas, e eles a adiaram para que Max e eu estivéssemos lá. Pedimos desculpas e dissemos que aquilo não aconteceria novamente.”

Verstappen, por sua vez, comentou que o episódio não afetou sua relação amigável com o parceiro. “É boa. Claro, o vi logo depois, então... Tudo está bem. Nos respeitamos muito e percebemos que erramos. Você não quer bater com o outro, mas não há ressentimento algum.”

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Comissão da cidade de Miami aprova plano de receber F1
Próximo artigo Red Bull vai intervir para evitar incidentes como o de Baku

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil