Últimas notícias

Pilotos se reúnem em Interlagos para falar sobre pneus e categoria

Competidores, por meio da Grand Prix Drivers' Association (GPDA) vão conversar sobre pneus e o momento em que o esporte está passando

Pirelli Engineers and Pirelli tyres

Mark Sutton / Motorsport Images

Uma maior confiança na gestão de pneus, além de um abismo cada vez maior entre as três melhores equipes e o resto do grid, levaram os pilotos a se unirem e trabalharem, caso precisem intervir para tentar melhorar as coisas na F1.

Daniel Ricciardo disse que, enquanto os pneus mais recentes permitiam que os pilotos pressionassem mais em certas circunstâncias, a necessidade de cuidar da borracha para diminuir pit stops significava que ainda faltava algo do ponto de vista dos pilotos.

É por isso que o tema dos pneus foi adicionado à agenda do encontro da Grand Prix Drivers' Association (GPDA) desta sexta-feira, que acontecerá após a reunião oficial dos pilotos.

"Eu não acho que alguém pareça estar satisfeito", disse Ricciardo sobre a situação dos pneus. "Eles queriam um pneu em que pudéssemos correr mais por mais tempo, e eu sinto que agora estamos quase conseguindo isso.”

"Mas eu não sei como ter um pneu em que podemos pisar fundo, mas vai se desgastar, então ainda podemos fazer duas ou três paradas. Sinto que vamos guiar mais devagar, como estamos fazendo agora.”

Embora a questão dos pneus - e se a degradação e o gerenciamento tem sido excessivo - tenha sido apontado como ponto-chave para as discussões da GPDA, Romain Grosjean diz que questões mais amplas sobre a F1 provocaram alguns sinais de alerta.

"Não são apenas os pneus", disse Grosjean, que é o diretor do GPDA. "Não quero falar por todos os outros, mas sinto que precisamos dar o nosso feedback e talvez tentar fazer um pouco mais, porque as corridas não estão divertidas.”

"O sexto colocado no México estava duas voltas atrás do líder? Como você espera ver um carro do meio de grid no pódio se eles estão a uma ou duas voltas atrás?"

"A diferença entre as grandes equipes e as pequenas é muito grande. Além disso, os pneus são tão complicados de entender, de guiar, se você não tem downforce, você os destrói."

Grosjean disse que a ideia da reunião da GPDA era avaliar os sentimentos de todos os pilotos.

Se houver consenso sobre o que precisa ser feito, isso poderia ser formalizado e colocado para os fãs, a mídia e os responsáveis ​​pelas regras da F1 para tentar melhorar o esporte.

"Se chegarmos a algum lugar onde todos estão felizes com o que discutimos, então devemos levá-los adiante para vocês para a Liberty ou quem quer que seja. É importante não nos sentarmos e não fazermos isso."

Pierre Gasly, da Toro Rosso, acha que as atuais frustrações com pneus mostraram que os pilotos precisavam falar mais se houvesse alguma esperança de melhorar as corridas.

"Há muitas coisas que podemos melhorar, mas há claramente um aspecto que poderia melhorar as corridas: se tivéssemos pneus mais robustos, menos sensíveis ao superaquecimento", disse ele. "Isso nos dará a oportunidade de seguir outros carros por mais tempo.”

"No momento em que você faz três curvas realmente perto de outro carro e você começa a derrapar e com três graus a mais de temperatura dos pneus, você começa a perder desempenho. É um efeito de bola de neve, as temperaturas continuam aumentando e você está acabado.”

"É algo que a Pirelli deve focar, nós já dissemos a eles, eles precisam respeitar o que a FOM lhes pede, então é um assunto que discutimos. Provavelmente, como pilotos, precisamos ser mais fortes em nossa opinião e visão do que precisamos para o futuro."

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Chefe, Gil vê Sette Câmara encaixando “perfeitamente” na McLaren
Próximo artigo Sette Câmara: Eu não estava preparado para oportunidade na Red Bull

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil