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Pirelli apresenta pneus com superfícies brilhantes

Pneus terão nova aparência em 2019, como resultado de um novo método de produção usado para ajudar a se livrar das imperfeições

Kevin Magnussen, Haas F1 Team, Romain Grosjean, Haas F1 Team

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Superfícies brilhantes nos pneus ficaram evidentes no primeiro dia dos testes de pré-temporada da F1 em Barcelona, ​​na Espanha, nesta segunda-feira, quando os carros de 2019 apareceram pela primeira vez.

A mudança na aparência é uma consequência da mudança da produção da Pirelli, com o uso de um molde cromado, o que foi feito para ajudar a garantir que seus pneus mais macios tenham uma superfície melhor.

Questionado sobre a mudança, o diretor esportivo da Pirelli, Mario Isola, disse: "Estamos usando novos moldes que têm um tratamento cromado. Testamos isso pela primeira vez no ano passado na F2.”

"A razão pela qual nós introduzimos esta tecnologia é porque o hipermacio do ano passado e o C4/C5 [compostos mais macios de 2019], são muito pegajosos e, quando você vulcaniza e cozinha o pneu, fica ruim para o molde em algum momento.”

"Você via pequenas imperfeições devido a essa aderência entre o composto e os moldes. Com os novos moldes, eles estão muito melhores.

"Eles parecem mais bonitos, e em termos de tecnologia, é melhor, mas a especificação é a mesma que usamos nos testes de Abu Dhabi no ano passado."

Isola disse que a superfície brilhante não significa que haveria menos aderência quando os pneus novos foram usados ​​pela primeira vez.

"É algo que não vai mudar nada", disse ele.

"O que pode acontecer é que, se os pilotos se tiverem um novo conjunto de pneus e eles correrem devagar, apenas por causa da curvatura, eles não usam o lado externo, que estará brilhando ainda, mas é isso."

A nova aparência brilhante dos pneus é apenas uma das várias mudanças que a Pirelli realizou para a temporada de 2019.

A Pirelli voltou a ter apenas um pneu intermediário e molhado este ano, em vez de ter duas opções, como havia em 2018.

Um novo composto para o intermediário garante uma melhor gama de trabalho para cobrir todas as condições úmidas, enquanto a nova construção e o composto do molhado seriam mais capazes de resistir à aquaplanagem em condições meteorológicas mais extremas.

Uma ideia de restringir o aquecimento geral dos pneus dianteiros a 80 graus também foi abandonada, com a Pirelli e as equipes concordando em mantê-los a 100 graus.

Isola explicou: "Decidimos manter a temperatura máxima na frente a 100 graus, enquanto a temperatura do pneu traseiro está abaixo dos 80 graus.

"Conversando com as equipes em geral, eles estavam preocupados com possíveis problemas com o aquecimento dos da frente porque a frente é um pouco mais complicada.”

"Com 80 graus para o pneu traseiro, temos a oportunidade de lhes dar uma receita menor em termos de pressão. Comparado ao primeiro teste do ano passado, temos 2 psi a menos nos pneus traseiros."

Os pneus de 2019 da F1 também foram trabalhados para evitar superaquecimentos, como vistas no ano passado, reduzindo o número de bolhas.

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