Últimas notícias

VÍDEO: GP do Vietnã de 2020 terá "muitas opções de ultrapassagem"

Marcado por longas retas e curvas fechadas, circuito na capital vietnamita deve ficar pronto até o começo da temporada 2020 da Fórmula 1

Hanoi circuit layout rendering

Foto de: Vietnam Grand Prix Corporation

O circuito de Hanói (veja vídeo de simulação virtual abaixo), que sediará o primeiro GP do Vietnã da Fórmula 1 em 2020, oferecerá "muitas opções de ultrapassagem", segundo representante do engenheiro alemão Hermann Tilke, responsável pelo projeto da pista na Ásia.

Em uma área a 20 minutos do centro de Hanói, no distrito de Nam Tu Liem, está sendo realizado um trabalho para a construção de um pitlane e um paddock. Dois terços da pista utilizarão vias públicas já instaladas, enquanto a seção final de alta velocidade e a reta de largada estão sendo construídas do zero.

Leia também:


O circuito é caracterizado por retas longas (a maior delas terá 1,5 km) conectadas por rotatórias em zonas de forte frenagem e curvas apertadas. A intenção é criar um circuito de rua com oportunidades de ultrapassagem, mais parecido com Baku do que com Mônaco.

"Houve uma estreita cooperação com a equipe da Fórmula 1 e com os organizadores de Hanói para projetar o circuito", disse Carsten Tilke, diretor-gerente da empresa do engenheiro alemão.  "Eles tiveram muita participação e tivemos muitas discussões sobre como poderíamos criar um bom circuito, não apenas de uma perspectiva de traçado, mas também de oferecer muitas ultrapassagens".

"Claro, estamos fixados em algumas ruas - que são basicamente as retas - mas através de ferramentas de simulação conseguimos criar a melhor pista possível".

A curva no final da reta longa de 1,5 km terá arquibancadas em ambos os lados para criar o que Tilke descreve como uma seção de "estádio". Entre essas arquibancadas e o estádio de futebol estarão as fan zones e a F1 Village, com vendedores incorporando atividades culturais hanoianas e vietnamitas, além da culinária local.

Hanoi F1 circuit paddock rendering

Hanoi F1 circuit paddock rendering

Photo by: Tilke GmbH

O estádio também sediará shows durante o final de semana. Os planos projetam um público de até 100.000 pessoas. O setor em que Tilke está mais animado é a parte final da volta. Neste trecho, sua equipe de design pôde trabalhar livremente, já que não há ruas para se prender.

"Toda a pista tem uma boa combinação de curvas rápidas e longas retas, então será difícil encontrar uma boa configuração para as equipes. Nossas simulações mostraram que a pista oferecerá boas corridas e muitas opções de ultrapassagem. Será difícil conseguir um bom tempo, pois será muito fácil cometer um erro, então esperamos que os pilotos gostem do desafio", disse.

No total, os arquitetos e engenheiros de Tilke terão 18 meses entre o início dos trabalhos e a conclusão da instalação. No início de abril, cinco engenheiros da Tilke mudaram-se para Hanói para viver em tempo integral e trabalhar no projeto. A missão difícil será terminar no tempo.

"Quase tudo está pronto, mas a construção apenas começou recentemente. Temos um monte de máquinas no local para construir tudo. Embora o calendário para 2020 ainda não tenha sido estabelecido, nos foi dado até o início da próxima temporada para Hanói estar pronto".

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Sainz diz que McLaren ainda precisa melhorar em "todas as áreas"
Próximo artigo GALERIA: Relembre todos os carros de Ayrton Senna na Fórmula 1

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil