Últimas notícias

Podcast #002 - Massa participa e fala 10 anos após acidente: 'Sou grato por ter continuado'

Nesta edição do podcast Motorsport.com Brasil, recebemos Felipe Massa, que falou sobre seu acidente na Hungria, há 10 anos, com exclusividade

Podcast 2

Podcast 2

Na segunda edição do podcast Motorsport.com Brasil, Gustavo Faldon, Erick Gabriel, Carlos Costa e Felipe Motta recebem Felipe Massa, que relembrou o seu acidente na Hungria na Fórmula 1, que completa 10 anos no dia 25 de julho.

Leia também:

"Em 10 anos do acidente o que me passa na cabeça é que sou muito grato pelo que aconteceu, por ter sido o meu dia, porque muita gente fala em falta de sorte. Se você olhar o que aconteceu, eu tive falta de sorte porque a mola veio parar na minha cabeça, mas tive muita sorte porque estou aqui, vivendo a vida, encerrei a carreira do jeito que gostaria. Tenho muita saúde, sou muito grato por tudo aqui que aconteceu, por ter continuado a viver minha vida do mesmo jeito de antes", disse Massa, com exclusividade ao Motorsport.com. (Veja abaixo galeria com curiosidades da carreira do brasileiro)

Ouça o podcast Motorsport.com Brasil (entrevista de Felipe Massa começo no minuto 29):

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

A CARREIRA COMO PILOTO

Massa estreou nessa temporada na Fórmula E, após carreira respeitada na Fórmula 1, onde conseguiu ser vice-campeão mundial em 2008. O Motorsport.com preparou uma galeria com 20 curiosidades sobre a trajetória do brasileiro na F1. Você sabia de tudo isso?

Massa conquistou seu primeiro ponto na F1 logo em sua segunda corrida no mundial, na Malásia em 2002. Um sexto posto.

Massa conquistou seu primeiro ponto na F1 logo em sua segunda corrida no mundial, na Malásia em 2002. Um sexto posto.

Foto de: Sauber Petronas

Em 2002, Massa foi ordenado a ceder posição para o parceiro Nick Heidfeld por duas vezes, no GP da Europa (onde não obedeceu) e no GP da Alemanha (quando acatou. Com clima ruim, ele saiu do time no fim do ano.

Em 2002, Massa foi ordenado a ceder posição para o parceiro Nick Heidfeld por duas vezes, no GP da Europa (onde não obedeceu) e no GP da Alemanha (quando acatou. Com clima ruim, ele saiu do time no fim do ano.

Foto de: Sauber Petronas

Massa liderou uma corrida pela primeira vez no GP do Brasil de 2004, por duas voltas.

Massa liderou uma corrida pela primeira vez no GP do Brasil de 2004, por duas voltas.

Foto de: Bridgestone Corporation

Conquistando um sexto lugar em sua despedida da Sauber na China em 2005 – naquela que foi a última corrida da Sauber após a entrada da BMW -, Felipe Massa ganhou de presente seu carro do chefe, Peter Sauber.

Conquistando um sexto lugar em sua despedida da Sauber na China em 2005 – naquela que foi a última corrida da Sauber após a entrada da BMW -, Felipe Massa ganhou de presente seu carro do chefe, Peter Sauber.

Foto de: XPB Images

Ele conquistou 41 pódios na carreira. O primeiro foi no GP da Europa de 2006.

Ele conquistou 41 pódios na carreira. O primeiro foi no GP da Europa de 2006.

Foto de: XPB Images

A 1ª vitória de Massa na F1 (Turquia/2006) foi possibilitada apenas devido a uma rodada de Vitantonio Liuzzi. Com um Safety Car, ele e Schumacher foram para o box ao mesmo tempo, com o alemão saindo em 3º, atrás de Alonso. A Ferrari não pôde inverter as posições.

A 1ª vitória de Massa na F1 (Turquia/2006) foi possibilitada apenas devido a uma rodada de Vitantonio Liuzzi. Com um Safety Car, ele e Schumacher foram para o box ao mesmo tempo, com o alemão saindo em 3º, atrás de Alonso. A Ferrari não pôde inverter as posições.

Foto de: XPB Images

De todas as 11 vitórias na F1, em nenhuma Felipe Massa saiu de uma posição pior que o segundo lugar no grid.

De todas as 11 vitórias na F1, em nenhuma Felipe Massa saiu de uma posição pior que o segundo lugar no grid.

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Em 2007, Massa dividiu o recorde de pole positions com Lewis Hamilton: seis para cada um.

Em 2007, Massa dividiu o recorde de pole positions com Lewis Hamilton: seis para cada um.

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Massa ficou a um ponto do título de 2008, mas foi quem mais venceu provas na temporada: seis contra cinco do campeão, Lewis Hamilton.

Massa ficou a um ponto do título de 2008, mas foi quem mais venceu provas na temporada: seis contra cinco do campeão, Lewis Hamilton.

Foto de: LAT Images

Massa liderou o mundial por duas vezes na carreira, se tornando o único brasileiro a conseguir a façanha após Ayrton Senna. Foi após os GPs da França de 2008 e da Malásia de 2010.

Massa liderou o mundial por duas vezes na carreira, se tornando o único brasileiro a conseguir a façanha após Ayrton Senna. Foi após os GPs da França de 2008 e da Malásia de 2010.

Foto de: Eric Gilbert

O acidente mais sério de sua carreira foi no GP da Hungria de 2009, quando uma mola se desprendeu do carro de Rubens Barrichello e acertou sua cabeça. Massa só voltou a correr em 2010.

O acidente mais sério de sua carreira foi no GP da Hungria de 2009, quando uma mola se desprendeu do carro de Rubens Barrichello e acertou sua cabeça. Massa só voltou a correr em 2010.

Foto de: Sutton Motorsport Images

O polêmico GP da Alemanha de 2010 foi exatamente um ano depois do incidente na classificação para o GP da Hungria de 2009 (25 de julho).

O polêmico GP da Alemanha de 2010 foi exatamente um ano depois do incidente na classificação para o GP da Hungria de 2009 (25 de julho).

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Massa não conseguiu chegar à frente do companheiro de Ferrari Fernando Alonso em uma corrida que ambos tivessem concluído entre os GPs da China de 2011 e da Índia de 2013 (52 provas).

Massa não conseguiu chegar à frente do companheiro de Ferrari Fernando Alonso em uma corrida que ambos tivessem concluído entre os GPs da China de 2011 e da Índia de 2013 (52 provas).

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

O brasileiro também ficou sem se classificar à frente do espanhol entre os GPs do Canadá de 2011 e Malásia 2013 (34 provas).

O brasileiro também ficou sem se classificar à frente do espanhol entre os GPs do Canadá de 2011 e Malásia 2013 (34 provas).

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Massa é o brasileiro que mais subiu ao pódio no GP do Brasil. Foram cinco vezes, duas como vencedor.

Massa é o brasileiro que mais subiu ao pódio no GP do Brasil. Foram cinco vezes, duas como vencedor.

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Sua última de 16 pole positions foi conquistada no GP da Áustria de 2014. Foi a única vez que um carro que não fosse Mercedes, Ferrari ou Red Bull largou em primeiro na era turbo-híbrida da F1.

Sua última de 16 pole positions foi conquistada no GP da Áustria de 2014. Foi a única vez que um carro que não fosse Mercedes, Ferrari ou Red Bull largou em primeiro na era turbo-híbrida da F1.

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

O último pódio de Massa (e também ultimo do Brasil na F1) foi no GP da Itália de 2015.

O último pódio de Massa (e também ultimo do Brasil na F1) foi no GP da Itália de 2015.

Foto de: Mercedes AMG

Massa foi desclassificado em dois GPs: GP do Canadá 2007 (por sair do box com a luz vermelha acesa) e GP do Brasil 2015 (por seu pneu traseiro ultrapassar a temperatura limite durante a prova).

Massa foi desclassificado em dois GPs: GP do Canadá 2007 (por sair do box com a luz vermelha acesa) e GP do Brasil 2015 (por seu pneu traseiro ultrapassar a temperatura limite durante a prova).

Foto de: XPB Images

A última vez que Massa liderou uma corrida foi na Inglaterra, em 2015. Foi por 19 voltas. Ao todo ele liderou 936 voltas na carreira.

A última vez que Massa liderou uma corrida foi na Inglaterra, em 2015. Foi por 19 voltas. Ao todo ele liderou 936 voltas na carreira.

Foto de: XPB Images

Mesmo com grande carreira na F1, Massa superou o companheiro de equipe ao final do ano apenas em 2005 (na Sauber, com Jacques Villeneuve), em 2008 (na Ferrari, com Kimi Raikkonen) e em 2017 (na Williams, com Lance Stroll).

Mesmo com grande carreira na F1, Massa superou o companheiro de equipe ao final do ano apenas em 2005 (na Sauber, com Jacques Villeneuve), em 2008 (na Ferrari, com Kimi Raikkonen) e em 2017 (na Williams, com Lance Stroll).

Foto de: Sutton Motorsport Images

20

PODCAST

Além da participação especial de Massa, o podcast também aborda a prévia do GP da Alemanha de Fórmula 1 neste fim de semana, a etapa de Santa Cruz do Sul da Stock Car que aconteceu no último domingo, além da IndyCar e NASCAR.

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Indy: Newgarden supera chuva e rivais em Iowa; Kanaan é 10º
Próximo artigo Indy: Nasr vai testar com a Arrow Schmidt Peterson em Mid-Ohio

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil