Pódio de Sainz encerra jejum de cinco anos da McLaren fora do top-3
Piloto espanhol se beneficiou de punição a Lewis Hamilton e conseguiu chegar no pódio do GP do Brasil de Fórmula 1
Terceiro lugar Kevin Magnussen, McLaren MP4-29 celebra no parc ferme
XPB Images
Depois de 100 corridas, Carlos Sainz finalmente conseguiu um pódio na Fórmula 1. O piloto espanhol foi beneficiado por punição ao britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, e conseguiu o primeiro pódio da McLaren após cinco anos.
Leia também:
O resultado no GP do Brasil também fez com que a McLaren garantisse a quarta posição entre os construtores, chamado posto de 'melhor do resto'. Companheiro de Sainz, o novato britânico Lando Norris terminou em oitavo e contribuiu para a festa em Interlagos (veja abaixo).
Sainz quebra jejum da McLaren
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Sainz quebra jejum da McLaren
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Sainz quebra jejum da McLaren
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Sainz chegou à frente de Raikkonen e Giovinazzi
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Sainz chegou à frente de Raikkonen e Giovinazzi
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
A última temporada na qual a tradicionalíssima equipe britânica de Woking tinha colocado um representante no top-3 tinha sido no longínquo ano de 2014, quando a escuderia garagista ainda contava com um campeão mundial entre seus competidores.
Trata-se de Jenson Button, campeão de 2009 com a Brawn. O piloto chegou em terceiro na abertura do campeonato de 2014, no GP da Austrália. Entretanto, o britânico não foi quem mais brilhou a bordo do MP4-29 (relembre abaixo todos os carros da McLaren) em Melbourne.
1966: McLaren-Ford M2B
Foto de: LAT Images
1967: McLaren-BRM M4B
Foto de: LAT Images
1967-1968: McLaren-BRM M5A
Foto de: LAT Images
1968-1970: McLaren-Ford M7A
Foto de: LAT Images
1969-1971: McLaren-Ford M7C
Foto de: LAT Images
1969: McLaren-Ford M9A
Foto de: LAT Images
1970: McLaren-Alfa-Romeo M7D
Foto de: LAT Images
1970: McLaren-Ford M14D
Foto de: LAT Images
1970-1971: McLaren-Ford M14A
Foto de: LAT Images
1972-1973: McLaren-Ford M19C
Foto de: LAT Images
1973-1978: McLaren-Ford M23
Foto de: LAT Images
1976-1979: McLaren-Ford M26
Foto de: LAT Images
1979: McLaren-Ford M28
Foto de: LAT Images
1979-1981: McLaren-Ford M29F
Foto de: LAT Images
1980: McLaren M30
Foto de: LAT Images
1981-1982: McLaren-Ford MP4/1
Foto de: LAT Images
1982: McLaren-Ford MP4/1B
Foto de: LAT Images
1983: McLaren-Porsche MP4/1E
Foto de: LAT Images
1984: McLaren-Porsche MP4/2
Foto de: LAT Images
1985: McLaren-Porsche MP4/2B
Foto de: LAT Images
1986: McLaren-Porsche MP4/2C
Foto de: LAT Images
1987: McLaren-Porsche MP4/3
Foto de: Sutton Motorsport Images
1988: McLaren-Honda MP4/4
Foto de: Sutton Motorsport Images
1989: McLaren-Honda MP4/5
Foto de: Sutton Motorsport Images
1990: McLaren-Honda MP4/5B
Foto de: LAT Images
1991: McLaren-Honda MP4/6
Foto de: Sutton Motorsport Images
1992: McLaren-Honda MP4/6B
Foto de: LAT Images
1992: McLaren MP4/7A
Foto de: Sutton Motorsport Images
1993: McLaren-Ford MP4/8
Foto de: Sutton Motorsport Images
1994: McLaren-Peugeot MP4/9
Foto de: Sutton Motorsport Images
1995: McLaren-Mercedes MP4/10
Foto de: LAT Images
1995: McLaren-Mercedes MP4/10B
Foto de: LAT Images
1995: McLaren-Mercedes MP4/10C
Foto de: LAT Images
1996: McLaren-Mercedes MP4/11
Foto de: LAT Images
1996: McLaren-Mercedes MP4/11B
Foto de: LAT Images
1997: McLaren-Mercedes MP4/12
Foto de: LAT Images
1998: McLaren-Mercedes MP4/13
Foto de: LAT Images
1999: McLaren-Mercedes MP4/14
Foto de: LAT Images
2000: McLaren-Mercedes MP4/15
Foto de: Sutton Motorsport Images
2001: McLaren-Mercedes MP4-16
Foto de: LAT Images
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17
Foto de: DaimlerChrysler
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17D
Foto de: Michael Kim
2004: McLaren-Mercedes MP4-19
Foto de: DaimlerChrysler
2005: McLaren-Mercedes MP4-20
Foto de: McLaren
2006: McLaren-Mercedes MP4-21
Foto de: Sutton Motorsport Images
2007: McLaren-Mercedes MP4-22
Foto de: Sutton Motorsport Images
2008: McLaren-Mercedes MP4-23
Foto de: Sutton Motorsport Images
2009: McLaren-Mercedes MP4-24
Foto de: Sutton Motorsport Images
2010: McLaren-Mercedes MP4-25
Foto de: Sutton Motorsport Images
2011: McLaren-Mercedes MP4-26
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2012: McLaren-Mercedes MP4-27
Foto de: Sutton Motorsport Images
2013: McLaren-Mercedes MP4-28
Foto de: Sutton Motorsport Images
2014: McLaren-Mercedes MP4-29
Foto de: Sutton Motorsport Images
2015: McLaren-Honda MP4-30
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: McLaren-Honda MP4-31
Foto de: McLaren
2017: McLaren-Honda MCL32
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2018: McLaren-Renault MCL33
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
2019: McLaren-Renault MCL34
Foto de: McLaren
Seu então companheiro, Kevin Magnussen, atualmente na Haas, chegou em segundo em Albert Park e completou o pódio duplo para o time. Detalhe: era a primeira corrida do piloto dinamarquês na categoria máxima do automobilismo mundial.
Outro aspecto importante da temporada 2014 para a McLaren é o fato de que foi o último ano da equipe com os motores Mercedes, que voltarão a equipar os monopostos de Woking a partir do campeonato de 2021. Relembre todos os carros da parceria McLaren-Mercedes:
1995: McLaren-Mercedes MP4/10
Foto de: LAT Images
Pilotos
Mika Häkkinen, Mark Blundell1995: McLaren-Mercedes MP4/10B
Foto de: LAT Images
Pilotos
Mika Häkkinen, Mark Blundell, Nigel Mansell, Jan Magnussen1995: McLaren-Mercedes MP4/10C
Foto de: LAT Images
Pilotos
Mika Häkkinen, Mark Blundell1996: McLaren-Mercedes MP4/11
Foto de: LAT Images
Pilotos
Mika Häkkinen, David Coulthard1996: McLaren-Mercedes MP4/11B
Foto de: LAT Images
Pilotos
Mika Häkkinen, David Coulthard1997: McLaren-Mercedes MP4/12
Foto de: LAT Images
Pilotos
Mika Häkkinen, David Coulthard1998: McLaren-Mercedes MP4/13
Foto de: LAT Images
Pilotos
Mika Häkkinen, David Coulthard1999: McLaren-Mercedes MP4/14
Foto de: LAT Images
Pilotos
Mika Häkkinen, David Coulthard2000: McLaren-Mercedes MP4/15
Foto de: Sutton Motorsport Images
Pilotos
Mika Häkkinen, David Coulthard2001: McLaren-Mercedes MP4-16
Foto de: LAT Images
Pilotos
Mika Häkkinen, David Coulthard2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17
Foto de: DaimlerChrysler
Pilotos
David Coulthard, Kimi Räikkönen2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17D
Foto de: Michael Kim
Pilotos
David Coulthard, Kimi Räikkönen2004: McLaren-Mercedes MP4-19
Foto de: DaimlerChrysler
Pilotos
David Coulthard, Kimi Räikkönen2005: McLaren-Mercedes MP4-20
Foto de: McLaren
Pilotos
Kimi Räikkönen, Juan Pablo Montoya2006: McLaren-Mercedes MP4-21
Foto de: Sutton Motorsport Images
Pilotos
Kimi Räikkönen, Juan Pablo Montoya, Pedro de la Rosa2007: McLaren-Mercedes MP4-22
Foto de: Sutton Motorsport Images
Pilotos
Lewis Hamilton, Fernando Alonso2008: McLaren-Mercedes MP4-23
Foto de: Sutton Motorsport Images
Pilotos
Lewis Hamilton, Heikki Kovalainen2009: McLaren-Mercedes MP4-24
Foto de: Sutton Motorsport Images
Pilotos
Lewis Hamilton, Heikki Kovalainen2010: McLaren-Mercedes MP4-25
Foto de: Sutton Motorsport Images
Pilotos
Lewis Hamilton, Jenson Button2011: McLaren-Mercedes MP4-26
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
Pilotos
Lewis Hamilton, Jenson Button2012: McLaren-Mercedes MP4-27
Foto de: Sutton Motorsport Images
Pilotos
Lewis Hamilton, Jenson Button2013: McLaren-Mercedes MP4-28
Foto de: Sutton Motorsport Images
Pilotos
Jenson Button, Sergio Pérez2014: McLaren-Mercedes MP4-29
Foto de: Sutton Motorsport Images
Pilotos
Jenson Button, Kevin MagnussenO retorno das unidades motrizes germânicas ao time britânico se dará em momento especial para a F1, já que a categoria estará implementando novos regulamentos. Por isso, as escuderias já se preparam para o futuro, com a McLaren esboçando seu carro de 2021. Veja:
McLaren 2021 F1
Foto de: McLaren
McLaren 2021 F1
Foto de: McLaren
McLaren 2021 F1
Foto de: McLaren
McLaren 2021 F1
Foto de: McLaren
Williams 2021
Foto de: Williams
Williams 2021
Foto de: Williams
Williams 2021
Foto de: Williams
Renault 2021
Foto de: Renault F1
Renault 2021
Foto de: Renault F1
Renault 2021
Foto de: Renault F1
F1 2021
Foto de: motosport.com
F1 2021
Foto de: motosport.com
F1 2021
Foto de: Formula 1
F1 2021
Foto de: Formula 1
F1 2021
Foto de: Formula 1
F1 2021
Foto de: Formula 1
F1 2021
Foto de: Formula 1
F1 2021
Foto de: Formula 1
F1 2021
Foto de: Formula 1
F1 2021
Foto de: Formula 1
F1 2021
Foto de: Formula 1
F1 2021
Foto de: Formula 1
F1 2021
Foto de: Formula 1
F1 2021
Foto de: Formula 1
F1 2021
Foto de: Formula 1
F1 2021
Foto de: Formula 1
F1 2021
Foto de: Formula 1
F1 2021
Foto de: Formula 1
F1 2021
Foto de: Formula 1
F1 2021
Foto de: Formula 1
F1 2021
Foto de: Formula 1
F1 2021
Foto de: Formula 1
F1 2021
Foto de: Formula 1
F1 2021
Foto de: Formula 1
F1 2021
Foto de: Formula 1
F1 2021
Foto de: Formula 1
F1 2021
Foto de: Formula 1
F1 2021
Foto de: Formula 1
F1 2021
Foto de: Giorgio Piola
F1 2021
Foto de: Scott Mitchell
Efeito solo
A principal mudança para 2021 é a reintrodução do efeito solo. O controverso sistema que 'gruda' os carros ao chão e beneficia ultrapassagens já foi banido da F1 por ser perigoso. No entanto, os entusiastas lembram que a competição era mais acirrada no período em que a tecnologia esteve presente. Relembre curiosidades sobre o efeito solo:
1970 - Chaparral 2J-Chevrolet
Foto de: LAT Images
1978 - Lotus
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
1978 - Lotus
Foto de: LAT Images
Colin Chapman: o criador, mas nem tanto
Foto de: Sutton Motorsport Images
1978 - Brabham BT46B Alfa Romeo
Foto de: LAT Images
1978 - Brabham BT46B
Foto de: Sutton Motorsport Images
1978 - Jody Scheckter, Ferrari 312T4
Foto de: LAT Images
1980 - Williams FW07B Ford Cosworth
Foto de: LAT Images
1980 - Nelson Piquet, Brabham BT49-Ford Cosworth
Foto de: LAT Images
1980 - Brabham BT49
Foto de: Sutton Motorsport Images
1980 - Nelson Piquet (Brabham) e Alan Jones (Williams)
Foto de: Jean-Philippe Legrand
1981 - Nelson Piquet, Brabham BT49C
Foto de: LAT Images
1981 - Nelson Piquet, Brabham
Foto de: Sutton Motorsport Images
1982 - Keke Rosberg, Williams FW08
Foto de: Sutton Motorsport Images
1982 - Keke Rosberg, Williams
Foto de: Williams F1
1982 - Excesso de acidentes pôs fim ao efeito solo
Foto de: LAT Images
1982 - Excesso de acidentes pôs fim ao efeito solo
Foto de: LAT Images
2021 - O retorno do efeito solo
Foto de: Giorgio Piola
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
"Muito triste": Massa dedica vitória na Stock a Márcio Fonseca, que foi assessor do piloto e morreu neste sábado, aos 68
Sette Câmara deixa 'porta aberta' para saída da ERT após erro da equipe que causou desclassificação no eP de SP de F-E
F1: Massa atualiza relação com Ecclestone após processar Bernie
ANÁLISE: Ferrari mais ‘corajosa’ em Melbourne abre caminho para briga mais acirrada no Japão
F1: Sainz revela que temia não conseguir correr no GP da Austrália
F1 - Sainz celebra vitória após cirurgia e 'tira onda' com Verstappen: "Já ganhou muito"
F1: Norris e chefe da McLaren 'trocam farpas' por estratégia do GP da Austrália
Fundo Soberano do Bahrein conclui compra da McLaren
F1: Zak Brown assina novo contrato para permanecer como CEO da McLaren até 2030
Últimas notícias
F1: Vasseur revela mudança que deixou SF-24 mais consistente
F1: Russell diz se será favorecido ou não 'contra' novo companheiro após saída de Hamilton da Mercedes em 2025
Bandsports é a casa das corridas da plataforma TCR na televisão brasileira
F1: Liberty Media se aproxima de acordo para compra da Dorna Sports, dona da MotoGP
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments