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Por que os rádios não substituíram os pitboards durante uma corrida de F1?

Atualmente, as equipes usam mais a comunicação direta com o piloto, mas isso não significa que a escolha 'rudimentar' tenha sido deixada de lado

Pit board for Lando Norris, McLaren MCL36

A Fórmula 1 é frequentemente usada para testes de tecnologia, por isso, seria o 'auge' do automobilismo, com túneis de vento, processos complexos, como a dinâmica de fluidos computacional, usados para criar asas complexas e sensores nos carros que capturam terabytes de dados durante um fim de semana de corrida. Por que, então, as equipes ainda dependem de pitboards rudimentares para compartilhar informações vitais com seus pilotos?

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O pitwall é um centro de atividades durante um fim de semana, com engenheiros, estrategistas e membros sêniores da equipe à disposição para fazer todos os tipos de chamadas durante uma corrida. É também onde a equipe tem uma linha direta de comunicação com seus pilotos por meio de rádios embutidos em seus capacetes, mas essa não é a única maneira de o pitwall se comunicar com seus pilotos.

Através de fendas na cerca entre o pitlane e a pista, as equipes penduram placas para mostrar informações aos seus pilotos enquanto eles passam a velocidades superiores a 200km/h. Os painéis são compostos por uma moldura simples na qual letras e números podem ser encaixados para compartilhar dados rápidos com os pilotos.  

Esses quadros simples permitem que as equipes atualizem seus pilotos sobre sua posição na corrida, a diferença para um carro atrás ou, o que é mais importante, o tempo que eles precisam recuperar para alcançar o carro da frente. 

Mas com a prevalência de rádios no esporte e com os oficiais de corrida podendo até mesmo compartilhar mensagens diretamente nas telas embutidas nos volantes em alguns casos, por que esse meio de comunicação bastante rudimentar ainda existe?

Bem, como disse recentemente uma postagem no blog da Red Bull: "Porque os pitboards não quebram". 

The Ferrari crew hang out the pit boards for their drivers Prost and Mansell

A equipe da Ferrari pendura as placas dos boxes para seus pilotos Prost e Mansell

Foto de: Motorsport Images

Embora as falhas de rádio sejam raras na F1 atual, houve uma época em que todos os tipos de problemas podiam afetar as transmissões das equipes. Os times começaram a usar rádios na década de 1980 e, nos primeiros anos, o sistema de Ayrton Senna chegou a ser interrompido por uma equipe de catering no local.

Em seguida, no GP da Austrália de 1998, houve mais problemas com o rádio quando Mika Hakkinen entrou nos boxes e perdeu a liderança da corrida, e a McLaren mais tarde culpou um problema de rádio pelo incidente.  

Os problemas com os rádios das equipes são muito menos comuns atualmente, mas ainda acontecem. Em 2021, Kimi Raikkonen teve uma discussão feroz com seu engenheiro quando seu rádio parou de funcionar e, no GP do Canadá de 2022, Max Verstappen perdeu o uso de seu rádio e não conseguiu responder às chamadas de sua equipe.  

É por esse motivo que os pitboards ainda são usados, pois permitem que as equipes e os pilotos se comuniquem mesmo quando não podem falar diretamente uns com os outros.

Os dados que podem ser compartilhados por meio desses simples quadros de texto não se equiparam ao tipo de informação que alguns pilotos recebem durante um GP, mas pelo menos mantêm os competidores informados sobre sua posição em relação à concorrência.

Se um rádio estiver inoperante, os painéis também podem informar ao piloto quando ele deve trocar os pneus, se tem uma penalidade a cumprir ou até mesmo algo simples, como o número de voltas restantes em uma corrida.

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