Análise

Por que Raikkonen é a real referência da Ferrari em 2018

Sebastian Vettel venceu duas das três primeiras corridas da temporada da Fórmula 1, mas seu companheiro de equipe Kimi Raikkonen é o verdadeiro ponto de referência da força da Ferrari no início de 2018

Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H

Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H

Glenn Dunbar / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Ferrari SF71H, Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H, Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W09, Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09., Max Verstappen, Red Bull Racing RB14 Tag Heuer, Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14 Tag Heuer, and the rest of the field at the start of the race
Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H and Valtteri Bottas, Mercedes-AMG F1 W09 EQ Power+ battle
Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H, Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09
Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H
Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H
Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H, arrives on the grid
Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H
Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H
Kimi Raikkonen, Ferrari on the grid
Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H

Como tetracampeão mundial Sebastian Vettel é mais jovem e tem uma forma consideravelmente melhor, não é surpresa ver Vettel ser um oportunista nos dias ruins da Mercedes e o ponto de referência nos bons momentos da Ferrari.

No entanto, a ascensão de Raikkonen do distante número dois para o pioneirismo consistente no início deste ano está muito mais em desacordo com sua história recente.

O finlandês tem sido competitivo desde o início de cada final de semana de GP deste ano está mais perto de Vettel em todas as medidas.

O déficit de Raikkonen para Vettel nas três primeiras corridas é 0s073 - comparado a 0s391 nas mesmas três corridas do ano passado e 0s276 ao longo de toda a temporada.

Raikkonen esteve mais competitivo em uma volta desde o último terço de 2016, quando Vettel parecia cada vez mais cansado, já que o esperado desafio da Ferrari não se concretizou.

A complacência do carro parece ser o catalisador. Raikkonen muitas vezes mostrou uma incapacidade de se adaptar a um carro que não combina com seu estilo.

Ele parece imediatamente confortável com a Ferrari SF71H, que manteve a consistência do seu antecessor e está dando aos seus pilotos uma boa sensação e um front end estável em diferentes condições.

Raikkonen claramente não chegou ao topo com a Ferrari 2017 tão rapidamente quanto Vettel, mas sua forma melhorou ao longo da temporada: Os refinamentos da Ferrari significam que Raikkonen está mais rápido nos primeiros blocos este ano.

Fatores fora de seu controle - o safety car na Austrália, um pitstop fracassado no Bahrein e a péssima estratégia da Ferrari na China - custaram a ele os resultados que sua forma mereceu, mas também há algo faltando nele.

Foi frustrante ver Raikkonen não conseguir concretizar sua forte forma de treinar no Bahrein e na China, e ele deve assumir pelo menos alguma culpa por ter sido superado por Vettel nos classificatórios.

Então, depois de um bom começo, ele foi indiscutivelmente muito tímido desafiando Vettel na curva 1 da China.

Há pouca dúvida de que Raikkonen parece um operador muito mais convincente, mas ele precisa se casar com seu conforto recém-descoberto com uma vantagem refinada para terminar sua busca pela primeira vitória em seu segundo período com a Ferrari.

Com este carro, porém, Raikkonen já parece um ativo maior para sua equipe e para a F1 do que tem sido há algum tempo.

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior McLaren relembra episódio que iniciou inimizade Senna/Prost
Próximo artigo Haas: McLaren e Renault estão com sorte no começo de 2018

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil