Últimas notícias

Presidente da FIA: comparar F1 e F-E é “perda de tempo”

O presidente da FIA, Jean Todt, afirmou que não é realista pensar em um futuro totalmente elétrico para a F1 em médio prazo e disse que considera “perda de tempo” comparar a categoria com a Fórmula E.

Nelson Piquet Jr., Jaguar Racing, Daniel Abt, Audi Sport ABT Schaeffler

Nelson Piquet Jr., Jaguar Racing, Daniel Abt, Audi Sport ABT Schaeffler

Sam Bloxham / Motorsport Images

Recentemente, o diretor técnico da F1, Ross Brawn, disse que não havia obstáculos caso a F1 sentisse a necessidade de virar totalmente elétrica, mesmo que o presidente da Fórmula E, Alejandro Agag, tenha argumentado que sua categoria teria de dar autorização para esse passo.

Todt, por sua vez, afirmou que F1 e Fórmula E são dois universos “completamente diferentes”.

“Seria sem sentido dizer que o futuro da F1 será elétrico. Isso não vai acontecer simplesmente porque não dá”, disse Todt.

“Estamos falando de duas categorias completamente diferentes. A Fórmula E não tem a performance da F1. No momento, um dos motivos pelos quais a Fórmula E corre em cidades é porque não geraria interesse ter a Fórmula E em um circuito como Monza, por exemplo. Estamos falando de duas categorias diferentes.”

“É completamente enganoso comparar a Fórmula E com a F1. A F1 é uma categoria muito bem estabelecida, e continuo dizendo que, para mim, a Fórmula E é o bebê da FIA. Então, ainda há muito o que aprender.”

Apesar de avaliar que a Fórmula E ainda está em fase de consolidação, Todt considera que a categoria está cumprindo bem com o papel que lhe havia sido proposto.

“Ela está crescendo muito bem. Começamos há quatro anos e precisávamos de dois carros para fazer uma corrida de 45 minutos. No fim deste ano, na primeira corrida em Riade, na Arábia Saudita, uma mulher terá a permissão para guiar e faremos a corrida com um só carro.”

“Isso mostra como o automobilismo pode ser um laboratório – não só um show, mas um laboratório. Mas perder tempo comparando as duas categorias é entediante.”

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Ecclestone: “Trump é a melhor coisa que aconteceu ao mundo”
Próximo artigo Michelin diz que poderia “recriar guerra de pneus” na F1

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil