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Prost descarta retorno de motores V10 ou V8 à F1

Consultor da Renault afirma que tal mudança não seria condizente às estratégias mercadológicas das fabricantes para o futuro

Alain Prost, Renault Sport F1 Team Special Advisor

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team RS17
Robert Kubica, Renault Sport F1 Team RS17
Nicolas Prost, Renault e.Dams
Robert Kubica, Renault Sport F1 Team RS17
Alain Prost talks with Nicolas Prost, Renault e.Dams
Jolyon Palmer, Renault Sport F1 Team RS17
Alain Prost, Renault e.Dams
Jolyon Palmer, Renault Sport F1 Team RS17, Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team RS17
Jolyon Palmer, Renault Sport F1 Team RS17

Atual consultor da Renault no automobilismo, o tetracampeão mundial Alain Prost descartou a possibilidade de a F1 voltar a usar motores aspirados mais tradicionais na próxima mudança de regulamento técnico da categoria, em 2021.

De acordo com o francês, tal alteração nas especificações não seria condizente às estratégias mercadológicas das fabricantes atualmente envolvidas com o Mundial.

Assim, segundo Prost, a volta dos antigos V8 ou V10 não deverá acontecer – em vez disso, a maior probabilidade é de que haja uma adaptação no atual regulamento híbrido.

“Pela forma que elas [as fabricantes] estão pensando, não há construtoras que gostariam de voltar aos motores normais aspirados. Elas gostariam de ter motores que não são tão complicados como os que temos hoje, mas ainda assim mantendo a eletricidade envolvida de uma forma diferente, talvez a usando em coisas diferentes”, disse o ex-piloto, em entrevista ao site Crash.net.

Prost, que também está envolvido na Fórmula E com a equipe e.dams, acredita que as duas categorias podem coexistir de forma saudável. “A F1 é o topo a tecnologia. Talvez ela poderia mudar seu regulamento às vezes e usar uma diferente tecnologia”, disse.

“Se uma montadora quer fazer diferentes carros de rua, por que ela não estaria na F1 e na Fórmula E ao mesmo tempo? Isso faz sentido. Estamos aprendendo muito. É bom para todos. Quando você está em uma empresa global, você tem formas diferentes de fazer marketing e vender produtos. Você precisa estar em todas as coisas. É um mundo em que as coisas se movem muito. Se você estiver em áreas diferentes, melhor”, completou. 

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