Conteúdo especial

Quem larga na frente se pilotos tiverem punições iguais?

Se dois pilotos tiverem as mesmas posições para o grid de largada, existe um critério que estabelece quem sai na frente

Grid

Grid

Sutton Motorsport Images

Já é um clássico da era turbo híbrida. Os poucos motores que possuem o equipamento para uma temporada, a complexidade e a falta de confiabilidade (especialmente no caso da Honda e Renault) muitas vezes fazem, à medida que a temporada avança, com que os pilotos tenham que cumprir penalidades no gid de largada das corridas, por causa de trocas de motor ou parte dele.

O caso de Alonso

O piloto da McLaren foi punido em 35 posições para o grid do GP da Itália. Mas ele não está sozinho. Por ter trocado o MGU-H do motor Renault da Toro Rosso, Carlos Sainz perdeu dez postos; Max Verstappen 15 e Ricciardo, que inicialmente tinha 20, teve a caixa de câmbio de seu carro trocada e a penalidade subiu para 25 posições.

Mas e se Ricciardo classificar primeiro (com 25 posições de penalidade) e seu companheiro de equipe Verstappen for o 10º (com 15 posições), quem estaria na frente do outro? Ou se fossem 2º e 11º respectivamente ou 3º e 12º.

A FIA explicou rapidamente em uma declaração:

"Os comissários querem esclarecer que a ordem em que serão aplicadas as penalidades para o grid inicial será a ordem pela qual os carros deixam o pitlane pela primeira vez no TL1".

No momento em que o carro sai do pitlane no primeiro treino livre de um GP, considera-se que já começou a disputar o evento e que, portanto, as penalidades devem ser aplicadas. Não é o momento em que a FIA notifica as mudanças que decidem a ordem das penalidades.

Durante a primeira sessão livre de sexta-feira em Monza, Daniel Ricciardo foi visto na primeira posição à espera, com a luz ainda vermelha, para iniciar a sessão. "Eu acordei às cinco da manhã, estava ansioso para colocar o carro na pista e, basicamente, eu esperei no final da fila até o semáforo ficar verde".

"Não, sério, queria ser o primeiro por outros motivos, acho que são razões bem conhecidas de todos, sim, é devido à aplicação de sanções". Então, se alguém tivesse a mesma pena que eu, ele viria atrás de mim. Vou na frente".

Assim, no caso de um "empate" para o GP da Itália a ordem seria a seguinte:

1º Daniel Ricciardo
2º Carlos Sainz
3º Fernando Alonso
4º Max Verstappen

No entanto, dada a desigualdade entre Red Bull, McLaren e Toro Rosso, e a diversidade de penalidades para os quatro piloto, parece improvável que haja um empate. Em todo caso, para este GP e os seguintes, a dúvida já está esclarecida.

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Massa lidera último treino atrapalhado por forte chuva
Próximo artigo Após bater, Grosjean critica FIA por autorizar Q1 em Monza

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil