Relato do treino livre

Raikkonen lidera TL3 em novo domínio da Ferrari na Malásia

Finlandês comanda dobradinha vermelha, enquanto que Mercedes busca alternativas e é novamente discreta; Massa fecha em oitavo

Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H

Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H

Sutton Motorsport Images

A Ferrari voltou a dominar as ações no terceiro e último treino livre para o GP da Malásia, no circuito de Sepang. Kimi Raikkonen foi o mais veloz no início das atividades de sábado, logo à frente de Sebastian Vettel, enquanto que a Mercedes teve novamente uma sessão discreta.

Raikkonen registrou o melhor tempo do treino, 1min31s880, no início da segunda metade da sessão. O finlandês superou Vettel poucos segundos após o alemão assumir a ponta do treino. Com 1min31s880, o tempo, porém, ainda ficou distante do melhor obtido na sexta-feira, na casa de 1min31s2.

Além disso, a Ferrari viveu um momento de preocupação nos instantes finais, quando Vettel, aparentando problemas mecânicos, precisou andar em baixa velocidade, em segunda marcha, até conseguir levar seu carro novamente aos boxes.

Depois de uma sexta-feira repleta de dificuldades, a Mercedes voltou a se apresentar de forma apagada. Valtteri Bottas e Lewis Hamilton se dividiram nos ajustes e utilizaram configurações diferentes – as novas peças ficaram com o finlandês, enquanto que o inglês usou o pacote antigo.

Contudo, o resultado não foi muito diferente. Bottas fechou em quarto lugar, 0s4 atrás de Vettel e imediatamente à frente de Hamilton. Os dois ainda ficaram atrás de Daniel Ricciardo, mais bem classificado com a Red Bull.

Max Verstappen fechou o top 6 após protagonizar um lance bizarro nos intantes finais, quando foi atingido por Jolyon Palmer na última curva do circuito. O inglês vinha em volta rápida e colidiu com sua asa dianteira na roda traseira do holandês, que, assim, sofreu um furo de pneu.

Felipe Massa mostrou rendimento competitivo com a Williams, terminando o treino em oitavo, dividindo as duas Force India. Já Pierre Gasly, estreante do fim de semana, foi 16º, logo atrás de Carlos Sainz.

Classificação - treino livre 3:

ClaPilotoChassisMotorVoltasTempoGapIntervalokm/h
1 7 finland  Kimi Raikkonen  Ferrari Ferrari 19 1'31.880     217.183
2 5 germany  Sebastian Vettel  Ferrari Ferrari 14 1'32.042 0.162 0.162 216.801
3 3 australia  Daniel Ricciardo  Red Bull TAG 16 1'32.091 0.211 0.049 216.685
4 77 finland  Valtteri Bottas  Mercedes Mercedes 24 1'32.329 0.449 0.238 216.127
5 44 united_kingdom  Lewis Hamilton  Mercedes Mercedes 20 1'32.539 0.659 0.210 215.636
6 33 netherlands  Max Verstappen  Red Bull TAG 17 1'32.579 0.699 0.040 215.543
7 11 mexico  Sergio Perez  Force India Mercedes 20 1'33.209 1.329 0.630 214.086
8 19 brazil  Felipe Massa  Williams Mercedes 20 1'33.240 1.360 0.031 214.015
9 31 france  Esteban Ocon  Force India Mercedes 21 1'33.290 1.410 0.050 213.900
10 2 belgium  Stoffel Vandoorne  McLaren Honda 16 1'33.321 1.441 0.031 213.829
11 14 spain  Fernando Alonso  McLaren Honda 17 1'33.530 1.650 0.209 213.351
12 18 canada  Lance Stroll  Williams Mercedes 21 1'33.538 1.658 0.008 213.333
13 20 denmark  Kevin Magnussen  Haas Ferrari 10 1'33.787 1.907 0.249 212.767
14 27 germany  Nico Hulkenberg  Renault Renault 14 1'33.871 1.991 0.084 212.576
15 55 spain  Carlos Sainz Jr.  Toro Rosso Renault 22 1'33.924 2.044 0.053 212.456
16 10 france  Pierre Gasly  Toro Rosso Renault 24 1'34.206 2.326 0.282 211.820
17 30 united_kingdom  Jolyon Palmer  Renault Renault 12 1'34.475 2.595 0.269 211.217
18 8 france  Romain Grosjean  Haas Ferrari 19 1'34.914 3.034 0.439 210.240
19 9 sweden  Marcus Ericsson  Sauber Ferrari 19 1'34.936 3.056 0.022 210.192
20 94 germany  Pascal Wehrlein  Sauber Ferrari 19 1'35.045 3.165 0.109 209.951

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Leclerc quer evitar ano de espera no Japão e ir direto à F1
Próximo artigo Ferrari troca motor de Vettel após problema em Sepang

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil