Fórmula 1
25 jul
-
28 jul
Evento encerrado
01 ago
-
04 ago
Evento encerrado
29 ago
-
01 set
Evento encerrado
05 set
-
08 set
Evento encerrado
19 set
-
22 set
Evento encerrado
26 set
-
29 set
Próximo evento em
2 dias
10 out
-
13 out
Próximo evento em
16 dias
24 out
-
27 out
Próximo evento em
30 dias
31 out
-
03 nov
Próximo evento em
37 dias
14 nov
-
17 nov
R
GP de Abu Dhabi
28 nov
-
01 dez
Próximo evento em
65 dias

RAIO-X: A saga das ordens de equipe da Ferrari a Leclerc em sua curta história na escuderia

compartilhar
comentários
RAIO-X: A saga das ordens de equipe da Ferrari a Leclerc em sua curta história na escuderia
16 de abr de 2019 18:18

Após três corridas e a crença de que pode tirar Sebastian Vettel da zona de conforto, relembre o que o jovem monegasco teve que fazer - ou ouvir – até agora

Um dos principais personagens da temporada de 2019 da F1 é, sem dúvida, Charles Leclerc. O novo piloto da Ferrari tem tirado o sono daqueles que se acostumaram com o período em que Kimi Raikkonen era o companheiro de Sebastian Vettel, em que algumas situações comuns no atual campeonato eram facilmente evitadas.

Promessas antes do começo do mundial, ordens nas três corridas até agora, sendo uma "desobediência" entre elas, deram o tom até agora.

Leia também:

Confira a saga de Leclerc na galeria abaixo, no contraste entre desempenho, ordens de equipe e contradições da cúpula da escuderia italiana.

Galeria
Lista

No início do ano, um dos ex-pilotos da Ferrari, Rubens Barrichello já fazia o alerta: "Estar na Ferrari traz uma enorme pressão e ele terá a pressão de correr contra um multicampeão, então ele terá um ano bastante desafiador."

No início do ano, um dos ex-pilotos da Ferrari, Rubens Barrichello já fazia o alerta: "Estar na Ferrari traz uma enorme pressão e ele terá a pressão de correr contra um multicampeão, então ele terá um ano bastante desafiador."
1/18

Foto de: Zak Mauger / LAT Images

E Kimi Raikkonen avisou: "Leclerc terá sucesso se evitar “confusão” da Ferrari"

E Kimi Raikkonen avisou: "Leclerc terá sucesso se evitar “confusão” da Ferrari"
2/18

Foto de: Steven Tee / LAT Images

Durante o lançamento do novo carro da Ferrari, Mattia Binotto deu a dica: “Sebastian tem pouco a provar e ele permanece como nosso guia. Charles ainda precisa aprender, mas sabemos quão talentoso ele é. De qualquer forma, espero ter esse problema de ter dois dos nossos pilotos brigando pela ponta.”

Durante o lançamento do novo carro da Ferrari, Mattia Binotto deu a dica: “Sebastian tem pouco a provar e ele permanece como nosso guia. Charles ainda precisa aprender, mas sabemos quão talentoso ele é. De qualquer forma, espero ter esse problema de ter dois dos nossos pilotos brigando pela ponta.”
3/18

Foto de: Mark Sutton / Sutton Images

E ainda antes do início do campeonato, o próprio Leclerc imaginava uma boa briga: “Se Mattia tiver esse problema de gerenciar dois pilotos rápidos, é um bom sinal para mim."

E ainda antes do início do campeonato, o próprio Leclerc imaginava uma boa briga: “Se Mattia tiver esse problema de gerenciar dois pilotos rápidos, é um bom sinal para mim."
4/18

Foto de: Jerry Andre / Sutton Images

Mas, Mattia Binotto dava o sinal verde para a briga na pista em uma declaração que seria lembrada após o GP da Austrália: "Obviamente os dois vão estar livres para brigar na pista. Não vamos pedir a Charles andar mais devagar, ou Sebastian ir mais rápido"

Mas, Mattia Binotto dava o sinal verde para a briga na pista em uma declaração que seria lembrada após o GP da Austrália: "Obviamente os dois vão estar livres para brigar na pista. Não vamos pedir a Charles andar mais devagar, ou Sebastian ir mais rápido"
5/18

Foto de: Simon Galloway / Sutton Images

No GP da Austrália veio a primeira ordem pelo rádio, quando Leclerc se aproximava de Vettel: Charles: "Devo ficar atrás de Sebastian? Sim ou não?" Equipe: "Sim e recuar para ter alguma margem" Charles: "Ok"

No GP da Austrália veio a primeira ordem pelo rádio, quando Leclerc se aproximava de Vettel: Charles: "Devo ficar atrás de Sebastian? Sim ou não?" Equipe: "Sim e recuar para ter alguma margem" Charles: "Ok"
6/18

Foto de: Mark Sutton / Sutton Images

A explicação veio: "não havia razão para correr o risco de perder o quarto lugar [da prova]"

A explicação veio: "não havia razão para correr o risco de perder o quarto lugar [da prova]"
7/18

Foto de: Andy Hone / LAT Images

No Bahrein, Leclerc "desobedeceu" a ordem da Ferrari em se manter atrás de Vettel por duas voltas, coisa que ele não fez, manobrando no giro seguinte.

No Bahrein, Leclerc "desobedeceu" a ordem da Ferrari em se manter atrás de Vettel por duas voltas, coisa que ele não fez, manobrando no giro seguinte.
8/18

Foto de: Simon Galloway / Sutton Images

"Achei que tive uma resposta, dizendo para mim 'OK, fique assim por duas voltas', mas na volta seguinte eu tive a oportunidade de ir para cima, então eu fui e foi uma manobra bem-sucedida", explicou.

"Achei que tive uma resposta, dizendo para mim 'OK, fique assim por duas voltas', mas na volta seguinte eu tive a oportunidade de ir para cima, então eu fui e foi uma manobra bem-sucedida", explicou.
9/18

Foto de: Jerry Andre / Sutton Images

Na China, milésimo GP da história da F1, o diálogo entre Leclerc e equipe teve grande destaque, com a dupla da Mercedes ganhando terreno na primeira e segunda colocações.

Na China, milésimo GP da história da F1, o diálogo entre Leclerc e equipe teve grande destaque, com a dupla da Mercedes ganhando terreno na primeira e segunda colocações.
10/18

Foto de: Joe Portlock / LAT Images

O piloto monegasco ficou à frente do alemão e logo foi instruído a acelerar mais para que uma nova ordem não fosse dada. "Precisamos ir mais rápidos, senão vamos deixar Sebastian passar. Leclerc: OK, vamos ver em duas voltas."

O piloto monegasco ficou à frente do alemão e logo foi instruído a acelerar mais para que uma nova ordem não fosse dada. "Precisamos ir mais rápidos, senão vamos deixar Sebastian passar. Leclerc: OK, vamos ver em duas voltas."
11/18

Foto de: Mark Sutton / Sutton Images

Na volta seguinte veio a ordem: "Deixe Sebastian passar, deixe Sebastian passar", disse a Ferrari a Leclerc. E ele respondeu "Mas estou me afastando!"

Na volta seguinte veio a ordem: "Deixe Sebastian passar, deixe Sebastian passar", disse a Ferrari a Leclerc. E ele respondeu "Mas estou me afastando!"
12/18

Foto de: Zak Mauger / LAT Images

A resposta do outro lado era: "Nós fazemos nosso trabalho, mantenha-se focado, fazemos nosso trabalho."

A resposta do outro lado era: "Nós fazemos nosso trabalho, mantenha-se focado, fazemos nosso trabalho."
13/18

Foto de: Mark Sutton / Sutton Images

Após a troca, Leclerc ainda estava próximo a Vettel, o que o fez indagar sua situação: "Estou perdendo muito tempo. Só para você saber. E a equipe respondeu: Estamos discutindo isso.

Após a troca, Leclerc ainda estava próximo a Vettel, o que o fez indagar sua situação: "Estou perdendo muito tempo. Só para você saber. E a equipe respondeu: Estamos discutindo isso.
14/18

Foto de: Mark Sutton / Sutton Images

As estratégias de Vettel e Leclerc acabaram diferentes, fazendo com que o piloto do carro #16 também perdesse a quarta colocação para Max Verstappen.

As estratégias de Vettel e Leclerc acabaram diferentes, fazendo com que o piloto do carro #16 também perdesse a quarta colocação para Max Verstappen.
15/18

Foto de: Glenn Dunbar / LAT Images

Após a corrida, Leclerc preferiu ser político: "Tenho que ver os dados e falar com os engenheiros para entender o que aconteceu. Eu não quero comentar estupidamente antes disso. Eles fizeram um bom trabalho em se aproximar da Mercedes, acho que esse era o objetivo."

Após a corrida, Leclerc preferiu ser político: "Tenho que ver os dados e falar com os engenheiros para entender o que aconteceu. Eu não quero comentar estupidamente antes disso. Eles fizeram um bom trabalho em se aproximar da Mercedes, acho que esse era o objetivo."
16/18

Foto de: Jerry Andre / Sutton Images

Mattia Binotto explicou depois: "Eu entendo o sentimento de Charles, é uma pena para ele. Mas naquela fase da corrida as Mercedes estavam um pouco mais rápidas, acho que simplesmente tentamos dar a Sebastian uma chance e ver se poderíamos ter igualado o ritmo deles, que era fundamental.”

Mattia Binotto explicou depois: "Eu entendo o sentimento de Charles, é uma pena para ele. Mas naquela fase da corrida as Mercedes estavam um pouco mais rápidas, acho que simplesmente tentamos dar a Sebastian uma chance e ver se poderíamos ter igualado o ritmo deles, que era fundamental.”
17/18

Foto de: Zak Mauger / LAT Images

O GP do Azerbaijão - que em sua pequena história dentro da F1 tem mostrado corridas agitadas - será o próximo capítulo da saga entre Leclerc e a Ferrari.

O GP do Azerbaijão - que em sua pequena história dentro da F1 tem mostrado corridas agitadas - será o próximo capítulo da saga entre Leclerc e a Ferrari.
18/18

Foto de: Sutton Motorsport Images

 

Próximo artigo
Mercedes não repetirá em 2019 domínio da Williams em 1992, diz Ross Brawn

Artigo anterior

Mercedes não repetirá em 2019 domínio da Williams em 1992, diz Ross Brawn

Próximo artigo

Vettel se irrita com “jornalismo ruim” após ordem de equipe da Ferrari

Vettel se irrita com “jornalismo ruim” após ordem de equipe da Ferrari
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1