Red Bull defende parada de Verstappen no fim: "Não tínhamos garantia de que ele cruzaria a linha de chegada"

Christian Horner afirmou que o pneu duro retirado do carro de Verstappen já tinha cortes

Max Verstappen, Red Bull Racing, exits his car in parc ferme

Max Verstappen, Red Bull Racing, exits his car in parc ferme

Andy Hone / Motorsport Images

Max Verstappen viu o segundo lugar no GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1 cair em seu colo após o problema de Valtteri Bottas com o pneu. E o holandês até poderia ter vencido, se a Red Bull não tivesse mandado ele entrar nos boxes na penúltima volta para trocar de pneus. Mas a equipe defende a decisão tomada.

Com a vantagem que tinha sobre Charles Leclerc, em terceiro, Verstappen parou para colocar pneus macios, evitando ter problemas iguais aos de Bottas e para buscar o ponto extra da volta mais rápida.

Leia também:

Isso deu a Lewis Hamilton uma vantagem de mais de 30 segundos, que foi crucial para que o britânico mantesse a vitória apesar de um furo em seu pneu dianteiro esquerdo no meio da última volta.

Hamilton segurou o carro até o último metro e cruzou a linha de chegada com 5s8 de vantagem para Verstappen, com a parada sendo vista como o fator que lhe custou a vitória.

Mas Christian Horner, chefe da Red Bull, afirmou que não havia garantias de que Verstappen não sofreria do mesmo problema da dupla da Mercedes, revelando que o pneu duro tirado do carro do holandês tinha "vários cortes".

"Ficamos muito preocupados com o furo de Valtteri, porque Max havia nos informado de vibrações no carro", disse Horner. "Optamos por fazer a parada, e o pneu retirado do carro tinha vários cortes. Então não era garantido que ele conseguiria cruzar a linha de chegada".

"Apesar de parecer que perdemos com a sorte que Lewis teve no final, se tivéssemos ficado na pista, não tinha como garantir que ele não passaria pelo mesmo. Acho que precisamos agradecer pelo fato de termos aproveitado o problema de Bottas, mas sentimos um pouco de azar".

"A sorte está com Lewis no momento, por isso que não vencemos. Mas, parabéns a eles. Tiveram um carro dominante hoje.

O GP da Grã-Bretanha de 2013 também foi marcado por falhas nos pneus, com Hamilton perdendo a vitória devido a um problema no pneu traseiro. A construção dos pneus da época foi vista como a causa dos problemas.

Vários pilotos sofreram com bolhas nos pneus duros no final da corrida, o que Horner disse que torna a borracha "vulnerável".

"Vocês puderam ver os pneus formando bolhas e acho que assim que eles ficam expostos, qualquer tipo de detrito na pista pode furar o pneu facilmente. Assim que você tem esse problema, eles ficam vulneráveis".

"E, obviamente, tivemos alguns incidentes hoje. Talvez tenha sido por causa dos detritos na pista, e há três ou quatro carros que sofreram no final. Pelo menos conseguimos segundo lugar e a volta mais rápida. É triste perder a vitória, mas acho que já havíamos aceitado isso antes da corrida".

PÓDIO: Hamilton vence com três rodas em GP da Grã-Bretanha maluco

PODCAST: Bastidores do futuro do GP do Brasil e os ambientes de F1 favoritos de Reginaldo Leme

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Pirelli lança "investigação completa" após falha dos pneus em Silverstone
Próximo artigo Racing Point ainda não tem data para retorno de Pérez: "Não sabemos se a quarentena é de sete ou dez dias"

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil