Últimas notícias

Red Bull encontrou uma forma de revigorar Newey, diz Marko

Conselheiro da Red Bull na F1 e no automobilismo, Helmut Marko afirmou que a equipe encontrou uma maneira de revigorar Adrian Newey e sua motivação pela F1, o que se deve parcialmente à mudança do time para os motores Honda.

Adrian Newey, Red Bull Racing

Adrian Newey, Red Bull Racing

Jerry Andre / Motorsport Images

Newey ocupa posição de diretor técnico da Red Bull, mas sua responsabilidade direta na F1 foi reduzida nos últimos anos, já que ele se envolveu diretamente com outros projetos – como a America’s Cup e o hipercarro Valkyrie, da Aston Martin, antes de se envolver novamente na F1 após a Red Bull ter um início complicado em 2017.

Marko afirmou que a mudança da equipe para os motores Honda ajudaram a manter Newey afiado, além de lhe dar a liberdade para escolher como ele se envolverá no projeto no dia a dia.

“Newey não quer mais ter um trabalho diário normal. Ele está trabalhando para nós recebendo de acordo com os dias que trabalha”, explicou Marko.

“Ele estava muito fascinado e interessado no projeto do Valkyrie. Você sempre precisa arrumar novas tarefas para ele. Se Newey souber que você não tem chance com o motor, então não teremos o mesmo Newey como agora.”

“Ele esteve no Centro de Desenvolvimento da Honda em Sakura [no Japão, em dezembro].”

Marko explicou que “ter um Newey motivado é um dos grandes trunfos” da Red Bull, que espera lutar pelo título pela primeira vez desde que sua sequência de conquistas foi encerrada em 2013.

“Encontramos uma forma de preencher suas necessidades pessoais”, disse Marko. “Isso traz valor à equipe.”

Newey está em seu último ano de contrato com a Red Bull. Ele anteriormente chegou a ser sondado pela Ferrari, sendo que rumores na época do GP de Mônaco do ano passado indicaram que a Renault estava de olho em atraí-lo – algo que a própria fabricante francesa posteriormente descartou.

Marko explicou que a Red Bull “conseguiu até agora evitar todas as sondagens” a Newey.

“Newey é um fator crucial. Com as novas regras aerodinâmicas, estávamos completamente distantes. Em Barcelona, tivemos um carro competitivo novamente.”

“Este é Newey. Ele vê que algo não está correto, mesmo na fase de projeto, sem ter todos os dados técnicos.”

“Ele pode te dizer: ‘isso não vai funcionar’. Ele não tem um computador, e você vê isso no escritório que ele tem em sua casa. Ele tem só uma grande prancheta.”

“Uma outra pessoa traduz o que ele faz à linguagem de computador para que outros possam entender. Mas 95% das coisas que ele faz estão corretas.”

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior GALERIA: Os carros de mais sucesso na história da F1
Próximo artigo Ferrari planeja andar com novo carro antes de 1º teste

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil