Red Bull Honda se diz surpresa por ser a primeira a superar a Mercedes
Ritmo durante GP da Áustria foi muito forte e vitória não foi "obra do acaso"
Max Verstappen, Red Bull Racing RB15, leads Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10
Andrew Hone / Motorsport Images
A vitória de Max Verstappen no GP da Áustria, na casa da Red Bull e em frente aos executivos da Honda, foi um triunfo conquistado na hora certa, já que o staff da empresa japonesa estava na Europa para discutir a continuidade de seu projeto na Fórmula 1. Após a conquista do último fim de semana, tanto a equipe quanto a montadora se disseram surpresas por serem as primeiras a vencer em 2019 sem ser a Mercedes.
Leia também:
Ao longo dessa temporada, a Red Bull Honda havia chegado ao pódio em apenas duas das oito etapas, sendo terceira com Verstappen na Austrália e na Espanha. O desempenho levou o diretor da empresa na Fórmula 1, Masashi Yamamoto, a dizer que 2019 estava sendo “uma temporada mais difícil do que nós imaginávamos”.
“Esperávamos um começo melhor”, disse Yamamoto ao Motorsport.com na França, uma semana antes da vitória de Verstappen. “A Mercedes melhorou e eles não têm nenhuma fraqueza. Um bom chassi, bom motor, bons pilotos, boa gestão: quase perfeitos”.
“Nós realmente não esperávamos essa grande evolução por parte da Mercedes. Isso foi um pouco diferente das nossas expectativas”.
No entanto a Mercedes não foi bem na Áustria por conta de problemas com a refrigeração do motor, um erro no projeto do carro. Ao invés da Ferrari, quem se aproveitou da oportunidade foi a Red Bull Honda, conseguindo a primeira vitória na temporada, até então dominada pelas flechas de prata.
Perguntado se ficou surpreso por vencerem antes da Ferrari o chefe da Red Bull, Christian Horner, disse: “Se você me dissesse isso algumas corridas atrás, com certeza”.
“Max foi o último cara (não Mercedes) a vencer uma corrida, a do México no ano passado, e ele é o primeiro cara a bater os alemães neste ano, o que é uma conquista fenomenal”.
Horner adicionou: “Depois da França, se você me perguntasse se nós daríamos a volta por cima e venceríamos na Áustria, eu teria dito que um pódio era mais provável. Teria ficado agradecido com esse resultado”.
O progresso da Honda nesta temporada, incluindo uma segunda atualização do motor na França, diminuiu a diferença para os propulsores Mercedes e Ferrari, permitindo que a Red Bull desafiasse as duas por um lugar no pódio, esporadicamente.
O diretor técnico da Honda na F1, Toyoharu Tanabe, disse que não esperava por um resultado assim neste momento do campeonato.
“Nas corridas anteriores nós vimos carros muito fortes da Mercedes”, disse Tanabe. “As vezes nós competimos com a Ferrari, mas na Áustria nós mostramos a performance mais forte. Eu estou um pouco surpreso”.
Relembre a trajetória da Honda na Fórmula 1
A fabricante japonesa, que foi do céu ao inferno na F1, venceu pela primeira vez desde que voltou à categoria e parece ter encontrado o caminho para a glória. Em galeria exclusiva, o Motorsport.com conta a história da marca na elite do automobilismo mundial. Confira abaixo:
1964 A estréia da Honda na F1
Foto de: David Phipps
1965 - O primeiro Triunfo
Foto de: LAT Images
1966 - resultados pouco expressivos
Foto de: LAT Images
1967 - Segunda vitória
Foto de: David Phipps
1968 - Bons resultados antes da saída
Foto de: LAT Images
Jo Schlesser, Honda RA301
Foto de: LAT Images
1983 - O retorno
Foto de: Sutton Motorsport Images
1983 - Parceria com a Williams
Foto de: LAT Images
1984 - O início de uma era
Foto de: Williams F1
1984 - O início de uma era
Foto de: Williams F1
1985 - A chegada de Mansell
Foto de: LAT Images
1986 - O título de Construtores
Foto de: LAT Images
1987 - O Tri de Nelson Piquet
Foto de: LAT Images
1987 - Título e discórdia
Foto de: Sutton Motorsport Images
1987 - Lotus, Honda e Senna
Foto de: LAT Images
1988 - Piquet e Senna trocam de volante
Foto de: LAT Images
1988 - Terceiro título da Honda
Foto de: Sutton Motorsport Images
1989 - Japoneses vencer a quarta seguida
Foto de: LAT Images
1990 - Pentacampeonato da Honda
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
1991 - Hexa da Honda e tri de Senna
Foto de: LAT Images
1992 - A Honda anuncia a saída da F1
Foto de: LAT Images
2000 - Retorno ao lado da BAR
Foto de: BAR
2001 - O primeiro Pódio da BAR Honda
Foto de: British American Racing
2001 - Honda equipa a Jordan
Foto de: Jordan Grand Prix
2002 - Mais decepções
Foto de: British American Racing
2002 - Último ano com a Jordan
Foto de: Honda GP
2003 - Chegada de Button e mais decepções
Foto de: LAT Images
2004 - O ano dos pódios
Foto de: LAT Images
2004 - Pódio de Takuma Sato nos EUA
Foto de: LAT Images
2005 - Nova decepção
Foto de: XPB Images
2006 - Honda assume com grandes ambições
Foto de: XPB Images
2006 - Início com pole
Foto de: XPB Images
2006 - Vitória Histórica
Foto de: Sutton Motorsport Images
2006 - Primeira e última
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
2006 - Super Aguri Honda
Foto de: XPB Images
2007 - O início do fim
Foto de: Gareth Bumstead
2007 - Super Aguri
Foto de: LAT Images
2008 - Falência da Super Aguri liga sinal de alerta
Foto de: XPB Images
2008 - Honda também deixa F1
Foto de: XPB Images
2008 - Último pódio com carro próprio
Foto de: XPB Images
2009 - O sucesso que não foi
Foto de: XPB Images
2009 - O sucesso que não foi
Foto de: XPB Images
2015 - O terceiro retorno
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016 - Os fracassos se acumulam
Foto de: McLaren
2017 - Fim do amor
Foto de: LAT Images
2018 - Novos ares, resultados promissores
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
2019 - O laboratório
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
2019 - A redenção
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
2019 - Lavando a alma com champagne.
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Honda Racing
Foto de: XPB Images
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
Chefe da Honda na F1 compara Verstappen a Senna: "Impressionante"
Ferrari: "Fizemos sacrifícios para equipes menores ganharem mais dinheiro"
Honda: Atingir metas foi crucial para ganhar confiança da Red Bull
F1: Calmaria na Red Bull? Jornais apontam momento sólido de Horner na equipe austríaca
F1: Abandono na Austrália impede Verstappen de se aproximar de recorde de Hamilton
ANÁLISE: Entenda problema de Verstappen que o tirou do GP da Austrália de F1
Análise técnica: a solução da Ferrari que ajudou a 'derrubar: a Red Bull na Austrália
F1: Horner não descarta Sainz na Red Bull em 2025
F1: Ricciardo teria recebido ultimato de Helmut Marko; entenda
Últimas notícias
Briatore revela cirurgia para retirada de tumor cardíaco
Lola e Yamaha se unem em projeto para Fórmula E em 2025
Fórmula 1, música e sorvete: Leclerc investe em nova atividade extra-pista
Vettel ainda não tem certeza sobre possível retorno às corridas; confira
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments