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Red Bull vai pedir esclarecimentos à FIA sobre Sistema de Direção de Eixo Duplo da Mercedes

A Red Bull, que planejava um protesto formal na Austrália, vai pedir explicações à FIA sobre o sistema da Mercedes

New livery on the car of Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11 EQ Performance, in the garage

New livery on the car of Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11 EQ Performance, in the garage

Steve Etherington / Motorsport Images

Na pré-temporada, a Mercedes chamou a atenção do mundo da Fórmula 1 ao testar um inovador sistema de direção, chamado de Sistema de Direção de Eixo Duplo (DED), que permite a Lewis Hamilton e Valtteri Bottas ajustarem o ângulo dos pneus dianteiros com o volante. Apesar da FIA ter declarado o sistema legal, a estreia oficial do DED no GP da Áustria levantou novamente a polêmica.

Na Austrália, a Red Bull estava planejando fazer um protesto oficial contra a Mercedes caso a equipe utilizasse o sistema, mas, com o cancelamento da prova, a situação ficou em segundo plano até aqui.

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O chefe da Red Bull, Christian Horner, disse ao Motorsport.com que ainda existiam pontos de interrogação sobre o sistema da Mercedes no novo início da temporada.

Durante o primeiro treino livre para o GP da Áustria na sexta, o DED foi utilizado, com a transmissão mostrando com detalhes como que ele pode ser usado pelos pilotos. Ainda com o cronômetro rolando, Horner revelou à Sky Sports F1 que ele iria pedir esclarecimentos à FIA sobre o sistema.

"Vamos ter que esperar para ver se ele está encaixado nos carros", disse Horner. "Obviamente é um sistema complicado e inteligente. Vamos buscar alguns esclarecimentos da FIA e começar a levantar perguntas sobre isso".

O DED é permitido segundo o regulamento de 2020, mas já foi banido para a próxima temporada, mesmo com a manutenção dos carros para 2021.

Mas uma interrogação que ainda deve ficar é como que o DED se encaixa no regulamento de parque fechado da F1, que limita o que as equipes podem mudar na configuração dos carros após o início da classificação.

As equipes podem buscar um protesto alegando que o ajuste do ângulo dos pneus dianteiros através do movimento do volante represente uma quebra no regulamento.

O diretor de corridas da FIA, Michael Masi disse na pré-temporada que pedidos das equipes seriam resolvidos na base de "um por vez", e que não seriam focado exclusivamente na possibilidade do DED burlar o regulamento esportivo.

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