Últimas notícias

Red Bull: Verstappen se tornou “claramente” melhor que Ricciardo

Consultor do time acredita que evolução apresentada em 2018 fez com que holandês chegasse a nível diferente

Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14 leads Max Verstappen, Red Bull Racing RB14

Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14 leads Max Verstappen, Red Bull Racing RB14

Manuel Goria / Motorsport Images

O progresso de Max Verstappen o fez ultrapassar seu ex-companheiro de equipe na Fórmula 1, Daniel Ricciardo, tanto em qualificação quanto em corrida de acordo com o consultor de automobilismo da Red Bull, Helmut Marko.

Verstappen e Ricciardo andaram de maneira igual em seu tempo juntos na Red Bull, desde o início de 2016 até o final do ano passado, embora Verstappen tenha desfrutado de uma campanha melhor em 2018 no geral.

Ele igualou Ricciardo, que se mudou para a Renault em 2019, com duas vitórias, mas conseguiu mais nove pódios. Marko acredita que Verstappen se estabeleceu como um piloto "claramente" melhor.

"Há dados específicos", disse Marko ao Motorsport.com. “Em classificação a diferença para Ricciardo é maior. Na corrida ele também é um pouco mais rápido”.

“O estranho é que Max às vezes escorrega mais que Ricciardo, mas ainda consegue manter os pneus bons. Isso se desenvolveu. Quando ele chegou aqui, ainda não era assim”.

“Em 2017 Ricciardo recuou um pouco, mas reconheceu isso e depois trabalhou intensamente com seu físico e em outras coisas em si mesmo. Então ele chegou perto de Verstappen novamente. Mas na segunda metade da temporada de 2018, Verstappen claramente se afastou."

Marko disse que a Red Bull "lamenta" a saída de Ricciardo por conta da forma como ele impulsionou Verstappen e como ambos trabalharam juntos. No entanto, ele acredita que Verstappen provou em 2018 que ele se tornou um piloto mais forte.

Verstappen terminou a temporada em quarto lugar no campeonato, à frente de Valtteri Bottas, da Mercedes, mas ficaria em terceiro lugar, à frente de Kimi Raikkonen, da Ferrari, não fosse por seu incidente polêmico no GP do Brasil com Esteban Ocon.

Os melhores resultados de Verstappen na F1 vieram após incidentes com Lewis Hamilton, Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo no começo deste ano.

“Os problemas básicos eram uma certa falta de controle e impaciência”, disse Marko sobre Verstappen.

“O ponto é que Verstappen é rápido o suficiente. Ele não precisa provar constantemente que é o mais rápido. Ele não precisa disso. Ele já tem uma imagem que em disputas é melhor não mexer com ele."

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Perez: Projeto da Racing Point me convenceu mais do que McLaren
Próximo artigo F1 diz que criou simulador próprio para testar formação de grids

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil