Últimas notícias

Renault “lamenta, mas nem tanto” o fim da parceria com Red Bull

Cyril Abiteboul acredita que fabricante terá maior controle da comunicação e da narrativa após fim da parceria

Cyril Abiteboul, Managing Director, Renault Sport F1 Team and Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing, in the paddock

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

A Renault afirmou que “lamenta, mas nem tanto” o fim da parceria com a Red Bull depois de uma relação tumultuada nos últimos anos com a fabricante.

Apesar de a parceria Red Bull-Renault ter rendido quatro títulos mundiais entre 2010 e 2013, os anos mais recentes foram marcados por tensões e críticas da equipe a respeito da falta de performance e confiabilidade da fabricante.

A Red Bull usará os motores Honda em 2019, o que deixa a Renault somente com sua equipe própria e a McLaren. Porém, a fabricante francesa está longe de estar infeliz.

O diretor esportivo da Renault, Cyril Abiteboul, disse que as críticas públicas da Red Bull são algo do qual não sentirá falta.

“Uma das razões pelas quais lamentamos, mas nem tanto o fim da parceria com a Red Bull é simplesmente porque a Red Bull controlava nossa comunicação, e aí tínhamos de reagir”, disse Abiteboul ao Motorsport.com.

“Não era uma situação igual, porque a Red Bull tem muito mais poder do que nós do ponto de vista da comunicação. Estávamos constantemente em desvantagem, e, em muitas ocasiões, era uma comunicação que casava com o propósito deles. E estamos em um mundo em que o ruído e a comunicação se torna uma realidade.”

“Vamos ser claros: a nossa situação de motores ainda não está onde devia, mas não é tão ruim assim. Talvez parece quando visto de fora, e posso dizer que será muito melhor no próximo ano.”

Por mais que a Renault tenha se beneficiado da referência da performance da Red Bull para progredir seu próprio carro, Abiteboul acredita que a perda não é mais um problema tão grande.

“Houve alguns pontos positivos na relação com a Red Bull. E, francamente, se a história fosse escrita de novo, eu não mudaria uma palavra.”

“Acho que foi ótimo ter a Red Bull nos últimos três anos, que foram anos de início de trabalho em nossa equipe oficial, porque aquela equipe era capaz de mostrar o que o motor podia fazer, tanto para o bem como para o mal.”

“Aquilo claramente evitou uma situação como a da McLaren, em que a McLaren infelizmente esteve em uma ilusão, e quando essa ilusão parou, machuca. Não estamos iludidos. Não estamos sonhando.”

“Sabemos exatamente onde estamos com o chassi e o motor. Mas acho que agora somos maduros o suficiente para entender nossas forças e fraqueza para poder perder a Red Bull e focar em controlar nossa comunicação, controlar nossa imagem, controlar nossos investimentos e nossa estratégia de desenvolvimento.”

“Estamos em controle, e estar em controle é uma das razões pela quais quisemos voltar a ser uma equipe de fábrica.”

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP se reaproxima do número de espectadores da F1
Próximo artigo TOP 50: Os carros mais ousados da história da F1

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil