Últimas notícias

F1: Renault planeja mudanças substanciais para o carro de 2020

O chefe do time francês disse que trará algumas atualizações depois das férias da F1, mas foco é no próximo modelo

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19

Glenn Dunbar / Motorsport Images

O chefe de equipe da Renault, Cyril Abiteboul, disse que o time está preparando atualizações substanciais, focando no desenvolvimento do carro da próxima temporada da Fórmula 1. A equipe tem estado frequentemente na briga para ser 'a melhor do resto', mas também teve fins de semana muito ruins, como na Áustria, onde não teve bom ritmo.

Experiências com diferentes configurações em Silverstone, onde Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg tomaram caminhos distintos desde o começo do fim de semana, ajudaram o time a esclarecer em que áreas é preciso desenvolver o modelo deste ano, o RS19 (relembre todos os carros da Renault na história da F1 em galeria especial no fim desta matéria).

Leia também:

“Está muito claro onde estamos competitivos e também está claro onde não estamos”, disse Abiteboul ao Motorsport.com. “É por isso que nós precisamos trazer soluções. Não são apenas soluções, são mudanças grandes e necessárias no carro. Nós entendemos os problemas, eles são visíveis e claros.

"Mas resolver essa situação vai demorar algum tempo. Se nós quisermos realmente atenuar os problemas, vamos precisar fazer mudanças substanciais. Por enquanto, vamos ter dificuldades em certos tipos de curvas. Nós passamos por isso na Áustria, onde fomos apenas passageiros”.

Abiteboul disse que o GP da Grã-Bretanha ajudou a confirmar que o carro é forte na maioria das áreas, exceto nas curvas de média. “Nós acreditamos que a situação está clara. Nosso carro pode ser extremamente decente em várias condições, pode andar bem nas retas e pode ser forte em curvas de baixa velocidade. Em uma pista como Silversone, nós fomos quase os mais rápidos de todos no primeiro setor no treino classificatório, e de forma recorrente. Isso nos diz algo”.

“Nós fomos 'ok' no setor três e na curva 16. Então, em retas, curvas de baixa e curvas de alta, somos razoavelmente bons. O problema realmente está nas curvas de média velocidade, particularmente as que são longas ou demoradas. É nesta situação que as características e o equilíbrio do carro estão nos matando”.

“Temos boas e más notícias. A notícia ruim é que esta fraqueza pode nos custar bastante tempo de volta em certas pistas, como na Áustria. A boa é que temos um problema muito bem identificado e compreendido, e é uma questão de tempo para resolvermos isso”.

“Claramente, a fábrica de Enstone e o grupo de aerodinâmica está responsável por encontrar algumas soluções, tanto em curto quanto em longo prazo, porque não será possível resolvermos tudo no curto prazo. Precisamos ser honestos. Mas não quer dizer que não teremos nenhuma melhora em breve”.

Abiteboul admitiu que é improvável que a Renault tenha alguma melhora significativa antes das férias de verão, e que o foco do restante da temporada será tirar lições para 2020. “Atualizações estão chegando, mas não teremos nada incrível antes das férias. Eu prefiro ter algumas mudanças substanciais quando for possível, e ter também um plano de longo prazo".

GALERIA: Todos os carros da Renault na Fórmula 1

1977: Renault RS01

1977: Renault RS01

Foto de: Sutton Motorsport Images

Piloto: Jean-Pierre Jabouille
1978: Renault RS01

1978: Renault RS01

Foto de: LAT Images

Piloto: Jean-Pierre Jaboullie
1979: Renault RS10

1979: Renault RS10

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jabouille
1980: Renault RE20

1980: Renault RE20

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jaboullie
1981: Renault RE30

1981: Renault RE30

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost
1982: Renault RE30

1982: Renault RE30

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost
1983: Renault RE40

1983: Renault RE40

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Cheever, Alain Prost
1984: Renault RE50

1984: Renault RE50

Foto de: Jean-Philippe Legrand

Pilotos: Philippe Streiff, Patrick Tambay, Derek Warwick
1985: Renault RE60

1985: Renault RE60

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Francois Hesnault, Patrick Tambay, Derek Warwick
2002: Renault R202

2002: Renault R202

Foto de: Renault F1

Pilotos: Jenson Button, Jarno Trulli
2003: Renault R23

2003: Renault R23

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli
2004: Renault R24

2004: Renault R24

Foto de: LAT Images

Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli, Jacques Villeneuve
2005: Renault R25

2005: Renault R25

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella
2006: Renault R26

2006: Renault R26

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella
2007: Renault R27

2007: Renault R27

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Giancarlo Fisichella, Heikki Kovalainen
2008: Renault R28

2008: Renault R28

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Nelson Piquet Jr.
2009: Renault R29

2009: Renault R29

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Nelson Piquet Jr., Romain Grosjean
2016: Renault R.S.16

2016: Renault R.S.16

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Kevin Magnussen, Jolyon Palmer
2017: Renault R.S.17

2017: Renault R.S.17

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Nico Hülkenberg, Jolyon Palmer, Carlos Sainz Jr.
2018: Renault R.S.18

2018: Renault R.S.18

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Pilotos: Nico Hülkenberg, Carlos Sainz Jr.
2019: Renault R.S.19

2019: Renault R.S.19

Foto de: Renault Sport

Pilotos: Nico Hülkenberg, Daniel Ricciardo
21

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Dez anos após acidente na Hungria, Massa nega piora na pilotagem
Próximo artigo Chefe da Haas sobre efetivação de Fittipaldi: "O problema é ele não ter superlicença"

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil