F1: Renault planeja mudanças substanciais para o carro de 2020

O chefe do time francês disse que trará algumas atualizações depois das férias da F1, mas foco é no próximo modelo

F1: Renault planeja mudanças substanciais para o carro de 2020

O chefe de equipe da Renault, Cyril Abiteboul, disse que o time está preparando atualizações substanciais, focando no desenvolvimento do carro da próxima temporada da Fórmula 1. A equipe tem estado frequentemente na briga para ser 'a melhor do resto', mas também teve fins de semana muito ruins, como na Áustria, onde não teve bom ritmo.

Experiências com diferentes configurações em Silverstone, onde Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg tomaram caminhos distintos desde o começo do fim de semana, ajudaram o time a esclarecer em que áreas é preciso desenvolver o modelo deste ano, o RS19 (relembre todos os carros da Renault na história da F1 em galeria especial no fim desta matéria).

Leia também:

“Está muito claro onde estamos competitivos e também está claro onde não estamos”, disse Abiteboul ao Motorsport.com. “É por isso que nós precisamos trazer soluções. Não são apenas soluções, são mudanças grandes e necessárias no carro. Nós entendemos os problemas, eles são visíveis e claros.

"Mas resolver essa situação vai demorar algum tempo. Se nós quisermos realmente atenuar os problemas, vamos precisar fazer mudanças substanciais. Por enquanto, vamos ter dificuldades em certos tipos de curvas. Nós passamos por isso na Áustria, onde fomos apenas passageiros”.

Abiteboul disse que o GP da Grã-Bretanha ajudou a confirmar que o carro é forte na maioria das áreas, exceto nas curvas de média. “Nós acreditamos que a situação está clara. Nosso carro pode ser extremamente decente em várias condições, pode andar bem nas retas e pode ser forte em curvas de baixa velocidade. Em uma pista como Silversone, nós fomos quase os mais rápidos de todos no primeiro setor no treino classificatório, e de forma recorrente. Isso nos diz algo”.

“Nós fomos 'ok' no setor três e na curva 16. Então, em retas, curvas de baixa e curvas de alta, somos razoavelmente bons. O problema realmente está nas curvas de média velocidade, particularmente as que são longas ou demoradas. É nesta situação que as características e o equilíbrio do carro estão nos matando”.

“Temos boas e más notícias. A notícia ruim é que esta fraqueza pode nos custar bastante tempo de volta em certas pistas, como na Áustria. A boa é que temos um problema muito bem identificado e compreendido, e é uma questão de tempo para resolvermos isso”.

“Claramente, a fábrica de Enstone e o grupo de aerodinâmica está responsável por encontrar algumas soluções, tanto em curto quanto em longo prazo, porque não será possível resolvermos tudo no curto prazo. Precisamos ser honestos. Mas não quer dizer que não teremos nenhuma melhora em breve”.

Abiteboul admitiu que é improvável que a Renault tenha alguma melhora significativa antes das férias de verão, e que o foco do restante da temporada será tirar lições para 2020. “Atualizações estão chegando, mas não teremos nada incrível antes das férias. Eu prefiro ter algumas mudanças substanciais quando for possível, e ter também um plano de longo prazo".

GALERIA: Todos os carros da Renault na Fórmula 1

1977: Renault RS01
1977: Renault RS01
1/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Piloto: Jean-Pierre Jabouille
1978: Renault RS01
1978: Renault RS01
2/21

Foto de: LAT Images

Piloto: Jean-Pierre Jaboullie
1979: Renault RS10
1979: Renault RS10
3/21

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jabouille
1980: Renault RE20
1980: Renault RE20
4/21

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jaboullie
1981: Renault RE30
1981: Renault RE30
5/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost
1982: Renault RE30
1982: Renault RE30
6/21

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost
1983: Renault RE40
1983: Renault RE40
7/21

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Cheever, Alain Prost
1984: Renault RE50
1984: Renault RE50
8/21

Foto de: Jean-Philippe Legrand

Pilotos: Philippe Streiff, Patrick Tambay, Derek Warwick
1985: Renault RE60
1985: Renault RE60
9/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Francois Hesnault, Patrick Tambay, Derek Warwick
2002: Renault R202
2002: Renault R202
10/21

Foto de: Renault F1

Pilotos: Jenson Button, Jarno Trulli
2003: Renault R23
2003: Renault R23
11/21

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli
2004: Renault R24
2004: Renault R24
12/21

Foto de: LAT Images

Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli, Jacques Villeneuve
2005: Renault R25
2005: Renault R25
13/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella
2006: Renault R26
2006: Renault R26
14/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella
2007: Renault R27
2007: Renault R27
15/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Giancarlo Fisichella, Heikki Kovalainen
2008: Renault R28
2008: Renault R28
16/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Nelson Piquet Jr.
2009: Renault R29
2009: Renault R29
17/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Nelson Piquet Jr., Romain Grosjean
2016: Renault R.S.16
2016: Renault R.S.16
18/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Kevin Magnussen, Jolyon Palmer
2017: Renault R.S.17
2017: Renault R.S.17
19/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Nico Hülkenberg, Jolyon Palmer, Carlos Sainz Jr.
2018: Renault R.S.18
2018: Renault R.S.18
20/21

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Pilotos: Nico Hülkenberg, Carlos Sainz Jr.
2019: Renault R.S.19
2019: Renault R.S.19
21/21

Foto de: Renault Sport

Pilotos: Nico Hülkenberg, Daniel Ricciardo
compartilhar
comentários
Dez anos após acidente na Hungria, Massa nega piora na pilotagem
Artigo anterior

Dez anos após acidente na Hungria, Massa nega piora na pilotagem

Próximo artigo

Chefe da Haas sobre efetivação de Fittipaldi: "O problema é ele não ter superlicença"

Chefe da Haas sobre efetivação de Fittipaldi: "O problema é ele não ter superlicença"
Carregar comentários